Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Conheça 5 importantes tecnologias para consultório médico!

Conheça 5 importantes tecnologias para consultório médico!

A tecnologia é uma grande aliada em todos os setores profissionais. No caso da área da saúde, ela pode tornar a relação com o paciente mais confortável e facilitar a rotina no dia a dia do consultório, como você pode ver no vídeo a seguir.

Pensando nisso, listamos neste artigo as 5 tecnologias para consultório médico mais usadas na atualidade:

Por que apostar em tecnologias para consultório médico

Agendas e pilhas de livros com relatórios e dados dos pacientes estão se transformando em dados informatizados mais ágeis, seguros e sustentáveis para consultórios médicos. Hoje, os profissionais deste segmento procuram praticidade e inovação.

Em vez de anotar à caneta todos os horários do médico, as secretárias e recepcionistas passaram a utilizar softwares de gestão que registram todos os compromissos e informações mais importantes dos pacientes em um banco de dados único.

Assim, o médico poderá ter acesso, onde quer que ele estiver, a todas as movimentações do consultório e se programar para os seus compromissos no trabalho e na vida pessoal.

Além disso, um profissional alinhado com as novas tecnologias transmite segurança e modernidade aos seus pacientes.

Isto possibilita uma interação muito mais completa e informativa, porque o médico poderá acessar os resultados dos exames pelo computador e explicá-los na hora da consulta ou entrar em contato com os seus pacientes via e-mail, por exemplo.

Ficou interessado nestas inovações? Conheça a seguir os principais tipos de tecnologias usadas hoje nos consultórios médicos.

Principais tipos de tecnologia para consultórios médicos:

1. Softwares de gestão

Este é o tipo de tecnologia que permite concentrar todas as informações e processos de um consultório em um software criado especialmente para esta finalidade.

Por meio de um programa de gestão de consultório, a secretária ou recepcionista poderá inserir os dados de cada paciente, organizar e programar a agenda de consultas e todas estas informações ficam disponíveis para o médico em seu celular, computador ou tablet.

Assim, no momento da consulta, o médico será capaz de acessar os dados e o histórico do paciente para emitir pareceres, receitas e pedidos de exames. E ainda alguns sistemas contam com um chat interno, tornando a interação entre médico e recepção muito mais dinâmica e eficiente.

Quer saber mais como um chat funciona e como ele pode ser útil no dia-a-dia de um clínica de saúde? Conheça as funcionalidades e como incrementar o uso em seu consultório aqui.

2. Automação de e-mails

A comunicação é essencial para a relação do médico com os seus pacientes e ela está ficando cada vez mais tecnológica.

Prova disso é que os consultórios têm utilizado muito mais os e-mails para enviar lembretes, novidades e informações aos pacientes, em vez de mandar cartas ou fazer telefonemas para se comunicar.

Outro recurso simples e que faz parte da vida de qualquer pessoa que tem um celular é o envio de SMS. Bastante útil para lembrar seus pacientes e para confirmação de consultas, é por isso que já vem integrado ao software de gestão, você pode programar o envio de mensagens para lembrete de consulta e para confirmação.

Também temos dicas de como o SMS pode funcionar na rotina do seu consultório e como ele é uma das ações que mais reduzem o número de faltas e otimiza a remarcação. Confira neste artigo.

3. Home Care

Altamente tecnológica, esta é uma possibilidade prática para pacientes que continuarão os seus tratamentos em casa.

Por meio de um dispositivo eletrônico, o monitoramento de dados como pressão, glicose, batimento cardíaco, entre outros, é realizado de forma remota, para que o médico acompanhe a evolução do paciente e a eficácia do tratamento realizado.

4. Organizador de documentos

Como falamos no início deste artigo, o arquivamento de pastas e cópias de documentos físicos já não é o mais indicado na rotina dos consultórios médicos.

Agora, os médicos têm optado por digitalizar os documentos de seus pacientes para salvá-los em pastas digitais no computador, em HDs externos ou até em sistemas de arquivamento de dados na nuvem, como o Dropbox,o Sendspace e o iClinic.

O que sua clínica obtêm de vantagem com arquivamento de dados na nuvem, como por exemplo imagens médicas, está detalhado em um artigo já publicado em nosso blog, se quiser saber mais, é só ler ele aqui.

Esta prática tecnológica, além de liberar espaço físico no consultório, também reduz os custos com armazenamento de documentos.

5. Prontuário eletrônico

Em consultórios ou clínicas maiores, é muito comum que o mesmo paciente se consulte com mais de um médico ou que tenha o seu tratamento acompanhado por enfermeiros ou outros profissionais da saúde.

O prontuário eletrônico é uma tecnologia que facilita, e muito, este acompanhamento realizado por vários setores.

Isto porque, com este recurso, será possível consultar o histórico de exames, tratamentos e medicamentos ministrados ao paciente e inserir novos procedimentos realizados.

Além disso, a possibilidade de guardar arquivos pode ser realizada no prontuário eletrônico, para um cirurgião plástico, por exemplo, o uso do antes e depois de imagens é bastante eficiente e informativo para o médico e para o paciente. O mesmo acontece para demais fotos e exames. Veja um exemplo de como é fácil de ser customizado no sistema iClinic.

Viu como as novas tecnologias são importantes para a gestão e a modernização dos consultórios médicos? Com elas, o médico terá o controle de todos os procedimentos realizados e poderá ter mais tempo para focar no que realmente importa nesta profissão: melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

Sair da versão mobile