Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Conheça os livros que todo médico empreendedor precisa ler

5 Livros para ler antes de montar seu consultório e ajudá-lo a gerir sua clínica

Quer se tornar um médico empreendedor ainda melhor e garantir o sucesso do seu consultório? Confira essa lista com os 10 livros que você deve ler.

Quer escutar o áudio do artigo ao invés de ler? Clique no player:

Ser um empreendedor na área da saúde é uma especialidade que exige cada vez mais dos médicos que, além de cuidarem dos seus pacientes, também administram seu próprio consultório.

De acordo com o estudo da revista Psychology Today, neurocientistas comprovaram que o hábito de leitura pode melhorar o desempenho do nosso cérebro, principalmente no exercício de sentir empatia.

Nada melhor que ler uma obra incrível para diminuir o estresse e obter ainda mais experiências, isso sem nem precisar de casa, não acha?

Para se aprimorar e aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre gestão médica, separamos neste artigo os 10 livros que todo médico empreendedor precisa ler para administrar seu consultório da melhor maneira.

Boa leitura!

10 livros que todo médico empreendedor deve ler

Existem milhares de livros incríveis no mercado, e obras que abordam assuntos sobre  administração médica tem se tornando cada vez mais frequentes.

Para facilitar sua próxima escolha de leitura, dê uma olhada na nossa lista com 10 livros, que você não pode deixar de ler como médico empreendedor. Acompanhe!

1. Se Disney Administrasse Seu Hospital

O livro “Se Disney Administrasse Seu Hospital”, é escrito pelo Fred Lee, que costumava trabalhar na Disney University – um programa global de treinamento para funcionários da Disney – e antigo vice-presidente de um dos maiores centros médicos dos Estados Unidos, Florida Hospital em Orlando.

Em sua obra ele traz todas as suas experiências de administração médica e junta com conceitos que aprendeu durante seu trabalho na Disney, mostrando como um atendimento diferenciado pode fidelizar pacientes.

O livro vendeu mais de 500 mil cópias e foi traduzido para diversas línguas, incluindo português, mandarim, coreano, chinês, entre outros.

Esse é um ótimo livro para os médicos que desejam encantar seus pacientes e fidelizá-los, escutando conselhos de um especialista da sua área.

2. Administração em Saúde – Autogestão de consultórios e clínicas

Escrito por Marinho Jorge Scarpi, coordenador dos cursos MBA em Saúde e do TASS (Técnico em Administração de Serviços de Saúde), diretor da Surveye – Gestão, Ensino e Treinamento em Saúde – e professor livre-docente e adjunto do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP.

O livro “Administração em Saúde” aborda todos os conceitos fundamentais para um médico empreendedor que deseja se atualizar na área de gestão para consultórios e clínicas médicas.

A obra, além de trabalhar a parte teórica de administração no ambiente da saúde, também traz exemplos práticos de como as ferramentas disponíveis que existem podem auxiliar a rotina do médico.

O livro também é conhecido como “a verdadeira bíblia da gestão para consultórios e clínicas”.

3. 21 lições para o século 21

Escrito por Yuval Noah Harari, o livro “21 lições para o século 21” vendeu 2 milhões de cópias apenas nos primeiros meses após seu lançamento.

Yuval Noah atualmente trabalha como professor no Departamento de História na Hebrew University de Jerusalém, além de ser um historiador, também é filósofo e já vendeu cerca de 20 milhões de cópias de seus livros no mundo inteiro.

Sua obra trabalha com o futuro imediato da humanidade, trazendo questões como quais são os maiores desafios e escolhas atualmente, o que deveríamos estar prestando atenção e o perigo do futuro da humanidade ser decidido durante a nossa ausência.

Para os profissionais da saúde que desejam entender como seus pacientes pensam, como a sociedade está se moldando e quais os próximos passos que devemos tomar daqui pra frente, essa é uma leitura essencial.

4. Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos

Livro escrito por um dos maiores especialistas mundiais de estratégia, Michael Porter é professor na Harvard Business School, diretor da School’s Institute for Strategy and Competitiveness e também é conhecido como pai da estratégia moderna.

Na obra “Repensando a Saúde”, Michael aborda os desafios do sistema de saúde, tanto na perspectiva do médico, quanto do próprio paciente. Para que esses problemas não tomem uma proporção ainda maior, uma nova forma de pensar a saúde é proposta.

Os médicos que desejam aumentar a qualidade do seu atendimento, melhorar sua gestão e evitar os problemas que afetam a maioria dos estabelecimentos médicos, não podem perder a oportunidade de conhecer esse livro.

