Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Medicina de precisão: o que é e como implementá-la?

Medicina de precisão: o que é e como implementá-la?
Leia em 5 min.

A Medicina de precisão leva em consideração a genética, características biológicas, influências ambientes e estilo de vida para entregar um atendimento personalizado para cada paciente.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player abaixo:

O mercado de saúde não para de evoluir a cada ano, e com essa evolução vem surgindo novas práticas médicas e diferentes formas de olhar para o tratamento do paciente.

Uma dessas novas práticas é a Medicina de precisão, que promete entregar um tratamento mais preciso, eficiente e sem os erros comuns da Medicina tradicional. 

De acordo com o estudo da Deloitte sobre o futuro da saúde, o mercado de Medicina de precisão pode crescer para $87,7 bilhões até 2023.

Quer saber mais sobre a Medicina de precisão e como implementá-la? Acompanhe o conteúdo!

O que é a Medicina de precisão?

A Medicina de precisão busca oferecer um tratamento individualizado para cada paciente, levando em consideração aspectos como genética, características biológicas, influências ambientais e outras características.

Como o próprio nome diz, o objetivo é oferecer o tratamento mais preciso possível, com uma eficiência completa em todos os processos. 

É completamente diferente do modelo tradicional, que normalmente possui um tratamento universal para cada doença, independentemente das características individuais de cada paciente.

A Medicina de precisão, também conhecida como Medicina personalizada, possui uma visão mais humanizada e completa.

Cada tratamento é personalizado para cada paciente, visando entregar a solução exata no momento certo. Na Medicina de precisão, não basta saber o diagnóstico do paciente para começar o tratamento. 

Todo o histórico do paciente é avaliado, e diversos testes são realizados, como o próprio teste genético, para averiguar qual medicamento será mais eficiente no tratamento.

Segundo o relatório da SciELO, a Medicina de precisão “promete oferecer, com base na identificação das características genéticas do paciente, a prática médica mais eficiente, diminuindo os custos da atenção médica.”

A Medicina de precisão traz diversas vantagens, como um tratamento mais eficiente para o paciente, atendimento personalizado e diminuição de riscos durante o tratamento.

Como funciona a Medicina de Precisão?

Perfil genético, genoma, metaboloma, microbioma, lipidoma, tanto a genética quanto características sociobiológicas são consideradas nessa vertente da Medicina, como já mencionamos no conteúdo.

O avanço da tecnologia e dos conhecimentos na Medicina permitiu que os profissionais de saúde identificassem que cada remédio e intervenção têm impactos diferentes em cada paciente, devido às suas características.

Por isso, a Medicina de precisão funciona a partir do levantamento de todas essas informações, para que os especialistas consigam criar medicamentos e definir tratamentos precisos.

Com a ajuda de outras inovações, como a impressora 3D, inteligência artificial e pílulas digitais, os médicos podem literalmente criar remédios personalizados para cada paciente.

Atualmente também é possível ter essa personalização ao solicitar que o paciente peça seu remédio em farmácias de manipulação.

Evolução da Medicina de Precisão no Brasil

A Medicina de Precisão ainda não é popularizada em território brasileiro. Ainda há muito avanço pela frente, mas alguns marcos são importantes na história do Brasil, como:

É possível notar que cada vez mais há um incentivo pela Medicina de precisão. Não poderia ser diferente, pois ela traz mais qualidade e agilidade para todo o sistema de saúde.

A Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão, por exemplo, lista áreas que são essenciais para o desenvolvimento dessa vertente:

5 passos para implementar a Medicina de precisão na clínica

A Medicina de precisão envolve um tratamento mais complexo, e consequentemente mais completo, do que a Medicina tradicional. 

Porém, para implementá-la com eficiência na sua clínica, é preciso estar atento a alguns aspectos fundamentais. Confira quais são eles a seguir. 

1. Tenha uma equipe multidisciplinar

Para implementar a Medicina de precisão na sua clínica, é preciso ter o apoio de diferentes especialistas, como geneticistas, bioquímicos, até mesmo biólogos e médicos com diferentes especialidades.

