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Lista de transmissão no WhatsApp: principais motivos de utilizá-la na clínica

Lista de transmissão no Whatsapp: principais motivos de utilizá-la na clínica

Fazer uma lista de transmissão no WhatsApp é muito fácil e pode otimizar diversos processos da rotina médica no que diz respeito ao envio de mensagens.

E já que a ferramenta tem revolucionado a comunicação e troca de informações, é importante estar por dentro dos recursos disponíveis.

Certamente você utiliza o WhatsApp diariamente, não é verdade? De acordo com as últimas informações anunciadas, o aplicativo alcançou a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente.

E considerando que o app é um recurso utilizado todos os dias pela maioria dos brasileiros, existem funções que podem auxiliar — e muito — o dia a dia da sua clínica, como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp.

Deseja melhorar a fidelização dos pacientes e otimizar os resultados de interação antes e depois das consultas? Então, não perca este post. Abordamos maneiras de utilizar a ferramenta e o passo a passo de como criar uma. Faça uma boa leitura!

Benefícios em utilizar o WhatsApp

Lançado em 2009 na Califórnia, o WhatsApp foi criado com o objetivo de acompanhar as inúmeras possibilidades que a internet móvel começou a proporcionar no que diz respeito às mensagens instantâneas e aplicativos.

O aplicativo se popularizou rapidamente, e no Brasil substituiu o uso do SMS, ganhando bastante adesão devido a sua comodidade. Mas quais são as principais vantagens de utilizá-lo na sua clínica?

Rapidez

Essa é uma das grandes vantagens tanto para a clínica quanto para o paciente. Atualmente recebemos inúmeros informações no email e redes sociais, e como garantir que a sua mensagem foi recebida?

Com o WhatsApp essa preocupação não existe, pois a entregabilidade é totalmente garantida. Além disso, os pacientes utilizam essa ferramenta para se comunicarem constantemente, dessa forma, com certeza irão visualizar a mensagem da clínica.

Comodidade

Com certeza, o aplicativo trouxe muita praticidade para o dia a dia, pois tanto o paciente quanto a clínica podem utilizar o aplicativo tanto no celular quanto no computador.

Além disso, podem escolher os melhores horários para visualizar e responder. Diferentemente de ligações, que é necessário que a pessoa esteja no local e no horário para receber a comunicação.

Outro ponto muito importante, é o fato de que os pacientes se sentem mais confortáveis com o aplicativo, se sentindo iguais para contactar a clínica quando for necessário.

Ainda tem dúvidas se você deve ou não utilizar o WhatsApp na sua clínica? Tire suas dúvidas agora mesmo aqui.

O que são as listas de transmissão no WhatsApp?

A lista de transmissão é um dos recursos disponíveis no WhatsApp, permitindo o envio de mensagens para diversas pessoas de uma só vez.

Essa funcionalidade permite alcançar até 256 contatos, sendo possível encaminhar, além de mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios.

Todos os destinatários são pré-determinados e recebem a mensagem enviada de maneira privada e individual, sendo possível acompanhar se ela foi recebida e visualizada, sem precisar selecionar os contatos de novo quando novas mensagens precisarem ser enviadas.

Isso poupa tempo de ambas as partes e ainda deixa o paciente mais tranquilo, uma vez que a ferramenta traz a ideia de um contato mais rápido e direto com a equipe da clínica ou consultório.

Quais são as melhores formas de utilizar a lista de transmissão no WhatsApp?

Já começou a perceber como a criação da lista de transmissão pode melhorar o marketing e a fidelização dos seus pacientes? Confira as ações mais eficazes para se utilizar as funcionalidades do app.

Confirmação de consultas

Mesmo que cada paciente tenha uma data e horário específico de consulta, é possível criar uma lista de transmissão no WhatsApp para as pessoas que serão atendidas ao longo de uma semana.

Assim, ao receber o aviso, ela relembra da data de marcação logo no início da semana e consegue se programar melhor, o que diminui as chances de desmarcações em cima da hora e não comparecimentos.

Reduza até 32,5% das faltas dos pacientes com a Mensageria da Afya iClinic  

A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema. 

Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você. 

Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio. 

Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.  

Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.  

Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%! 

Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.  

Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos. 

Para conhecer mais, faça seu cadastro e agende uma demonstração da ferramenta sem nenhum compromisso. 

Envio de avisos gerais

Seu consultório vai passar por uma reforma e deixará de realizar consultas por determinado período? Um dos médicos da clínica entrará de férias? O endereço de atendimento mudou e você precisa repassar essa informação rapidamente para os pacientes? Quer desejar felicitações de final de ano?

Esses e outros avisos importantes podem ser enviados por meio de uma lista de transmissão no WhatsApp e deixar seus pacientes informados quanto às novidades e mudanças da clínica.

Além de essa ação trazer ganhos para a imagem do seu empreendimento — afinal, demonstra que você se preocupa em deixar as pessoas informadas — agrega valor ao serviço prestado e contribui com a sensação de um atendimento mais próximo.

Além disso, as pessoas que recebem a mensagem podem respondê-las e a interação é mais direta. O aplicativo notifica seus usuários instantaneamente, o que contribui para uma taxa de abertura bastante significativa.

Campanhas de marketing

A lista de transmissão no WhatsApp (quando desenvolvida com cautela) tem o potencial de ser uma excelente estratégia de marketing. No entanto, é preciso executar as ações de acordo com as restrições apresentadas no Manual de Publicidade Médica.

Assim, depois de compreender as normas estabelecidas e estar por dentro dos limites do marketing médico, é hora de colocar as ações em prática.

Quando falamos especificamente dessa ferramenta de comunicação incrível que é o WhatsApp, é importante mencionar a redução de custos. Afinal, o aplicativo é gratuito e a clínica diminui os gastos com ligações telefônicas, além de otimizar o tempo do colaborador responsável por enviar as mensagens.

Se sua clínica já tem uma estratégia de marketing estruturada, outra possibilidade é a divulgação de conteúdos relevantes do blog do consultório  como materiais educativos e informativos. Isso contribui para que a equipe clínica se torne referência na área de atuação e conquiste cada vez mais pacientes.

Como fazer uma lista de transmissão no aplicativo?

Criar uma lista de transmissão no WhatsApp é um processo bem intuitivo e rápido. Entretanto, é preciso se atentar a alguns pontos antes de começar a utilizar o recurso. Veja:

Agora que já entendemos quais são os cuidados a serem tomados, veja o passo a passo para começar a disparar mensagens importantes de uma maneira prática e produtiva para seus pacientes:

Viu como criar uma lista de transmissão no WhatsApp pode ser um recurso excelente para atender aos pacientes e fortalecer uma comunicação mais segura, prática e direta?

Além de otimizar a experiência dos pacientes e ser uma ferramenta acessível e de simples utilização, o app ainda reduz custos e a versão empresarial pode ser baixada facilmente na Apple Store e no Google Play.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre como utilizar os meios virtuais para se relacionar com os pacientes, não deixe de baixar o nosso eBook sobre Redes Sociais. Vale a leitura! 🙂

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