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Como lidar com pacientes preocupados com a COVID-19?

Como lidar com pacientes preocupados com a COVID-19?

Os pacientes preocupados com a COVID-19 podem ser difíceis de lidar, principalmente, quando você não pode atendê-los presencialmente. Porém, existem práticas extremamente úteis que podem ajudá-los nesse momento.

Os profissionais de saúde estão sempre buscando novas formas de ajudar seus pacientes e melhorar a qualidade de vida deles. 

Em um cenário de crise provocado pela COVID-19, esse cuidado se torna ainda mais essencial. Afinal, mais do que nunca os pacientes precisam do cuidado médico.

Segundo o relatório The Burden of Mental Disorders in the Region of the Americas, de 2018 produzido pela OMS e OPAS, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas de todas as Américas

18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno da ansiedade, totalizando 9,3% da população.

Imagine como é para todos esses pacientes lidar com uma situação de distanciamento social. Com certeza não deve ser fácil, e você melhor do que ninguém, sabe disso. 

Por isso, reunimos neste artigo as principais dicas para que você possa ajudar seus pacientes, mesmo a distância. 

Continue a leitura e descubra quais são elas!

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Pacientes preocupados com a COVID-19: como ajudá-los?

Uma pesquisa, da East Asian Archives of Psychiatry, afirma que o coronavírus (SARS), que provocou pânico no mundo em 2002 e 2003, não afetou apenas a saúde física dos pacientes. 

Quatro anos após o ápice da contaminação do SARS, 42% dos sobreviventes desenvolveram algum tipo de transtorno mental, como estresse pós-traumático e ansiedade.

Para evitar ao máximo o desenvolvimento de algum transtorno em seus pacientes, existem algumas práticas que podem ajudar qualquer pessoa. Inclusive, os profissionais de saúde. 

Confira a seguir quais são elas:

Além de todas essas dicas, existem 5 práticas que você pode começar a aplicar diretamente com seus próprios pacientes. 

Acompanhe! 

1. Envie informações úteis sobre a COVID-19

O excesso de informação sobre a COVID-19 pode ser extremamente prejudicial para os pacientes, principalmente, aqueles com transtorno de ansiedade. 

É fundamental que você oriente os pacientes a não estarem constantemente atentos às notícias. O ideal é que eles tenham um horário específico para se informar sobre o cenário atual. 

Por isso, caso seja possível, busque enviar dados úteis sobre a COVID-19. Assim, eles podem contar com uma fonte confiável, e evitar fake news que são facilmente divulgadas pelas redes sociais, e apenas causam pânico.

Neste caso, não estamos falando apenas sobre número de casos confirmados ou mortes, mas de informações relevantes como medidas de seguranças. 

Você pode, por exemplo, explicar exatamente o que é a COVID-19, como ela surgiu, e quais são seus verdadeiros riscos. Uma boa dica é buscar formatos de conteúdos diversos, como artigos e vídeos. 

Para enviar seus conteúdos educativos de forma eficiente, conte com a ajuda de serviços como o e-mail marketing, que garante uma ótima taxa de entrega para todos os seus pacientes. 

Assim, você pode contar com uma plataforma de qualidade para combater a COVID-19 e educar seus pacientes. Ela também é uma forte aliada no contato pós-consulta.

Para saber mais sobre e-mail marketing, baixe gratuitamente nosso material:

2. Continue o atendimento médico

Mesmo durante períodos de distanciamento social, você pode continuar atendendo seus pacientes de forma segura e humanizada

Por meio de uma funcionalidade de Teleconsulta, disponibilizada pelos softwares médicos, você consegue atender seus pacientes a distância, e não precisa interromper nenhum atendimento. 

Manter o atendimento médico é importantíssimo, principalmente, para assegurar o tratamento dos pacientes e mantê-los tranquilos em relação às suas saúdes. 

Dê uma olhada em como um software médico desenvolvido para a Telemedicina pode te ajudar:

Essas são apenas algumas formas que a Teleconsulta pode beneficiar sua prática médica. 

Se você tem interesse no assunto, descubra mais sobre a Teleconsulta iClinic agora mesmo:

3. Esteja online e disponível para seus pacientes

Você está presente nas redes sociais? Sabe qual é a melhor forma de interagir com seus pacientes na internet?

Ter presença online já não é mais uma questão de escolha. Provavelmente, já existem informações suas na internet, e seus pacientes conseguem encontrá-las em alguns segundos.

Para ter autoridade no mercado médico na era pós-digital, é essencial contar com recursos, como site próprio e presença nas redes sociais.

Durante a crise da COVID-19, essa prática se torna ainda mais importante. Afinal, a maior parte dos seus pacientes está em casa, e estão interagindo cada vez mais pela internet

Por isso, considere fortalecer sua presença digital e estar disponível não apenas para solução de dúvidas, mas para compartilhar informações relevantes que possam ajudá-los no dia a dia. 

Para saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente nosso conteúdo completo sobre comunicação online.

4. Incentive exercícios físicos 

Os profissionais de saúde sabem muito bem a importância dos exercícios físicos nas rotinas de todas as pessoas. 

Praticar regularmente atividade física melhora a autoestima, combate o estresse e até mesmo a ansiedade, impactando diretamente na prevenção da saúde dos pacientes.

Muitos pacientes, provavelmente, estavam acostumados a realizar exercícios fora de casa, como em academias ou parques, e com a COVID-19, viram sua rotina mudar completamente.

Principalmente, para os pacientes que não costumam praticar atividades físicas, é preciso incentivar fortemente esse hábito. 

Diversas academias estão disponibilizando gratuitamente aplicativos de treinos, e os profissionais também estão oferecendo aulas online totalmente gratuitas. 

Mesmo com um espaço limitado, ainda é possível continuar cuidando da saúde física e, como referência na saúde, você também precisa incentivar essa prática para seus pacientes. 

5. Indique conteúdos para entretenimento 

Filmes, séries, livros e vídeos são alguns tipos de conteúdos que podem ajudar os pacientes durante o distanciamento social.

Afinal, para conhecer outras histórias e viajar para outros lugares, nem sempre precisamos sair de casa. Na verdade, muitas vezes um bom conteúdo já basta. 

Existem diversos filmes e séries relacionados com a área da saúde que seus pacientes podem assistir a qualquer momento, principalmente, durante o distanciamento.

Produzir suas próprias coletâneas é uma ótima forma de ajudar os pacientes preocupados com a COVID-19, não concorda? 

Essas foram algumas práticas que podem afetar positivamente seus pacientes durante um período de incertezas, como o da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Como você está cuidando dos seus pacientes? Já aplicava algumas dessas dicas? Compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários!

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