Para entregar um diagnóstico e tratamento precisos, analisando o paciente como um todo, é necessário ter diferentes pontos de vista, principalmente quando falamos de opiniões de especialistas competentes e preocupados com o paciente tanto quanto você.

É importante alinhar com os profissionais que farão parte da sua equipe , como cada processo deverá ser feito, assim como as melhores práticas, visando entregar uma experiência incrível para os pacientes.

2. Invista em equipamentos de qualidade 

Para oferecer todas as análises e testes necessários que a Medicina de precisão aborda, é essencial ter equipamentos de qualidade na sua clínica.

Se você planeja oferecer testes genéticos, que estão muito presentes na prática da Medicina de precisão, é preciso de um planejamento em relação ao investimento necessário para obter os equipamentos certos. 

3. Tenha uma estrutura personalizada 

A maior parte das clínicas contam com uma estrutura padrão de estabelecimentos médicos, com uma recepção, sala de atendimento e banheiros. 

Porém, quando falamos sobre uma clínica que pratica a Medicina de precisão, é fundamental ter uma estrutura personalizada.

Você precisará contar com salas exclusivas para exames, que possuam um espaço apropriado para os equipamentos, e continuem sendo confortáveis para os pacientes. 

Como sua equipe contará com diversos especialistas, você precisará de mais salas de atendimento do que uma clínica comum, visto que eles também precisam de um espaço para trabalhar e atender.

É extremamente importante que toda a estrutura seja organizada e prática para todos os profissionais, porque como ela abrigará diferentes especialistas e equipamentos, será necessário uma organização maior por parte de todos.

4. Integre os dados médicos da clínica 

A precisão dessa nova abordagem da Medicina é eficiente justamente por contar com diferentes análises e pontos de vista, possibilitando a avaliação de outros aspectos além de apenas a doença do paciente.

Para garantir que essa eficiência se mantenha, integrar todos os dados médicos da clínica é um passo fundamental, afinal, de nada adianta realizar diversos testes, e cada profissional fica com o resultado isolado.

Durante o desenvolvimento de cada tratamento dos pacientes, lembre-se de alinhar com todos os especialistas a importância do compartilhamento de dados, visando oferecer a melhor experiência possível. 

5.Conte com a ajuda da tecnologia

Assim como em outros aspectos da nossa vida, a tecnologia está cada vez mais presente na Medicina, auxiliando em diversos processos, seja com equipamentos mais avançados, ou com sistemas inteligentes. 

Sem a tecnologia, os testes genéticos, exames bioquímicos, análises dos exames laboratoriais, nada disso seria possível. A Medicina de precisão por si só já conta com uma grande ajuda da tecnologia.  

Um passo fundamental para implementar de fato a Medicina de precisão na sua clínica é estar aberto para as inovações tecnológicas. 

Quando pensamos na integração de dados mencionada no tópico acima, por exemplo, uma ótima inovação que a tecnologia trouxe para a área da saúde foram os softwares médicos

Os softwares médicos contam com diversas funcionalidades que ajudam no dia a dia do profissional da saúde, como a agenda, prontuário eletrônico, relatórios e gráficos automáticos sobre gestão e finanças, entre outras ferramentas.

Se o seu objetivo é integrar todos os dados da sua clínica em um único sistema e otimizar processos, considere ter um sistema médico para os especialistas do seu negócio. 

Como vimos durante o artigo, a Medicina de precisão pode significar um tratamento mais efetivo para os pacientes, além de entregar um atendimento humanizado

Ficou interessado em saber mais sobre as novas abordagens de Medicina que estão ganhando força nos últimos tempos? Conheça mais sobre a Medicina Integrativa.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos, e deixar sua opinião aqui embaixo nos comentários!

Gostou deste conteúdo?

Junte-se a mais de 70 mil profissionais de saúde e não perca eBooks, planilhas, dicas e guias exclusivos que vão ajudar na gestão da sua clínica.

Quero receber conteúdos
Sair da versão mobile