Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Os tipos de clínicas médicas e modelos de negócios!

tipos de clinicas fila de espera

Existem inúmeras decisões que precisam ser tomadas quando se decide abrir o próprio negócio, principalmente quando a empresa envolve diretamente a saúde das pessoas. Por isso, é importante conhecer os tipos de clínicas médicas e os modelos de negócios que você pode utilizar na hora da escolha. 

Você conhece os tipos de clínicas médicas? 

Muitos médicos que pretendem abrir um negócio ou prestar serviços para essas instituições, não se atentam a esses detalhes e acabam em dúvida sobre qual delas é a opção que melhor satisfaz seus interesses. 

Afinal, depois de se formar na faculdade, abrir o próprio negócio e se tornar um médico empreendedor é um dos maiores passos que você poderá dar rumo à sua independência. 

Ser um médico empreendedor requer estar atento às transformações, aos movimentos do mercado, ao comportamento do público-alvo, à melhoria do atendimento, à contratação de pessoal e ao aprimoramento da sua gestão com cursos e tecnologias novas

O empreendedorismo é fundamental na medicina por diversificar opções de tratamento na área, como a criação de clínicas populares, consultórios especializados, franquias e outras alternativas para diferentes populações. 

Outro ponto importante ao optar por empreender é entender um pouco das tecnologias mais usadas na área médica. 

Muitas ferramentas podem facilitar o seu dia a dia, permitindo uma gestão mais simples e suporte no atendimento aos pacientes. 

Quais as diferenças entre clínica, consultório e centro médico?

Em resumo, podemos dizer que a diferença entre clínica e consultório se dá em 3 áreas diferentes, sendo elas:

Ou seja, cada um desses estabelecimentos apresenta necessidades diferentes de infraestrutura, oferece serviços (e realiza atividades) distintas uns dos outros e segue legislações parecidas, mas não iguais.

Um consultório médico é onde o paciente vai ao encontro de um médico ou outro profissional de saúde para realizar uma consulta. 

Muitas vezes, quando o paciente precisa realizar um exame, o mesmo é encaminhado para outro local, e quando tiver o exame em mãos retornará ao consultório.

Já uma clínica médica é um local com possibilidade de ofertar mais serviços do que um consultório. Por isso, a infraestrutura – tanto física quanto em questão de recursos humanos – deve estar preparada para esse fim.

Por exemplo, uma clínica pode realizar exames mais elaborados, pequenos procedimentos e cirurgias, bem como, atendimentos complementares.

Um centro médico é ainda mais complexo do que a clínica e um consultório, pois ele abriga diversas instalações e presta vários tipos de serviços de saúde.

Podemos dizer que um centro médico é um conjunto de clínicas ou de consultórios, com diversas instalações.

Tipos de clínicas médicas que você pode abrir!

1. Clínicas populares

Uma clínica popular pode ser a opção ideal para você que considera mais a funcionalidade que o status. 

Normalmente, esse modelo proporciona retornos mais rápidos, já que o aumento do número de pacientes não costuma demorar a acontecer. Embora os valores possam ser mais baixos, é possível ganhar em número de atendimentos.

Além disso, esse modelo demanda menores investimentos e gera custos operacionais mais baixos

O público-alvo são os habitantes locais, além de usuários de planos de saúde que você escolhe atender. 

Trata-se de algo amplamente difundido, logo, pode ser que a concorrência também seja grande, o que representa maior necessidade de investimento em ações de marketing médico.

2. Clínicas integradas

Para quem está começando na medicina, construir um nome no mercado não é tão fácil quanto parece. 

Uma clínica integrada, normalmente, trabalha em parceria com outros estabelecimentos relacionados à saúde, e é uma ótima forma de adquirir pacientes por indicação.

Assim, você pode indicar determinado especialista a um paciente e também ser indicado por ele. Além disso, nada impede que, em uma clínica integrada, diversas especialidades sejam atendidas

Por exemplo, seu espaço pode conter um laboratório para realização dos exames solicitados e, até mesmo, centros de estética, dependendo do seu ramo de atuação.

Nesse caso, o crescimento do número de pacientes também costuma ser rápido e você pode sofrer menos com as dificuldades iniciais, comuns a todo modelo de negócio. 

Entretanto, na hora de firmar essas parcerias, é necessário ter atenção. Para indicar um serviço, você precisa, antes de mais nada, conhecer a sua qualidade

Lembre-se de que a construção da sua imagem no mercado depende de você, mas também, em partes, dos seus parceiros.

3. Consultórios especializados

Independentemente de você ser clínico geral ou especialista em algum ramo, você pode abrir o seu próprio consultório especializado. 

