Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Para quais especialidades a Telemedicina é válida?

Para quais especialidades a Telemedicina é válida?

O atendimento a distância se tornou, para muitos, a única forma de continuar a assistência médica durante a pandemia. Muitos profissionais se surpreenderam ao perceberem que sua especialidade é válida para a Telemedicina.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player abaixo:

A Telemedicina é um assunto discutido há muito tempo no Brasil, principalmente após a tentativa do CFM de regularizá-la completamente em território nacional, em 2018.

Um estudo do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) sobre evidências internacionais das experiências da Telemedicina, afirmou que a inovação teve um impacto positivo em diversos países.

No Brasil, 81% das Teleconsultas evitaram novos encaminhamentos, gerando uma economia de R$ 236 milhões para o sistema de saúde.

Nos EUA, os pacientes reduziram 80,7% da distância percorrida para realizarem consultas, e economizaram US$ 155.627,20.

Todos esses dados foram coletados antes da pandemia, o que mostra que a Telemedicina é uma forte aliada para a saúde em todos os momentos, e seu potencial deve ser explorado cada vez mais.

Porém, será que a Telemedicina é válida para todas as especialidades médicas? Como saber se você pode ser beneficiado por essa tendência?

Continue a leitura e descubra!

[crp]

Como a Telemedicina auxilia as especialidades médicas?

A Telemedicina é definida como o atendimento médico a distância, e possui diversas vertentes, principalmente dentro das especialidades médicas.

Entre as principais delas, podemos citar:

Além das vertentes gerais, existem algumas que são específicas para determinadas especialidades, como Teledermatologia, Telepsiquiatria, Telerradiologia, Telepediatria, entre outros.

Para se aprofundar mais no assunto, veja nosso vídeo explicativo:

A Telemedicina auxilia as especialidades de diversas formas, como na continuidade do atendimento médico em qualquer situação, e fidelização de pacientes, que encontram mais uma forma de contato com os médicos.

Para exemplificar essas situações, trouxemos algumas práticas utilizadas na Telemedicina que auxiliam cada vez mais os profissionais de saúde:

Essas são apenas algumas formas que a Telemedicina pode ajudar os profissionais de saúde.

Quer ver um conteúdo completo sobre Telemedicina e como praticá-la? Baixe gratuitamente nosso eBook:

Existe alguma especialidade que não consegue utilizar a Telemedicina?

Não! Todas as especialidades médicas podem usufruir das vantagens da Telemedicina, e logo, muitas terão o atendimento a distância como principal forma de trabalho, da mesma forma que acontece hoje com a radiologia.

Mas e especialidades visuais, que realizam exames físicos? Os dermatologistas e pediatras, por exemplo, conseguem mesmo utilizar a Telemedicina?

Diferente do que muitos imaginavam, mesmo especialidades visuais, como a dermatologia, conseguem utilizar perfeitamente funcionalidades como a Teleconsulta.

A dermatologista Carolina é um dos casos de sucesso da iClinic, e em seu depoimento, conta como conseguiu auxiliar a maioria dos seus pacientes sem um exame físico.

“De todas as Teleconsultas que eu fiz, apenas um paciente com um sintoma oncológico precisou de consulta presencial. A Teleconsulta vale super a pena, então pretendo continuar mesmo após a pandemia, porque você pode ajudar pacientes que estão longe do seu consultório, ou pacientes pós-cirúrgicos que não podem se locomover.”

A Dra. Verônica é psiquiatra, e também aderiu a Telemedicina na pandemia. Assim como a Dra. Carolina, percebeu um impacto extremamente positivo.

“Entrei para a Telemedicina e meus pacientes gostaram, o retorno que eu estou tendo é bastante positivo. Alguns pacientes se sentem mais à vontade quando estão no ambiente deles, do que no ambiente de consultório médico.”

Até mesmo cirurgiões, cardiologistas, e todas as especialidades que costumam ter apenas consultas presenciais, viram que para atendimentos como retornos, solução de dúvidas, validação de hipóteses, a Telemedicina é válida.

Portanto, se você deseja ter um relacionamento mais próximo com seus pacientes, e quer tornar seus atendimentos acessíveis de forma segura, a Telemedicina é ideal.

É importante ressaltar que a utilização de uma plataforma de Telemedicina segura é essencial.

Apesar de canais como Zoom, WhatsApp e Skype serem práticos, eles não foram desenvolvidos para a área da saúde, e não buscam seguir exigências de órgãos como o CFM.

No iClinic, por exemplo, a Teleconsulta é integrada ao prontuário eletrônico, e todas as informações são salvas na nuvem, o que impossibilita a perda dos dados, assim como acessos de pessoas não autorizadas.

Além disso, a segurança também conta com outros diferenciais, como criptografia para transitar os dados, e a ajuda dos servidores da AWS, a plataforma em nuvem mais abrangente do mundo.

Quer conhecer mais sobre a Teleconsulta iClinic, e contar com uma plataforma segura para você, e seus pacientes? Clique na imagem abaixo:

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Sair da versão mobile