Como o iClinic ajuda a otimizar o tempo dos médicos?

Como o iClinic ajuda a otimizar o tempo dos médicos?

Leia em 6 min.

Otimizar tempo é um objetivo que todos os médicos buscam, independente das suas especialidades médicas. Para alcançá-lo de forma rápida, a solução ideal é contar com um software médico eficiente.

A rotina dos médicos é lotada de atividades, principalmente, para aqueles que também administram seu próprio consultório, e isso não é uma novidade para ninguém. 

Um dos principais desafios da medicina é conseguir conciliar todas as tarefas da vida profissional, e conseguir dar conta da vida pessoal ao mesmo tempo. 

Por isso, um software médico que otimiza seu tempo é uma ferramenta fundamental no dia a dia dos profissionais de saúde. A Dra. Adriana, um dos casos de sucessos da iClinic, conta como o sistema conseguiu auxiliá-la em sua rotina: 

Quando conheci o iClinic, eu o achei muito prático! Consigo acessar o histórico dos pacientes, adicionar fotos, além de poder enviar o receituário por e-mail ou SMS. Não dependo de uma secretária para agendar ou enviar tais documentos, pois posso fazer isso eu mesma, algo que prefiro. Desta forma consigo otimizar meu tempo.”

Continue a leitura e confira as 7 principais formas de otimizar seu tempo com o iClinic. Acompanhe!

7 formas de otimizar seu tempo com o iClinic

Ter um sistema na nuvem otimiza seu tempo de várias formas, principalmente, pela centralização de dados do consultório em um único local. 

Além disso, esse armazenamento também é mais seguro, e o iClinic pode ser acessado de qualquer lugar por meio de um dispositivo eletrônico. Para os profissionais que buscam organizar sua rotina com antecedência, até mesmo fora do consultório, essa acessibilidade é um ótimo diferencial.

Como a Dra. Adriana comenta em seu caso de sucesso, as funcionalidades do iClinic tornam o dia a dia mais prático, permitindo que os médicos consigam focar ainda mais nos seus pacientes.

“Eu sempre indico para colegas de profissão que ainda estão no papel. Eu falo que o papel é passado, hoje em dia tudo é digitalizado, traz facilidade e rapidez, além de tornar o atendimento mais profissional.”

Saiba exatamente quais funcionalidades mais otimizam seu tempo no sistema, e como usá-las da melhor forma. 

1. Relatórios e gráficos automáticos

Você costuma produzir relatórios para controlar a gestão do seu consultório? Quanto tempo costuma gastar nessa atividade?

Sabemos que para ter um bom controle da gestão do consultório, ter relatórios sobre as finanças, frequência de atendimentos, perfis dos pacientes e outros aspectos são fundamentais. 

No iClinic, relatórios sobre finanças, atendimentos e relacionamento com pacientes são produzidos automaticamente, e você pode selecionar critérios período, paciente, procedimento, convênio e profissional de saúde.

Relatórios automáticos do iClinic para otimizar seu tempo

No painel e na área de finanças do software, você também pode visualizar os gráficos automáticos, que são gerados por meio das informações registradas no iClinic. Assim, você pode analisar de forma mais visual a gestão do seu negócio. 

Os relatórios e gráficos do iClinic fizeram uma grande diferença para o consultório da Dra. Imara:

“Os meus resultados aumentaram, consegui ter um controle melhor da minha gestão. Antes minha secretária fazia os relatórios manualmente, mas agora com o iClinic consigo acompanhar isso no dia a dia.”

2. Confirmação de consulta por SMS e e-mail

Os relatórios não são as únicas tarefas manuais que costumam tomar um tempo excessivo dos profissionais de saúde. 

Confirmar consultas por ligações não é uma forma muito prática e eficiente. Afinal, não é sempre que os pacientes podem atender, e muitas vezes você pode ficar sem resposta.

Mesmo que quem faça essa atividade no seu consultório seja um profissional da recepção, isso também significa que ele poderia estar realizando uma atividade mais produtiva, ou até mesmo recepcionando melhor os pacientes na sala de espera.

A funcionalidade de confirmação de consulta por SMS e e-mail da iClinic torna todo esse processo automático. 

No dia anterior da consulta marcada, uma mensagem é enviada aos pacientes. Ao responder “SIM” ou “NÃO” para a mensagem, o status do agendamento muda automaticamente para confirmado ou cancelado na agenda médica do sistema.

Além de otimizar seu tempo, essa funcionalidade também pode reduzir suas faltas em até 30%, como aconteceu como nutricionista Albespyerry Diniz:

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

3. Agendamento Online

Quanto tempo leva para sua agenda médica ficar organizada? O processo de agendamento de consultas é eficiente?