Trata-se de um modelo mais simples, mas que pode demandar maiores investimentos em divulgação. Aqui, entra novamente a questão da construção do seu nome no mercado

É por isso que muitos médicos aderem a esse modelo apenas após já terem atuado no mercado, em outras clínicas.

Se você já tem essa experiência, pode ser interessante começar a planejar abrir o seu próprio consultório

Nesse modelo, os investimentos em estrutura são menores, já que uma sala para atendimento e uma de espera com recepção são suficientes. Com o passar do tempo, você ainda poderá ampliar seu espaço, contratando outros profissionais da mesma especialidade para atuar em conjunto.

Vale lembrar que dois fatores podem ser fundamentais nesse caso: a localização e a sua imagem digital. 

Um consultório individual costuma funcionar melhor quando está em uma área de fácil acesso e encontra-se presente onde a maioria das pessoas está: na internet. 

Portanto, manter WhatsApp, blog, site e redes sociais alimentados com conteúdos relevantes são meios de tornar-se mais conhecido.

4. Clínicas de diagnóstico especializado

Você já pensou em especializar-se na realização de exames mais complexos, como tomografias ou ressonâncias? 

Trata-se de um ramo importante da medicina, mas é necessário ter em mente que esses procedimentos são solicitados com menor incidência, o que pode implicar dificuldades em conseguir pacientes. 

Algumas alternativas, entretanto, podem ser encontradas para garantir o desenvolvimento do negócio. Além desses exames específicos, você pode oferecer também atendimento em análises clínicas.

Outra alternativa eficaz é atender a planos de saúde. Pela rede credenciada dos convênios, você será encontrado por mais pacientes. 

Lembre-se que, nesse caso, será necessário investir em equipamentos para realização dos exames e profissionais (ou uma empresa terceirizada) para emitir os laudos. 

Por outro lado, esses exames também são mais caros, o que representa retornos maiores, em menos tempo.

Na hora de planejar é importante colocar essas questões em uma balança e agir com bom senso.

5. Franquias

Para quem deseja iniciar já com nome no mercado, aderir às franquias é uma boa opção. Tratam-se de clínicas já conhecidas e amplamente divulgadas (você precisará divulgar somente a nova unidade).

A grande vantagem é que trabalhar com um nome que já tem credibilidade no mercado tira de você o ônus de precisar provar a sua qualidade. A maioria das pessoas já conhece o “nome” e não hesitará em procurá-lo, ainda que você tenha acabado de abrir o estabelecimento.

Entretanto, vale lembrar que se trata de um investimento bem maior. Além de providenciar a estrutura, você precisará pagar ao franqueador pelo direito de trabalhar com a bandeira em questão.

Adquirir uma franquia e ter acesso a esse verdadeiro atalho, quando o assunto é conquistar o público, certamente tem seu preço: nada mais justo que pagar o valor do trabalho de quem já o fez

Além disso, é preciso estar ciente que você precisará seguir um padrão de atendimento já pré-estabelecido pela marca.

Clínica digital: como funciona?

Clínicas digitais são aquelas que empregam a tecnologia na rotina. Elas otimizam o desempenho da sua equipe, ao mesmo tempo que elevam a satisfação do paciente. 

Para isso, o uso de uma plataforma digital é essencial. Porém, não basta ter as melhores ferramentas. É preciso aproveitar todos os recursos que elas oferecem.

O primeiro passo para tornar sua clínica ou consultório digital, é adquirir um software médico eficiente, que atenda todas as suas necessidades.

Hoje, a utilização de softwares médicos também vem crescendo. Isso se dá, principalmente, pelas grandes vantagens que um sistema para clínica oferece, tanto para as instituições, quanto para médicos, demais funcionários e pacientes. 

Um software médico especializado em gestão de clínicas e consultórios possui diversas funcionalidades que irão te auxiliar em todas as áreas, como, prontuário eletrônico, agenda médica, agendamento online, Teleconsulta, gestão financeira, e-mail marketing e prescrição eletrônica

Quando a clínica digital consegue alinhar seus conhecimentos, as melhores práticas de atendimento aos pacientes, recursos tecnológicos e organização, ela tende a atender melhor, com maior eficiência e, a partir daí, desenvolve um diferencial de mercado. 

O que são as clínicas de luxo?

As clínicas de luxo são estabelecimentos que apostam em tendências relacionadas à tecnologia e inovação. Ao oferecerem um ambiente agradável, fazem com que as pessoas se sintam confortáveis e confiantes no trabalho dos profissionais.

A consulta, basicamente, já começa logo na entrada: uma recepção bem organizada e bonita e uma infraestrutura adequada que fazem toda a diferença na hora de encantar os pacientes.

As clínicas de luxo apresentam algumas características importantes que as distinguem dos seus concorrentes. Entre as principais, podemos citar:

O objetivo principal das clínicas de luxo é oferecer uma experiência única. Nesse momento, o atendimento humanizado se torna fundamental para conquistar o seu público.

