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Lembretes de consulta por WhatsApp: reduza as faltas dos seus pacientes

Lembretes de consulta por WhatsApp

Um dos maiores desafios dos profissionais de saúde é diminuir a taxa de absenteísmo dos pacientes. Felizmente, os lembretes de consulta por WhatsApp são fortes aliados para a gestão do consultório.

Vamos supor que as suas consultas custam, em média, R$ 300,00. Semanalmente, cerca de 50 atendimentos são agendados, mas 30% dos pacientes costumam faltar sem aviso prévio.

Isso significa que, mensalmente, você tem um prejuízo de R$ 18.000,00. Ou seja, R$ 216.000,00 são perdidos por ano.

Esse problema pode ser evitado facilmente com um serviço de lembretes e confirmação de consultas.

Uma pesquisa da UFG (Universidade Federal de Goiás) sobre o WhatsApp como ferramenta de promoção de saúde, afirma que a plataforma é capaz de fortalecer a interação entre profissionais de saúde e pacientes.

“O WhatsApp oferece o potencial para superar barreiras tradicionais de distância, tempo e custo, favorecendo o diálogo, a sociabilidade e a interação entre equipes de saúde e comunidade.”

Continue a leitura e descubra como utilizar os lembretes de consulta por WhatsApp ao seu favor!

Os lembretes de consulta por WhatsApp são liberados pelo CFM?

Sim! Segundo o CFM, o WhatsApp pode ser utilizado em alguns serviços médicos, como agendamento de consultas, solução de dúvidas, lembretes e confirmações de consultas, entre outros.

Confira uma parte do parecer n° 14/2017 do Conselho:

“O WhatsApp e plataformas similares podem ser usados para comunicação entre médicos e seus pacientes, bem como entre médicos e médicos em caráter privativo para enviar dados ou tirar dúvidas […].”

Porém, algumas práticas são expressamente proibidas, como realizar consultas a distância, prescrever medicamentos e efetivar diagnósticos.

Além disso, não é recomendado que profissionais de saúde e pacientes troquem informações sigilosas.

Apesar do WhatsApp ter uma criptografia, qualquer um pode ter fácil acesso ao celular do paciente, e casos como furtos podem expor dados sensíveis.

Agora que você sabe como utilizar o WhatsApp corretamente para suas práticas médicas, veja a seguir como reduzir as faltas dos seus pacientes pelo aplicativo.

Como enviar lembretes de consulta por WhatsApp?

Os lembretes de consulta por WhatsApp trazem diversos benefícios, como fidelização de pacientes, redução na taxa de absenteísmo, e mais produtividade para as recepcionistas, que não precisam ficar grudadas no telefone, apenas confirmando consultas.

Existem algumas formas de confirmar atendimentos pelo aplicativo, algumas mais eficientes que outras.

A seguir, iremos mostrar exatamente quais são elas. Acompanhe!

1. Software médico

Já pensou em confirmar consultas de forma automática e personalizada?

Um software médico eficiente proporciona um serviço de lembretes e confirmações de consultas de forma automatizada, permitindo ainda que você personalize as mensagens, e também envie por SMS.

Você também conta com outras funcionalidades essenciais, como prontuário eletrônico, agenda médica, prescrição de medicamentos, Teleconsulta, marketing, entre outros.

De todas as formas de enviar lembretes, esta é a mais eficiente, pois não possui limites de mensagens, e todos os pacientes recebem, mesmo aqueles que não possuem seu número cadastrado.

Além disso, centralizar todas as suas funcionalidades e informações em um único local melhora sua produtividade, pois você não precisa utilizar diversas ferramentas no seu dia a dia.

Ao mesmo tempo, se toda a sua equipe de colaboradores utilizar a mesma plataforma, informações não ficam descentralizadas, um passo essencial para obter um histórico mais completo de seus pacientes.

No iClinic, por exemplo, a confirmação de consultas de lembretes enviados por WhatsApp são feitos automaticamente, e sinalizados na sua agenda médica.

Se você ainda não está convencido de que precisa de um software médico, baixe nossa checklist gratuita sobre sistema em nuvem:

Reduza até 32,5% das faltas dos pacientes com a Mensageria da Afya iClinic  

A Mensageria, funcionalidade de envio automático por WhatsApp, permite que os profissionais de clínicas e consultórios enviem lembretes de consulta e confirmação de agendamento de forma 100% automatizada pelo sistema. 

Diferente do lembrete de consulta tradicional, em que você precisa clicar na agenda e enviar manualmente pelo WhatsApp Web ou o WhatsApp do celular, a Mensageria faz todo esse processo de forma automática para você. 

Com o envio automatizado, você tem maior grantia de entrega e pode personalizar o conteúdo da mensagem, bem como o horário de envio. 

Basta que você assine a Mensageria em qualquer plano do sistema Afya iClinic.  

Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: pacientes que precisam de atendimento humano e ações de reengajamento de pacientes faltantes, por meio da lista automática de pacientes que cancelaram consultas.  

Ao contar com a automação em lembretes e confirmações de consulta, você pode reduzir as faltas dos pacientes em até 32,5%, além de converter agendamentos em atendimentos de 70% para 79,75%! 

Ou seja, com a Mensageria da Afya iClinic você pode aumentar seus atendimentos em mais de 40%.  

Além de todos esses benefícios, a solução possui gráficos e métricas inteligentes como quantidade de cancelamentos e faltas, histórico de envio e relação entre agendamentos versus atendimentos. 

Para conhecer mais, faça seu cadastro e agende uma demonstração da ferramenta sem nenhum compromisso. 

2. Lista de transmissão

A lista de transmissão é uma funcionalidade que permite o envio em massa de mensagens para seus contatos. Porém, sua principal desvantagem é que apenas números cadastrados recebem a mensagem.

O pior é que caso algum paciente não receba, o WhatsApp não envia um aviso. Dessa forma, você nunca tem total certeza se seus pacientes receberam o lembrete.

Outra desvantagem é que a lista de transmissão exige um trabalho manual, todos os dias, e para cada paciente novo, você precisa criar outra lista.

3. Funcionalidade de encaminhar mensagens

Encaminhar mensagens provavelmente é o pior jeito de enviar lembretes de consulta por WhatsApp.

Em primeiro lugar, diferente da lista de transmissão, você pode selecionar apenas 5 pacientes por vez, o que aumenta drasticamente o tempo gasto nessa atividade.

Vale lembrar que todas as mensagens encaminhadas ou enviadas em uma lista de transmissão, possuem ícones avisando que não é uma mensagem exclusiva.

Considerando todos esses aspectos, o software médico é a opção ideal para os médicos que desejam contar com um serviço automático e personalizado.

Quer conhecer outras formas de automatizar a comunicação com seus pacientes? Baixe gratuitamente nosso material educativo:

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