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Inbound Marketing na área da saúde: o que é e como aplicá-lo

Passo a passo para fazer Inbound Marketing na área da saúde
Leia em 11 min.

O Inbound Marketing na área da saúde, também conhecido como marketing de atração, atrai pacientes por meio de conteúdos relevantes, e auxilia na construção de um relacionamento duradouro.

Quer escutar o áudio do conteúdo ao invés de ler? Clique no player abaixo:

O marketing médico é uma excelente maneira de divulgar seus diferenciais como profissional de saúde, e auxiliar os pacientes que estão buscando por um atendimento humanizado.

Uma pesquisa da Transilvania University of Brasov afirma que o Inbound Marketing exige uma comunicação personalizada, o que cria um relacionamento próximo com os clientes de uma empresa.

“Desde 2006, o Inbound Marketing é o método de marketing mais efetivo para negócios online. Ao invés de utilizar antigas estratégias de Outbound Marketing, […] o Inbound Marketing foca em criar conteúdo de qualidade que atrai pessoas para uma empresa ou produto, que elas naturalmente estão procurando.”

No setor médico, essa estratégia também é essencial para os profissionais que buscam se destacar da concorrência, e cuidar de mais pacientes. 

Para te ajudar a entender o que é Inbound Marketing na área da saúde, elaboramos este artigo explicando tudo que você precisa saber para começar a implementá-lo em seu consultório.


O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma ótima estratégia de divulgação para a área da saúde. Isso porque a maior base do inbound é a produção e a divulgação de conteúdo de qualidade. E você sabe que, quanto mais conteúdo bem-feito e correto sobre saúde na internet, melhor para os pacientes.

O conceito de Inbound Marketing surgiu em 2006, quando os fundadores da Hubspot, uma das maiores referências globais de marketing digital, criaram a empresa. 

Brian Halligan e Dharmesh Shah perceberam que as antigas estratégias de marketing, conhecidas como Outbound Marketing, não estavam mais sendo efetivas. 

Em uma era pós-digital, ninguém queria ser interrompido por anúncios, assistir propagandas na TV, ou receber vários spams sobre um produto ou serviço.

Mas, a verdade é que o marketing digital surgiu muito antes de 2006. 

Em 1999, por exemplo, o livro Permission Marketing de Seth Godin já abordava estratégias que iram buscar o consentimento das pessoas, diferente das listas compradas de e-mails, algo recorrente naquela época.

Para exemplificar melhor o que Inbound Marketing significa, vamos abordar as principais características do Outbound Marketing, seu conceito oposto.

No Inbound Marketing, você atrai pacientes organicamente por meio de conteúdos originais e atrativos, que de fato vão solucionar suas dúvidas. 

Com isso, você cria um relacionamento de confiança com pessoas que nem sequer foram atendidas em uma consulta. Além de educar seus pacientes, você também se torna uma referência na sua especialidade.

Dê uma olhada nas principais características do Inbound Marketing na área da saúde.

Com o Inbound Marketing, você também consegue seguir todas as normas do CFM, uma vez que não estará realizando propagandas enganosas, ou promessas de resultados.

Aprenda mais sobre marketing médico no nosso vídeo:

Principais vantagens do Inbound Marketing na área da saúde

Alguns profissionais de saúde não praticam o marketing médico pelo receio de infringir o Código de Ética do CFM, ou pensam que o marketing é baseado apenas em propagandas. 

Como você viu até aqui, o Inbound Marketing é um conceito bem diferente, e é ideal para áreas como a da saúde, que quer ajudar os pacientes.

Segundo o Estado do Inbound de 2018, pesquisa realizada pela Hubspot, as empresas aumentam sua confiança em até 75% quando utilizam técnicas de Inbound Marketing.

Veja a seguir outros benefícios que o Inbound Marketing na área da saúde proporciona. 

É importante lembrar que diferente de ações de curto prazo, como acontece no Outbound, o Inbound Marketing mostra resultados a longo prazo. 

Vamos supor que você decida criar um site hoje. Nele, você vai colocar artigos que solucionam as principais dúvidas dos seus pacientes, adicionar seu currículo, formas de contato, e outros dados. 

Não vai ser na semana que vem que você estará na primeira página de busca do Google. Em alguns meses você terá um ótimo resultado, mas é essencial manter a consistência das suas estratégias.

Ou seja, é fundamental nutrir seus canais com frequência, para que os resultados apareçam no futuro.

Quer entender melhor como as estratégias funcionam na prática? Continue a leitura!

Como o Inbound Marketing na área da saúde funciona?

“O grande desafio para o médico, em um primeiro momento, é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção de um serviço de qualidade entre os pacientes.”

O livro Marketing Médico: Criando Valor Para o Paciente é uma ótima leitura para os profissionais de saúde que buscam se aprofundar no assunto.

Nosso eBook gratuito sobre marketing digital também é outro material para especializar sua educação médica. 😉

Separamos os principais conceitos de Inbound Marketing que você deve entender para saber como aplicá-lo na sua rotina.

Código de Ética do CFM

Você já sabe o que é o Código de Ética do CFM, e no capítulo XXI, ele aborda as diretrizes da publicidade médica. 

