Como a meditação pode aliviar o stress dos profissionais da saúde

Como a meditação pode aliviar o stress dos profissionais da saúde

Principais tópicos

A rotina agitada e a sobrecarga de trabalho culminam em um alto índice de stress dos profissionais da saúde.

Várias pesquisas têm mostrado que a meditação pode ser uma ótima aliada para quem quer melhorar sua condição física e psicológica.

Atualmente, muitas empresas vêm adotando estas práticas no dia a dia, como é o caso do Google, do Linkedin e até mesmo do banco banco Goldman Sachs.

Estas empresas têm aplicado um método chamado Mindfulness, que emprega a meditação sem conotações religiosas, como uma ferramenta de concentração e atenção plena.

Dados sobre o stress dos profissionais da saúde

Segundo os Dados da Demografia Médica do CFM, um terço de todos os Médicos do Brasil se dizem sobrecarregados no trabalho.

Isso se deve a inúmeros fatores, mas acaba atingindo aqueles mais jovens e que atendem em plantões e hospitais.

Alguns deles chegam a fazer até 80 horas de trabalho por semana, o que é quase o dobro do proposto para um “trabalho comum” no Brasil.

Esses dados são preocupantes quando começam a avançar para a Síndrome de Burnout.

Essa Síndrome se caracteriza por sintomas físicos e psicológicos que incluem exaustão, dispneia, insônia, distúrbios gastrointestinais, depressão, entre outros.

mindfulness stress profissionas da saude

Como usar a meditação para combater o stress

O primeiro passo é desmitificar a meditação e tirar dela todo aspecto religioso ou esotérico.

Para isso, existe uma “modalidade” chamada Mindfulness.

O Mindfulness foi criado em universidades americanas e europeias e se caracteriza pela atenção, ou consciência, plena.

Não é preciso ter nenhum requisito inicial ou experiência prévia em meditação para começar a praticar o Mindfulness, a ideia é buscar se concentrar em uma coisa por vez.

Pode ser sua respiração, um som, as sensações do corpo, enfim, alguma coisa que a atenção esteja 100% focada e barre o habitual – e incessante – fluxo de pensamentos.

Para começar a sentir os primeiros resultados, que variam de pessoa para pessoa, são recomendados pelo menos dois meses de prática, 10 minutos por dia.

No começo, as práticas podem parecer difíceis, ou a mente muito inquieta pode distrair o “exercício”, mas exitem maneiras de captar a atenção e aprimorar o foco.

A respiração diafragmática é um método comumente utilizado para ajudar  a concentração e manutenção do foco durante a prática.

Para facilitar a prática, hoje existem aplicativos gratuitos, como o HeadSpace (em inglês), com meditações guiadas.

Resultados científicos da meditação

A neurocientista norte-americana Sara Lazar detectou em suas pesquisas que o córtex pré-frontal era uma das regiões estimuladas por quem praticava meditação. Essa região é responsável pela memória e pela tomada de decisões.

Outras pesquisas feitas pela neurocientista mostraram que as práticas provocam um aumento de volume em regiões da mente relacionadas à regulação emocional, à empatia e à cognição.

Para os profissionais da saúde, é muito importante ter discernimento e clareza na hora de tomar decisões, por isso esse estímulo cerebral é muito bem vindo.

Claro que esse hábito não vai deixar o dia do profissional menos agitado, mas com certeza auxilia na maneira de lidar com situações difíceis intrínsecas ao dia a dia da profissão.

Se cobrar menos, diminuir a ansiedade e ser capaz de “diminuir o ritmo” são alguns dos benefícios descritos por quem já pratica o Mindfulness no dia a dia de trabalho.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online