Hoje em dia, os consumidores estão muito mais exigentes em geral.
Na área da saúde, isso não é diferente.
A internet facilita a obtenção de informações por parte dos pacientes, o que contribui para que os eles estejam mais interessados em seus problemas e questionem mais quem os atendem. Além disso, a facilidade em encontrar profissionais e informações sobre ele faz com que a exigência por um atendimento de qualidade também aumente.
Profissionais que suprem as expectativas do paciente e que oferecem um bom atendimento em seus consultórios são frequentemente recomendados.
Construir uma boa reputação é sem dúvida um grande aliado na busca por novos pacientes.
Este é um aspecto importante à ser observado da relação médico e paciente.
Por este motivo, oferecemos algumas dicas para que você possa cada vez mais superar os anseios e necessidades de seus pacientes, através do entendimento dos principais fatores que os pacientes esperam de um profissional de saúde, o que os faz voltar sempre ao seu consultório e, o mais importante, recomendar o seu atendimento:
Conhecimento, boa comunicação e segurança
A principal exigência dos pacientes hoje em dia é obter um atendimento de qualidade por um profissional competente e qualificado.
Apesar disso, ter apenas conhecimento não é o suficiente nesse caso, é preciso saber transmiti-lo ao paciente e mostrar que está seguro do que fala.
Lembre-se que em muitos casos ele pode não entender os termos médicos e é preciso “traduzir” algumas coisas, dando alguns exemplos práticos. Procure ter estilos de comunicação diferentes, baseando-se principalmente no nível sociocultural do paciente para escolher o mais apropriado.
Quando o paciente questionar, esteja disposto a explicar, de maneira simples, utilizando exemplos, analogias, desenhos e imagens.
Mesmo que ele seja da área da saúde ou um profundo conhecedor do assunto, essa transparência e humildade é muito importante para manter o vínculo com a outra parte e fazê-la ter confiança no seu trabalho.
Atenção e relacionamento
Muitas das pessoas que procuram um atendimento médico já podem estar fragilizadas, seja fisicamente ou psicologicamente, devido a sua condição de saúde. Sendo assim é muito importante demonstrar cortesia e atenção durante o atendimento.
Tente entender quais os sentimentos, motivações e expectativas da pessoa que está sentada em sua frente. Alguns pacientes são mais desconfiados, outros mais emotivos e outros já vão descrentes do atendimento por experiências passadas ruins. Seja sempre atencioso, dedicado e demonstre amor pela sua profissão.
“Perder” alguns minutos de conversa com o paciente é uma forma de ambos saírem ganhando.
Grande parte das pessoas indica um médico pela maneira com que foram recebidas pelo profissional de saúde, colocando o relacionamento pessoal até mesmo a frente do diagnóstico e do tratamento indicado.
Tecnologia e equipamentos de ponta
A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, faz parte da vida moderna e facilita um bocado nossas tarefas.
É natural que ao chegar em um consultório, se espere equipamentos e tecnologias de última geração, que auxiliem no diagnóstico ou tratamento.
Em muitos casos, explicar como eles funcionam também é fundamental para que o paciente fique mais confortável. Isso tudo irá agregar ainda mais valor aos seus serviços, contribuindo para aumentar sua credibilidade profissional.
Atendimento otimizado
Agora que você já sabe que o paciente espera do seu atendimento, você pode utilizar alguns recursos adicionais para otimizar o tempo da consulta e torná-la mais dinâmica e produtiva, tanto para você quanto para o paciente.
Se você aliar todos os pontos abordados acima com um atendimento rápido e eficiente, isso com certeza será um ponto a mais para fazer com que o paciente saia satisfeito.
Por fim, se você ainda tem alguma dúvida, sugestão ou comentário, fique à vontade para escrevê-los abaixo!