Última atualização em 06/07/2021 por Maria Beatriz Oliveira
Mesmo muito tempo depois do primeiro estudo científico sobre os perigos e danos à saúde do consumo de tabaco ser publicado, em Janeiro de 1964 – 50 anos atrás – pelo Dr. Luther L. Terry e de mais de 7 mil artigos hoje disponíveis na literatura biomédica relacionados ao fumo e suas consequências, mais 1 bilhão de pessoas no mundo todo fumam. Só nos Estados Unidos, 45 milhões dos adultos fumam, mais de 8 milhões tem problemas sérios de saúde causados pelo consumo de tabaco e 438 mil morrem prematuramente todo ano em resultado do hábito de fumar, segundo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
No Brasil, o número de fumantes é de cerca de 24,6 milhões de pessoas, cerca de 17,2% da população do país, segundo o IBGE
Os problemas relacionados ao tabagismo já são mais do que conhecidos pela comunidade médica e sociedade em geral. Segundo o Comitê Geral em Tabagismo e Saúde norte americano, o consumo de cigarro é:
– Um dos maiores responsáveis pelo Câncer de Pulmão e Laringe em homens;
– Um dos prováveis responsáveis pelo Câncer de Pulmão em mulheres;
– A causa mais importante da Bronquite Crônica.
Resolver este problema é um desafio constante de muitos profissionais de saúde e, inclusive, de políticas públicas voltadas à saúde e no campo da tecnologia aplicada, hoje já existem muitos aplicativos que buscam ajudar o fumante a deixar o vício. no entanto, até hoje nenhum chegou a abordar o tema de forma tão séria, inovadora e eficiente quanto o SmartQuit.
Desenvolvido pela empresa americana 2Morrow, o aplicativo oferece ao paciente uma ferramenta baseada no comportamento humano e na Acceptance and Commitment Therapy (ACT) – ou Terapia de Aceitação e Compromisso – para o tratamento do vício e hábitos tabagistas.
Como o aplicativo funciona?
O aplicativo funciona de forma muito simples. Primeiro, o fumante cria um plano pessoal para parar de fumar, o qual respondendo algumas perguntas ele fica atento a cada impulso que sente para acender um cigarro.
A partir de então, a cada vez que o paciente registra um impulso, começa a aprender novos modos de pensar a respeito desses impulsos para que possa assim identificá-los e entendê-los, sem a necessidade de fumar, através de exercícios mentais.
O aplicativo ainda conta com uma página de *coaching, *que ajuda na motivação do paciente com dicas para sucesso do tratamento e histórias de ex fumantes, por exemplo.
A ciência por trás do App e seu potencial
Sob a assessoria do Phd em Psicologia Clínica, Dr. Jonathan Bricker, o aplicativo foi desenvolvido com base nos estudos do Dr. de aplicação da teoria behaviorista, ou comportamentalista, em usuários de tabaco. A efetividade do app foi comprovada em uma pesquisa aleatória com cerca de 1.000 fumantes que mostrou que aqueles que o utilizaram tinham 16 vezes mais chances de largar o vício do que os que utilizavam métodos tradicionais.
Você pode acessar a pesquisa o relatório completo, publicado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center clicando aqui e o artigo do teste aleatório que comprovou a eficácia do método clicando aqui.
Apesar da comprovação, Jonathan planeja realizar outros estudos e testes para comprovar os efeitos da utilização de um aplicativo móvel na mudança de comportamento humano. Recentemente, a empresa foi escolhida pelo Washington Life Sciences Discovery Fund Grant para continuar as pesquisas em modelos reais de distribuição global e o Instituto Nacional de Câncer norte americano ofereceu uma bolsa no valor de** 3,1 milhões de dólares** ao Dr. Bricker para prosseguir com a evolução do projeto.
“Estamos falando de 200 milhões de downloads nos próximos três anos de aplicativos com a função de mudar um determinado comportamento, seja ele parar de fumar, de beber ou mesmo perder peso” diz Jonathan.
E a ideia não se limita apenas ao tabagismo, a empresa também conta com outros projetos focados na redução de peso e de motivação pessoal, também oferecidos pela 2Morrow.
O SmartQuit está disponível para Android, Windows Phone e iOS.
Antes de ir, cadastre-se na nossa newsletter e receba dias exclusivas de Saúde e Tecnologia: