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Como a Teleconsulta do iClinic ajuda a Dra. Verônica a fidelizar seus pacientes?

Como a Teleconsulta do iClinic ajuda a Dra. Verônica a fidelizar seus pacientes?

Atender pacientes pela Teleconsulta pode gerar certos receios, como distanciamento na relação médico e paciente. Veja aqui como a Dra. Verônica Jordani fidelizou ainda mais  seus pacientes ao utilizar a Teleconsulta do iClinic.

A Telemedicina pode proporcionar diversas vantagens para os profissionais de saúde e seus pacientes, como a continuidade do atendimento médico em qualquer situação, mais segurança e otimização do tempo.

Diferente do que muitos profissionais de saúde imaginam, as práticas da Telemedicina, como a Teleconsulta, podem aproximá-los de seus pacientes, proporcionado momentos que não seriam possíveis em uma consulta presencial.

Neste caso de sucesso, a Dra. Verônica Jordani conta como utiliza a Teleconsulta do iClinic de forma eficiente, proporcionando mais segurança para seus pacientes.

Continue a leitura e descubra como a experiência de atender pacientes a distância superou as expectativas da psiquiatra Verônica.

Acompanhe!

Conheça um pouco da jornada da Dra. Verônica Jordani

A Dra. Verônica compartilhou que nunca teve dúvidas em relação ao que gostaria de fazer profissionalmente. Ela sempre quis cursar medicina, apesar de não vir de uma família de médicos.

Com a sua especialidade, psiquiatria, foi a mesma coisa. Ao longo da faculdade, ela percebeu que era esse caminho que gostaria para sua carreira médica.

“Quando eu estava fazendo minha residência, lembrei que quando era pequena costumava telefonar para um hospital psiquiátrico aqui de Caxias, querendo conversar com os pacientes. Acho que vem daí essa vontade de conversar com o paciente psiquiátrico.”

No começo de sua carreira, a Dra. Verônica costumava atender planos de saúde, mas hoje em dia segue apenas atendendo pacientes particulares.

“Ficar atrelada ao plano de saúde hoje em dia é bem complicado. Você acaba perdendo gerenciamento da agenda, e até autonomia em relação à conduta médica. Você também conta com pacientes que te procuram por conhecer sobre seu trabalho, têm boas referências suas, e não apenas porque estão credenciados a um plano de saúde que você atende.”

Como a psiquiatra compartilhou em sua entrevista, muitas vezes os profissionais de saúde se dedicam mais a medicina do que a própria família, e no futuro, ela gostaria de dar mais atenção aos seus filhos.

A Dra. Verônica é mãe do Frederico e do Lourenço. Em sua entrevista, perguntamos como é conciliar a rotina médica com a maternidade.

“É um jogo de cintura diário. Tenho dois filhos, um tem 12 anos e outro tem 10, preciso conciliar toda a parte dos atendimentos do consultório, mais a atenção e rotina deles. Realmente não é uma jornada fácil, tem que ter muita disciplina e organização, uma agenda que funciona redondinho, se não é igual efeito dominó, cai uma peça e todo o resto vai junto.”

Além de administrar o próprio consultório, atender pacientes e cuidar de seus filhos, a Dra. Verônica também tem uma forte presença online nas redes sociais.

Seu instagram, @verojordani, conta com diversos conteúdos educativos para pacientes, assim como sua conta profissional no Facebook.

“Eu tenho o objetivo de alcançar mais pessoas por meio das redes sociais, fazendo um ótimo trabalho na área da psicoeducação, e assim fidelizando ainda mais os pacientes. As pessoas confiam quando começam a ouvir sobre seu trabalho. Tenho recebido muitos pacientes no consultório que me acompanham nas redes sociais, e eles já entendem minha forma de trabalhar.”

Outro diferencial da psiquiatra que ajuda muito na fidelização de pacientes é sua acessibilidade.

Uma das minhas grandes características é a acessibilidade, eu sou muito acessível. Estou sempre disposta a ajudar, mesmo aos finais de semana. Tenho uma forma de trabalhar mais aberta.”

Como é a experiência de atender pacientes pela Teleconsulta?

“Olha, essa experiência está sendo incrível, até superou minhas expectativas. Sempre gostei muito do mundo digital, uso prontuário eletrônico há muitos anos. Agora em função da pandemia, tive que aderir a Telemedicina de forma muito rápida para manter o tratamento dos meus pacientes. É impossível deixar o paciente psiquiátrico sem acompanhamento médico, sem receita e a assistência que eles precisam.”

“Entrei para a Telemedicina e meus pacientes gostaram, o retorno que eu estou tendo é bastante positivo. Alguns pacientes se sentem mais à vontade quando estão no ambiente deles, do que no ambiente de consultório médico. Eles me mostram a casa deles, os bichinhos de estimação, o jardim, parece que estou sendo convidada a entrar na casa deles, a consulta flui de um jeito diferente, por vezes muito mais produtiva do que no consultório.”

A Dra. Verônica respondeu o receio de muitos profissionais de saúde em relação ao atendimento médico a distância: ele é de fato, seguro?

“Eu não vejo nenhuma forma de insegurança na Teleconsulta. Eu peço para minha secretária orientar o paciente para que ele esteja em um local privado e que use o fone de ouvido, para que outras pessoas não escutem nossa conversa.”

E na questão da relação entre médico e paciente, a Teleconsulta afasta de alguma forma?

