Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Como garantir o sucesso da sua clínica com cursos de gestão em saúde

5 especializações e cursos de gestão em saúde que você precisa conhecer

Muitos médicos que administram clínicas ainda não se enxergam como empreendedores. Esse é um dos motivos pelo qual, segundo o IBGE, mais de 60% dos pequenos negócios fecham nos seus primeiros 5 anos. Pensando nisso, separamos seis especializações e cursos sobre gestão indispensáveis para um médico que visa o sucesso da sua clínica.

Está sem tempo para ler o artigo? Escute o áudio dele clicando no player:

Durante a graduação na área da saúde, é raro ter disciplinas que abordem matérias de administração e gestão de clínicas, apesar de que muitos profissionais optam por abrir sua própria clínica após a especialização.

Como se já não fosse difícil o bastante para residentes entrarem no mercado de trabalho, administrar uma clínica também é um grande desafio.

É exatamente por isso que tantas instituições disponibilizam cursos de gestão voltados para a área de saúde.

Quer se destacar no mercado e ter uma clínica de referência? Continue lendo o artigo e confira como os cursos de gestão em saúde podem te ajudar.

Qual a importância dos cursos de gestão em saúde?

As especializações e cursos de gestão podem ajudar tanto os profissionais que já possuem uma clínica, quanto aqueles que pensam em abrir um negócio.

Procurar por esse conhecimento facilita muito na hora do planejamento, auxiliando também na economia de investimentos e aumentando a produtividade da clínica.

Como já mencionamos anteriormente, 60% das clínicas fecham em menos de 5 anos. Não é questão de má sorte entre os profissionais da saúde, na verdade é um motivo bem simples: falta de conhecimento sobre gestão.

No momento em que você decide abrir uma clínica, você deixa de ser apenas um médico e vira um médico empreendedor.

Por isso, é necessário um alto investimento para garantir ainda mais o sucesso do seu negócio, muito similar ao que ocorre durante a formação e especialização de um médico.

Há muitos sacrifícios e é preciso determinação para se sair bem nesse mercado tão concorrido que é a medicina. Se enganam aqueles que pensam que para ter sucesso em uma clínica, basta ser um ótimo médico.

É preciso saber sobre gestão, finanças, marketing e outros setores de um negócio.

Quer saber as principais dificuldades de um médico empreendedor e como superá-las? Confira tudo aqui neste artigo.

Como os cursos de gestão otimizam diferentes áreas das clínicas

Com a ajuda de um bom curso sobre gestão, muitas áreas da sua clínica podem ser melhoradas.

Na parte financeira, por exemplo, será possível visualizar se a clínica realmente está trazendo lucratividade, ou se está apenas “pagando os custos”, algumas vezes nem isso.

Se engana quem pensa que apenas o atendimento ajuda na fidelização do paciente. Alguns cursos explicam como um bom ambiente retêm pacientes, e ensinam boas práticas para entregar um local agradável.

Quando as técnicas ensinadas nos cursos são aplicadas na clínica, todos os processos se tornam mais produtivos e transparentes, como contratações de profissionais eficientes e treinamentos que aumentam a produtividade.

Bom, se você chegou até aqui já entendeu a importância de se especializar na área de gestão. Agora vamos saber mais sobre os cursos que são oferecidos!

5 especializações e cursos de gestão em saúde que instituições renomadas oferecem

Os cursos de gestão em saúde têm em comum o ensino de conhecimentos e de habilidades específicas, como: políticas públicas de saúde, metodologia científica, gestão de pessoas, gerenciamento de recursos financeiros e planejamento estratégico de instituições.

O objetivo desses cursos é a formação de gestores capacitados, preocupados em oferecer a melhor qualidade de serviços de saúde para a população.

Conheça agora um pouco mais sobre cada um.

1. FGV: Mestrado Profissional em Gestão de Saúde

O mestrado oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, tem como objetivo formar profissionais que já atuam na área da gestão na saúde com excelência.

As disciplinas do mestrado estão divididas em três módulos, que abordam os conhecimentos e as práticas mais inovadoras do ramo, contando com um corpo docente extremamente experiente e especializado.

O curso tem duração de 18 meses, possuindo uma carga horária total de 390 horas.

2. USP: MBA Gestão na Saúde

O MBA oferecido pela USP tem como intuito instrumentalizar o profissional para que ele se torne capaz de operar com eficiência nos vários cenários do sistema de saúde do Brasil, tanto em instituições públicas quanto privadas.

Os destaques do currículo deste MBA são focados na gestão e na educação em saúde, como gerenciamento de custos e insumos, tomada de decisão, liderança e empreendedorismo.

Entre os diferenciais do curso da Universidade de São Paulo estão: Certificação USP, corpo docente originado das mais prestigiadas universidades do mundo, modalidade EAD (Ensino a Distância), conteúdo flexível ao perfil do aluno.

O MBA tem duração de 19 meses e exige a produção de um TCC antes da graduação.

3. Insper: MBA Executivo em Gestão de Saúde

Esta especialização da Insper conta com carga horária de 640 horas.

Com um currículo dividido em três módulos, o curso é focado em executivos do setor de saúde com experiência em gerência maior que cinco anos.

O conteúdo do curso é praticado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e é focado em três dimensões de aprendizado: Liderança, Atuação Profissional e Carreira.

4. FASM: Curso de Gestão em Saúde

O curso de pós-graduação oferecido pela Faculdade Santa Marcelina é focado em formar profissionais capacitados e preparados para lidar com os vários ambientes que requerem os serviços gerenciais na saúde: hospitais, clínicas, unidades de saúde e laboratórios, por exemplo.

Sempre com o objetivo de suprir as demandas locais, regionais e nacionais.

O curso conta com uma carga horária de 360 horas e duração de 12 meses, além de possuir um corpo docente reconhecidamente prestigiado.

5. Portal Educação: Curso online de atualização

Este curso EAD de Gestão em Saúde oferece aos vários tipos de profissionais da área da saúde uma visão inicial abrangente do gerenciamento estratégico do setor.

O objetivo é aperfeiçoar os profissionais e é inteiramente online. O curso conta com uma carga horária de 60 horas.

6. IPEMED: Pós-online multiprofissional de Gestão em Saúde

O curso de pós-graduação online da IPEMED aborda os principais conceitos administrativos contemporâneos. Por exemplo, como aferir qualidade na assistência de saúde por meio de auditorias e gestão do cuidado ao paciente.

Inclui ainda a gestão administrativa de uma unidade de saúde ou pasta especializada, financiamento das atividades, trabalho em equipes interdisciplinares e ao gerenciamento de inovações em saúde.

A IPEMED é uma instituição de ensino com foco na pós-graduação médica e educação continuada em saúde com 15 anos de tradição e mais 50 mil alunos formados, grande parceira da iClinic. Faz parte da Afya, o maior grupo de educação médica do país.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a tomar a melhor decisão! Caso tenha sido útil para você, que tal ver como ter ainda mais sucesso com uma boa gestão em saúde?

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e comente o que achou sobre os cursos de gestão em saúde!

Sair da versão mobile