Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como a Dra. Sandra Allegro se modernizou com o iClinic?

Como a Dra. Sandra Allegro se modernizou com o iClinic?

Os profissionais que desejam oferecer a melhor experiência para seus pacientes precisam se modernizar e investir na atualização da sua carreira.

A Dra. Sandra Allegro decidiu inovar seu atendimento com a ajuda do software médico iClinic, com o objetivo de atender às expectativas das suas pacientes e centralizar seus dados.

Em seu depoimento, ela compartilha como foi o processo de transição do prontuário de papel para o eletrônico, e quais conquistas alcançou com sua modernização.

Continue a leitura e descubra como você também pode alcançá-las!

Sobre a Dra. Sandra Allegro

A Dra. Sandra é graduada em Medicina desde 1976 pela Faculdade de Medicina do ABC. 

Realizou sua residência médica em ginecologia e obstetrícia na Casa Maternal e da Infância Leonor Mendes de Barros entre 1977 e 1978, além de possuir título de especialista pela FEBRASGO.

“Em 2021 completo 45 anos de formação. Sou de uma época que não tinha toda essa pluralidade de profissões que existem hoje. Com a informática, até mesmo profissões antigas estão se ressignificando.”

A profissional se inspirou em seu pai para seguir sua carreira, e hoje é especialista em sexualidade humana pelo Instituto Sedes Sapientiae desde 1985.

“Meu pai era médico, achava lindo o trabalho dele, e escolhi ser médica também, para seguir o exemplo do meu pai.”

A especialização em homeopatia para médicos da Escola Paulista de Homeopatia também é outro diferencial da ginecologista, que também é formada pelo curso BIOFAO para médicos desde 2005.

“No quarto ano do curso fiz estágio na maternidade, e ao conhecer a obstetrícia, me encantei. Para mim, é a especialidade mais linda que existe na Medicina. Exige muito do médico, tanto que hoje já não exerço mais, atuo na área de ginecologia pela linha homeopática, que se chama Metodologia BIOFAO.”

A Dra. Sandra é apaixonada pela sua especialidade, uma característica que a incentiva a sempre estar atualizada, com o intuito de oferecer a melhor experiência para suas pacientes.

A ginecologia obstetrícia é dinâmica, rica, muito bonita, traz muito retorno, você consegue ver o seu trabalho.”

Seu foco nas pacientes é tão grande que agora a ginecologista decidiu atuar na Livance, um coworking para médicos com modelo pay-per-use (pague de acordo com seu uso).

“Atendo na Livance, achei ótimo porque faço o que gosto, que é atender pacientes, e a Livance cuida da parte administrativa.”

Em sua entrevista, a Dra. Sandra compartilhou como costuma fidelizar pacientes no dia a dia.

“Fidelizo as pacientes pela qualidade do meu atendimento. Um ginecologista atende não só a queixa da paciente, mas sabe sua história, acompanha vários momentos marcantes da vida dela. Agora que tenho quase 45 anos de formada, já acompanhei a vida de muitas mulheres.”

Além de ter um site, a profissional também tem seu próprio instagram (@dra.sandraallegro), dois canais que fortalecem seu marketing médico e compartilham seus conteúdos educativos.

“Eu vim de uma época diferente. Antigamente, a figura do médico era mais distante. Hoje, temos uma figura mais próxima, os pacientes querem ver o profissional no Instagram, no site, então estou fazendo minha adaptação. Acho que é importante porque é importante para o meu paciente. Também é uma forma de passar meu conhecimento para a população que não tem acesso ao meu consultório.”

Ter uma forte presença online também é importante para o reconhecimento da ginecologista, que se sente ainda mais próxima de suas pacientes.

“É legal porque consigo notar o quanto sou querida por meio da internet, o quanto faço a diferença na vida delas.”

Para se manter atualizada no mercado médico e atender suas pacientes da melhor forma possível, a especialista também decidiu obter um software médico.

Como a Dra. Sandra Allegro usou o iClinic para modernizar seu atendimento?

Assim como outros profissionais, a Dra. Sandra aprendeu a fazer anotações no prontuário de papel, mas percebeu que para oferecer o melhor para suas pacientes, é necessário se modernizar.