5. Ser Médico, Ser Humano

O livro “Ser Médico, Ser Humano” é escrito pelo Dr. Décio Iandoli Jr., médico formado pela Universidade de São Francisco. Atualmente é professor titular na UNISANTA e é o atual presidente da Associação Médico-Espírita de Santos.

Em sua obra, o Dr. Décio compartilha sua experiência após 15 anos deformação, e através de suas memórias traz como reflexão qual é a verdadeira vocação do médico, uma missão apagada pela industrialização da medicina atual.

Para os médicos que também julgam importante oferecer um atendimento humanizado para seus pacientes, essa é uma ótima leitura que traz diversas reflexões.

6. Legislação Profissional em Saúde

A autora da obra, Nívea Cristina Moreira Santos, é graduada em Enfermagem pela Universidade de Taubaté, atualmente trabalha como enfermeira auditora na UNIMED São José dos Campos e é especialista em gestão em saúde pela UFSP.

O livro “Legislação Profissional em Saúde” aborda de forma prática o Código de Ética da saúde, assim como as principais legislações que todo profissional da saúde deve seguir.

Saber como se beneficiar dos recursos fornecidos pela lei, se aprofundar na questão do erro humano, PNH (Política Nacional de Humanização) e entender o que está exatamente por trás das leis da saúde, é essencial para qualquer médico, principalmente para aqueles que possuem seu próprio consultório.

7. Seis Minutos para o Paciente

O livro foi escrito pela Edit Balint, uma psicanalista graduada na London School of Economics em 1925. Ela se tornou membro da BPAS (British Psychoanalytical Society) em 1954, e em seus estudos ela trabalhou com médicos que discutiam sobre seus casos médicos e suas relações com pacientes.

Em 1963 ela trabalhou como treinadora na Tavistock Clinic, e após um certo período, foi diretora do London Institute of Psychoanalysis.

Edit traz uma reflexão sobre como é esse momento de interação entre médico e paciente na consulta, quanta informação o paciente realmente consegue passar em 6 minutos – tempo médio de uma consulta -, e quanto o médico consegue absorver em um tempo tão curto.

O estudo que serviu de base para o livro demorou 6 anos para ser concluído, e traz questões importantíssimas para os médicos que desejam sempre entregar um serviço de excelência para seus pacientes.

8. Marketing e Gestão Estratégica de Serviços em Saúde

O livro é escrito por dois autores, o primeiro, Dr. Edmir Kuazaqui, é especializado em marketing e administração pela ESPM, além de ser coordenador de diversos programas de pós-graduação como Administração Geral e Marketing Internacional.

O segundo autor da obra, o Dr. Luiz Carlos Takeshi Tanaka, é Assessor da Presidência e da Diretoria Executiva da Unimed de Birigui e da Unimed de Penápolis, Diretor Geral Corporativo das empresas Hospital Novo Atibaia S.A e AMHA Saúde S.A.

O livro fala sobre como o segmento da saúde está se tornando cada vez mais exigente, e tem como principal objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes desse mercado que ainda não possui tanto conhecimento em gestão e marketing médico.

9. Todo paciente tem uma história para contar

Obra escrita por ninguém menos que a Dra. Lisa Sanders, jornalista e professora na Yale School of Medicine, que em 2002 começou a escrever uma coluna chamada Diagnosis no The New York Times,  posteriormente usada como inspiração para a famosa série de TV House M.D.

Em seu livro a Dra. Lisa Sanders conta que apesar de estarmos em uma era de inovações tecnológicas, ainda há muitas falhas de diagnósticos e exames mal interpretados.

Ela traz diversas questões sobre os dilemas da medicina diagnóstica na nossa era tecnológica, e como todo paciente deve ser escutado.

“Todo paciente tem uma história para contar” foi um dos 10 melhores livros de ciência de 2009 da Amazon.

10. Perspectivas da Relação Médico e Paciente

O autor da obra, Dr. Cyro Martins, foi um neurologista, psiquiatra e escritor, formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre.

O livro é indicado para profissionais da saúde que procuram sempre se aprimorar e buscam aprender as melhores técnicas de abordagem ao paciente, mesmo em situações conflituosas.

Esses foram os 10 principais livros que todo médico empreendedor deve ler para agregar ainda mais conhecimento para sua prática médica e ter ainda mais controle sobre a gestão da sua clínica.

Quer conhecer um livro digital com dicas incríveis para a gestão da sua clínica ou consultório? Baixe gratuitamente agora mesmo:

Algum livro da lista chamou sua atenção? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, e compartilhe o conteúdo com outros médicos empreendedores que você conhece!

Sair da versão mobile