Diferente de outros segmentos do mercado, a área da saúde precisa estar atenta às diretrizes do Conselho.

Etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é dividido em quatro principais etapas.

Na jornada do cliente, seus pacientes passam passam de totais desconhecidos, para promotores do seu serviço médico.

Funil de vendas na área da saúde

A jornada do paciente é diferente da jornada do cliente tradicional do Inbound Marketing, já que diferente de outras empresas, você não está vendendo um produto, e sim oferecendo um serviço médico.

O que você precisa saber é que a experiência do paciente com seu atendimento não começa apenas na consulta.

Se ele possui dificuldades na hora de realizar um agendamento, por exemplo, talvez ele busque outro profissional no futuro. 

Para garantir que seus pacientes ficarão sempre satisfeitos, é essencial conhecer o funil de vendas, que é separado em três etapas.

Ao estudar sobre o funil de vendas de marketing, talvez você veja o conceito Marketing Flywheel

Ele é ligado com a etapa de fidelização do Inbound Marketing, pois acredita que a experiência com seu paciente nunca acaba, mesmo quando seu problema foi solucionado.

Ou seja, é preciso mantê-lo sempre encantado, satisfeito, e garantir que ele não se esqueça de você.

Principais estratégias

Você aprendeu o que é Inbound Marketing na área da saúde, como suas etapas funcionam, assim como suas vantagens. Mas como fazer tudo isso acontecer?

Leia a seguir quais são os principais pilares do Inbound Marketing.

No tópico “Passo a passo para implementar o Inbound Marketing na área da saúde“, iremos mostrar como você pode utilizar as principais estratégias durante as etapas do Inbound.

Aprenda mais sobre redes sociais na área da saúde no vídeo abaixo:

Principais métricas

Acompanhar os resultados de qualquer estratégia é fundamental. Porém, existem milhares de métricas que podem ser acompanhadas, e nem todas fazem sentido para os seus objetivos. 

Por isso, separamos as principais métricas utilizados por profissionais de saúde no Inbound Marketing.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar na construção do seu Inbound Marketing, como o WordPress, um dos sites mais recomendados para quem deseja criar um blog. 

Se você deseja iniciar seu e-mail marketing, o iClinic Marketing pode ser a solução ideal, pois ele foi desenvolvido exclusivamente para profissionais de saúde, e é integrado com um software médico.

Para o SEO, você pode contar com o SEMrush, ou o Ubersuggest. Eles conseguem mostrar sua posição de ranqueamento nos mecanismos de buscas, assim como uma análise das palavras-chaves.

O Google Analytics também não fica de fora, já que ele consegue mostrar métricas essenciais, como número de visitantes do seu site, quanto tempo eles costumam ficar nas suas páginas, entre outros.

Passo a passo para implementar o Inbound Marketing na área da saúde

Parabéns, você conhece tudo que precisa para começar sua jornada no Inbound Marketing!

Para exemplificar como cada estratégia pode ser utilizada nas etapas do Inbound, elaboramos um passo a passo completo. Vamos lá?

Atração de pacientes

Para atrair os pacientes que precisam da sua ajuda, é essencial contar com o marketing de conteúdo, que mostra aos pacientes materiais úteis, disponíveis no seu blog, redes sociais, ou site.

Ou seja, as estratégias mais utilizadas nesta etapa de topo do funil costumam ser:

Lembre-se que os resultados do Inbound Marketing não aparecem de repente. Alimente seus canais com conteúdos que façam sentido para seus pacientes, e colha seus resultados a longo prazo. 

É um investimento que irá reduzir seus custos, fidelizar seus pacientes, e consolidar sua marca profissional no mercado médico.

Quer produzir vídeos para seus pacientes, mas não sabe como começar? Faça nossa websérie gratuita:

Conversão

Você atraiu várias pessoas para seus canais, mas eles ainda não são seus leads (potenciais pacientes). 

Tradicionalmente, as estratégias utilizadas no Inbound Marketing para conversão são:

Analise quais fazem sentido para você, e tenha em mente que nem sempre os pacientes passarão por todas as etapas da forma tradicional. 

Se eles gostaram de um artigo e já querem marcar uma consulta, eles irão passar pelas etapas sem necessariamente preencher um formulário.

Transformação

Lembra do meio do funil, quando os pacientes querem realizar um agendamento, mas ainda estão escolhendo o profissional de saúde? 

Ela costuma coincidir com a etapa de transformação, quando seu lead irá se tornar um paciente.

Para tornar a experiência do paciente mais agradável, além de disponibilizar várias formas de contato, como mensagem e ligação, é fundamental contar com o agendamento online

O agendamento online permite que seus pacientes marquem consultas de qualquer lugar, e a qualquer momento, com apenas alguns cliques. 

Ou seja, é possível agendar mesmo quando todos do consultório estão de férias.

Fidelização

Por fim, chega a etapa da fidelização. O pós-consulta é um dos momentos mais difíceis de manter contato com o paciente, principalmente quando você tem uma rotina agitada. 

A automação de marketing pode ser uma forte aliada na fidelização, com a ajuda de estratégias como o e-mail marketing.

Se você quer se especializar em Inbound Marketing na área da saúde, faça nosso curso gratuito de marketing médico: 

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