Além de oferecer ao paciente equipamentos de alta tecnologia, você, como profissional de saúde, deve mostrar o quanto se importa com o bem-estar dele. 

Dessa forma, é possível fortalecer a relação entre vocês, contribuindo para a satisfação de quem frequenta sua clínica.

Conceito da clínica ampliada

A clínica ampliada surgiu com a proposta de não limitar os pacientes às doenças que eles possuem, mas considerar o contexto de vida na qual a doença está inserida.

Enquanto o modelo convencional realiza atendimentos pontuais, focados no diagnóstico e na remediação do problema, a clínica ampliada visa a prevenção e considera não apenas a saúde do corpo, como da mente.

Na clínica ampliada, o profissional de saúde tem como um dos objetivos ouvir o paciente para que ele possa investigar os motivos que levaram ao surgimento do adoecimento.

Durante a escuta das queixas, devem ser acolhidas mesmo aquelas que aparentemente não têm relação alguma com o problema, pois elas podem fornecer pistas valiosas e direcionar o tratamento.

Dessa forma, os possíveis diagnósticos e o tratamento são discutidos de maneira conjunta com o paciente. Nessa discussão, levanta-se ainda possibilidades e alternativas ao problema.

Algumas questões temáticas abordadas são relacionadas às condições de vida, configuração familiar, rotina, hábitos alimentares e outros fatores que influenciam a saúde de um ser humano.

Outro ponto importante é que o médico conta com o auxílio de outros profissionais de saúde, como psicólogos, nutricionistas, profissionais de educação física, entre outros.

Coworking médico ou clínica médica?

O coworking médico envolve um grupo de médicos independentes que compartilham o espaço do consultório sem compartilhar seu negócio principal.

Os médicos têm acesso a salas de espera, espaços de consulta e salas de exame. No entanto, nenhum deles será responsável pelo manuseio e supervisão do trabalho administrativo, limpeza e compra de equipamentos.

A ideia do coworking é otimizar espaços e recursos, pois ao dividir a estrutura de uma clínica, evita-se que o espaço fique ocioso em determinados horários, ou seja, aumenta a produtividade.

Em termos de organização é como se fosse uma grande clínica médica, porém os médicos que trabalham ali não precisam ter uma relação entre si, cada um trabalha para si próprio.

Uma das vantagens do coworking é a redução de custos em comparação a montar a sua própria clínica médica. 

Pois, além de não ter que fazer um investimento inicial, o profissional só precisará pagar pelos horários que utilizará o espaço

Dessa forma, os custos mensais como aluguel, serviço de limpeza, secretaria, água, luz, suprimentos, ficam bem mais baixo que se ele tivesse uma sala individual ou dividisse com algum colega.

Vale a pena abrir uma clínica médica?

Muitos médicos sonham em empreender e abrir sua própria clínica médica, mas o medo do desconhecido faz com que muitos desistam.

Depois de se formar na faculdade, abrir o próprio negócio e se tornar um médico empreendedor é um dos maiores passos que você poderá dar rumo à sua independência.

Para os médicos empreendedores, ter seu próprio negócio significa usufruir da liberdade profissional

É possível definir os próprios horários de trabalho, escolher a própria equipe, implementar ideias e ainda ter a capacidade para causar impacto positivo em sua área de atuação. 

Além disso, o empreendedorismo médico apresenta vantagens, como:

Além disso, há a vantagem da precificação justa de seu serviço. Uma das maiores reclamações dos médicos é o pagamento abaixo da média em hospitais e postos de saúde. 

Ter seu próprio negócio possibilita criar uma tabela própria de preços para consultas e procedimentos particulares.

Outra vantagem é a possibilidade de controlar a agenda de trabalho. Empreender e abrir sua própria clínica é ter o controle total da sua carga horária. 

Contudo, um dos maiores benefícios é a possibilidade de se destacar em seu ramo de atividade. Ou seja, trazer diferenciais para a sua clínica que atraia os clientes, até os mais exigentes.

Para abrir sua própria clínica ou consultório, baixe gratuitamente nosso guia sobre o assunto. 

Conclusão

Não existe um tipo de clínica médica certo ou errado, é preciso analisar cada um deles e alinhar com os seus objetivos e necessidades no momento. 

Fatores como o capital inicial e a área da medicina que mais agrada, são itens que precisam ser pensados ao definir o modelo de negócio para a sua clínica médica

Dessa forma, você será capaz de escolher o modelo que mais faz sentido para a sua realidade atual.

Agora que você já conhece diferentes opções, basta analisar qual melhor se adequa ao seu estilo e providenciar o planejamento para que tudo saia perfeito!

Sair da versão mobile