“Não vejo como um distanciamento, na realidade vejo até como uma forma do paciente se sentir mais seguro, porque eles veem que existe uma outra forma de nos acessar, sem ser pela consulta presencial. É mais simples, em cinco minutos eles estão em contato com o psiquiatra. É diferente de ter que agendar, ir ao consultório e pagar estacionamento. O tempo para iniciar a consulta diminuiu e o paciente se sente mais seguro.”

Realmente, como a própria Dra. Verônica afirmou, diferente de uma consulta presencial em que muitos demoram uma hora no deslocamento, em alguns minutos é possível acessar uma plataforma.

A Dra. Verônica já realizou mais de 300 atendimentos com a Teleconsulta da iClinic desde que a pandemia começou.

“Já atendi gente de Tocantins, de São Paulo, do Rio, a distância acaba não existindo entre o profissional e o paciente. Inclusive, tenho uma paciente que está presa na Itália, não conseguiu voltar, e eu consegui atendê-la na Itália pela Teleconsulta.”

Apesar da Teleconsulta estar em alta, a regulamentação atual não prevê sua continuidade após a crise da COVID-19. Perguntamos para a psiquiatra qual era sua opinião em relação à regulamentação da Telemedicina.

Eu torço muito para que a Telemedicina seja autorizada depois da pandemia. Existem especialidades médicas em que a Telemedicina é inviável por exigir um exame físico do paciente, mas para especialidades como a psiquiatria, é muito raro precisarmos fazer um exame físico do paciente, por isso é primordial que isso seja revisto.”

“O acesso ao psiquiatra é muito mais fácil, o paciente fica mais tranquilo para conversar com o psiquiatra no ambiente dele, ele fica mais confortável para falar das suas questões, e temos uma série de benefícios. Meu entendimento é que se a Telemedicina for liberada, vai virar uma rotina na minha vida certamente. O paciente que quiser, aceitar e preferir, eu vou atender pela Telemedicina.”

Segundo a experiência da Dra. Verônica com a Teleconsulta, muitos pacientes preferem a consulta online.

“Eu atendi diversos pacientes, e eles já me questionaram “se tiver tudo voltado ao normal, podemos ter essa consulta por Telemedicina?”, os pacientes realmente estão gostando, eles mesmos estão solicitando. Se for regulamentado, vai vir pra ficar, só pra facilitar a vida.”

Por que a Dra. Verônica Jordani escolheu o iClinic como seu software médico?

“Eu já usei outros dois prontuários eletrônicos, mas os prontuários eram limitados na questão de recursos. Eu escolhi o iClinic pela plataforma ser muito simples de utilizar, muito intuitiva, e contemplava tudo que eu queria tanto na questão de prescrição de medicamentos, quanto na personalização do meu prontuário.”

Para a psiquiatra, contar com um software médico intuitivo é fundamental para a rotina médica. Tanto que foi por esse motivo que ela voltou a utilizar o iClinic, após uma época de mudança de clínica.

“Teve uma época que eu deixei de usar o iClinic e fui usar o Feegow, porque acabei mudando de clínica, mas achei muito complexo, nada intuitivo. Quando saí da clínica e voltei para meu consultório, migrei todos os meus pacientes de lá e voltei a usar o iClinic.”

Além da praticidade do iClinic, outro aspecto importante é o atendimento rápido da nossa equipe.

Nós também temos um acesso muito fácil a equipe de suporte, tudo que aconteça ao longo do dia ou até no meio de um atendimento, mandamos pelo chat e temos uma solução imediata. Fico muito segura com o uso do iClinic.”

Normalmente, a equipe de suporte da iClinic responde em até três minutos pelo chat, durante o horário comercial. Tudo isso justamente para oferecer um atendimento rápido para os profissionais de saúde.

“Sempre sou muito bem atendida, a resolutividade de vocês é incrível. Essa semana tive problema com registros de consultas, e vocês me solucionaram na hora. Sempre que preciso realmente eu tenho a solução.”

Para a Dra. Verônica, a agenda médica e o prontuário eletrônico são funcionalidades essenciais, principalmente para sua organização. O aplicativo iClinic também é uma de suas funcionalidades favoritas.

“Quando os pacientes entram em contato comigo pelo WhatsApp e eu não estou em casa, e sem meu computador, eu acesso o aplicativo e olho todo o prontuário do paciente no celular. Eu tenho a vida dos meus pacientes e ela está toda dentro do iClinic. Tudo que a gente faz fica salvo, até no horário que foi feito. Eu consigo olhar qual horário a receita foi impressa, tudo direitinho, é uma segurança que não tem explicação.”

Conciliar o dia a dia do consultório com a maternidade não é uma tarefa simples, mas a Dra. Verônica conseguiu administrá-la com excelência, principalmente devido a sua dedicação, e com um pouco da ajuda do iClinic.

“O iClinic é simples de usar, extremamente intuitivo e contempla tudo que a gente precisa tanto pro atendimento do paciente, quanto pro gerenciamento do consultório.”

Se você também quer conquistar todos esses benefícios como a Dra. Verônica, conheça também a Teleconsulta do iClinic:

Contatos da Dra. Verônica Jordani:

Endereço: Rua Moreira César, 2650, sala 1406 – 95034-000 Pio X, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

E-mail: draveronicajordani@gmail.com

Telefone: (54) 3533-5568

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