A agenda médica do iClinic permite uma organização de excelência. Nela, é possível bloquear horários, realocar consultas sem necessidade de rabiscos, acompanhar a lista de espera dos pacientes, entre outras funcionalidades. 

Porém, o agendamento online consegue otimizar ainda mais o tempo dos médicos. Diferente da agenda do sistema, ele fica disponível em uma plataforma chamada AgendarConsulta.com, para que seus pacientes possam acessar quando quiserem e de onde estiverem. 

Com o agendamento online, seus pacientes marcam consultas sem precisarem entrar em contato com o seu consultório. Isso economiza o tempo deles, e o seu. 

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O melhor é que a agenda do iClinic e o agendamento online são totalmente sincronizadas. Ou seja, toda consulta marcada em qualquer uma das agendas atualiza automaticamente. 

4. Personalização do prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é, facilmente, a funcionalidade mais utilizada no iClinic pelos profissionais de saúde. 

Além de ser uma ferramenta essencial para o atendimento médico, em que todas as informações do seu paciente ficam disponíveis em uma única tela, ela também conta com uma ótima personalização.

O prontuário do iClinic permite que você adicione seções, mude a ordem das seções no prontuário, adicione imagens e anexos diretamente do celular, e muito mais. 

Todas essas funcionalidades do prontuário permitem que você otimize seu tempo, e consiga focar ainda mais nos seus pacientes durante as consultas. Afinal, com um prontuário personalizado, você ganha mais agilidade. 

O Dr. Marcelo é um dos clientes da iClinic que foram conquistados por conta da personalização do prontuário:

“Consegui deixar o layout do atendimento com a minha cara, do jeito que eu preciso. Ficou bem personalizado para mim. É algo que eu gosto muito no iClinic, poder deixar as peças exatamente do jeito que você quer.”

5. Prescrição de medicamentos

Você já precisou reescrever uma receita? Algum paciente já precisou voltar para o consultório apenas para buscar uma nova prescrição?

Apesar de escrever uma receita ser uma tarefa rápida, algumas vezes ela pode levar mais tempo que o necessário. Erros de escrita, esquecimento por parte dos pacientes ou até mesmo ilegibilidade da letra, pode fazer com que você precise gastar um tempo excessivo com a prescrição de medicamentos. 

A prescrição do iClinic é integrada com a Memed, a plataforma de prescrição digital mais atualizada do país

Pelo próprio sistema você tem todos os nomes dos medicamentos atualizados, consegue passar a faixa de preço para seus pacientes e até mesmo quais farmácias possuem o produto. 

Prescrição da Memed no iClinic para otimizar seu tempo

Uma das maiores vantagens é que a prescrição pode ser enviada por SMS para seus pacientes. É praticamente impossível de perder e normalmente, você leva muito mais tempo para escrever do que para digitar. 

Uma ótima forma de otimizar seu tempo e o dos pacientes, não concorda?

6. Controle de Estoque 

Com o controle de estoque do iClinic, você não precisa se preocupar em conferir manualmente quantos produtos têm no seu consultório, ou a data de validade de cada um deles.

Garantir a qualidade dos produtos do consultório é uma prática essencial, que precisa ser feita frequentemente. 

Para otimizar esse processo e permitir que você gaste seu tempo em uma atividade mais produtiva, o iClinic possui a funcionalidade de controle de estoque.

Com ela, é possível registrar todos os produtos do consultório, e monitorá-los em um único local. Você pode usar filtros de pesquisa como estoque baixo, produtos vencidos e vence em 30 dias. 

Assim, você consegue organizar melhor o seu estoque, em menos tempo. 

7. iClinic Marketing

Como você implementa o marketing de relacionamento com seus pacientes? Você investe em ferramentas focadas na fidelização?

Em seu caso de sucesso, a Dra. Luciana apontou um fato: o marketing de relacionamento exige tempo. Ele pode ser feito por meio de um e-mail para lembrar dos retornos e cuidados médicos, mas é preciso reservar um período para escrevê-lo e enviar para todos os pacientes.

Porém, conseguir separar um tempo para personalizar os e-mails é um luxo que muitos médicos não possuem. Pensando nisso, o iClinic decidiu criar o iClinic Marketing, uma plataforma de e-mail marketing exclusiva para médicos.

O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Ferramenta de e-mail marketing quase nenhuma agência faz, e por isso o módulo de marketing do iClinic ajuda muito.”

Com a ferramenta, você pode personalizar mensagens automáticas para pacientes, criar campanhas de e-mail, e muito mais. Para os profissionais de saúde que desejam aumentar o número de retornos e engajar mais seus pacientes, essa funcionalidade é ideal. 

As 7 funcionalidades citadas no artigo são apenas uma parte do software médico iClinic. Se você ainda não conhece o sistema, faça um teste gratuito agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Conhece algum médico que precisa otimizar seu tempo? Compartilhe o conteúdo com ele!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.