“Sempre tive prontuários físicos, fazia as minhas consultas anotando, mas quando fui para a Livance, ela apresentou o iClinic devido a parceria, e de fato, hoje não faz mais sentido ter prontuário de papel. Por isso, comecei a usar o prontuário eletrônico do iClinic, e gostei.”

A ginecologista também inovou seu atendimento com a Teleconsulta, para aumentar a segurança de suas pacientes em um contexto de pandemia.

“Hoje, por causa da pandemia, estamos evitando ao máximo a circulação de pessoas. Vai na consulta presencial apenas quem precisa fazer o exame físico, o acompanhamento pode ser por Teleconsulta, e o iClinic me ajuda muito, porque tenho todos os exames na ficha da paciente.”

Essa proteção não é apenas em relação à saúde, mas também sobre a segurança dos dados, que são cada vez mais importantes, principalmente com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Centralizo tudo no prontuário eletrônico porque senão eu acabo perdendo os dados. Antigamente, você fazia as consultas presencialmente e, no retorno, as pacientes traziam todos os exames em papel para você ver na hora.”

Ao centralizar todos os documentos em um único local, sem ocupar nenhum espaço físico da sua sala, a Dra. Sandra consegue ter mais facilidade no dia a dia.

“O que eu mais gosto é que tenho tudo no iClinic e no meu computador. Como hoje precisamos fazer atendimento presencial e a distância, eu já adiciono todos os dados da consulta online direto no iClinic, e quando recebo os exames também já anexo no prontuário eletrônico. Isso facilita muito a minha vida.”

Como foi a adaptação do prontuário de papel para o prontuário eletrônico?

A adaptação não acontece do dia para a noite, como a própria Dra. Sandra enfatiza em seu depoimento, mas a vantagem da transição para um software médico supera todos os desafios.

“A consulta médica é fundamental na evolução do paciente. Ela faz parte do tratamento. Estou passando por uma adaptação do meu atendimento do papel para o computador, porque são situações diferentes. Às vezes anoto no papel e depois passo para o sistema, mas com certeza é muito mais prático fazer tudo no iClinic.”

Toda essa mudança é essencial para os médicos que desejam acompanhar o mercado médico e atender às expectativas de pacientes cada vez mais acostumados com a tecnologia.

“Talvez você tenha aprendido a fazer suas anotações no papel, mas agora faz parte da sua atualização profissional usar um prontuário eletrônico. Nós precisamos nos adaptar, se ficarmos só no saudosismo, não saímos do lugar.”

A ginecologista, por exemplo, mantém um equilíbrio entre seu hábito de escrever no papel e a centralização de dados no sistema.

“Precisamos ver o lado positivo que a tecnologia está nos oferecendo. Não adianta falar que não vai usar, para continuar exercendo sua profissão você precisa se adaptar. Se precisar, levo meu caderno e faço as anotações, depois passo tudo para o iClinic. Tem coisas que faço direto no computador e fica ainda mais prático.”

Diferente de fichas de papel, o prontuário eletrônico consegue centralizar todas as imagens, exames e documentos necessários, um diferencial importantíssimo para a Dra. Sandra.

“Inclusive, quando preciso rever um caso clínico ou associar os exames do laboratório com o histórico da paciente, tenho tudo no prontuário eletrônico do iClinic, é bem dinâmico e ajuda muito a gente.”

A cada ano a Medicina se torna mais tecnológica e os pacientes mais empoderados. Para continuar oferecendo um atendimento humanizado, é necessário seguir esse movimento.

“O iClinic facilitou minha vida. Para continuar atuando como médica eu preciso me atualizar, assim como qualquer profissional, e o iClinic possibilita que eu continue acompanhando a modernidade da minha profissão.”

A Dra. Sandra tem 45 anos de experiência na área da saúde, e para continuar entregando a melhor experiência para suas pacientes, decidiu se modernizar.

Para fazer como a profissional e inovar seu atendimento, você também pode contar com a ajuda do iClinic. Teste gratuitamente agora mesmo:

Contatos da Dra. Sandra Allegro:

Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1356, quinto andar – SP E-mail: contato@sandrallegro.com Telefone: (11) 50936970

Sair da versão mobile