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Tire suas dúvidas e escolha o software de gestão para consultórios ideal

Tire suas dúvidas e escolha o software de gestão para consultórios ideal

O software de gestão para consultórios ideal é aquele que atende às suas necessidades, tem um ótimo custo-benefício e é fácil de usar.

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Escolher um sistema médico não é uma tarefa simples, mas ao listar suas necessidades e tirar suas dúvidas, você toma sua decisão sem cometer nenhum erro, assim como o Dr. Germano Dalfito.

Dê uma olhada em seu depoimento:

“O que eu diria para alguém que ainda não tem um sistema é não pensar duas vezes. Até agora minha experiência foi muito positiva, só conquistei vantagens ao adquirir o iClinic, se eu pudesse voltar atrás contrataria vocês do mesmo jeito.”

Quer ter esse mesmo sentimento em relação ao seu software de gestão? Continue a leitura e tire as 10 dúvidas mais frequentes que todo médico costuma ter.

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10 dúvidas frequentes ao escolher um software de gestão para consultórios

Cada profissional escolhe um sistema de uma forma. A Dra. Priscilla Jorge, por exemplo, realizou pesquisas na internet e buscou avaliações de quem já tinha utilizado o software médico.

“Fiz uma busca na internet e achei o iClinic interessante, também li opiniões, fiz o teste e já gostei logo no início porque é muito fácil de usar. Nunca vi ninguém se queixando sobre o iClinic igual vi queixas sobre outros sistemas.”

Olhar as avaliações nas redes sociais do sistema e em sites como o ReclameAqui são ótimas dicas, mas também é importante tirar suas dúvidas com um consultor da empresa.

Para conhecer um ótimo software de gestão na prática, faça já um teste grátis no iClinic:

Veja a seguir quais são os 10 questionamentos que você deve fazer para escolher seu sistema.

1. Preciso pagar multa se quiser cancelar o software de gestão para consultórios?

Cada empresa tem uma política diferente, por isso, é essencial analisar quais têm taxa de fidelidade, também conhecida como a famosa multa por cancelamento.

Enquanto alguns sistemas médicos aplicam uma multa para clientes que desejam cancelar antes de um ano, outros não possuem nenhuma taxa de fidelidade e você pode cancelar a qualquer momento.

Procure escolher empresas que sejam totalmente transparentes sobre essa questão e não te prendam ao software quando você não está satisfeito.

Outra dica importantíssima é olhar o contrato de assinatura com calma e paciência, porque essa informação costuma estar oculta em meio a um texto longo, ao invés de legível no site da empresa, por exemplo.

Entenda como esse processo funciona no iClinic:

2. Perco os meus dados ao cancelar minha assinatura?

Mesmo com leis como a LGPD, que garantem a proteção e privacidade dos dados, muitos softwares de gestão para clínicas e consultórios ainda dificultam a exportação de dados.

Ao comunicar que deseja migrar para outro software médico, eles impedem a exportação ou dificultam ao máximo para que você não cancele sua assinatura.

Para evitar essa dor de cabeça, verifique se a empresa permite que você exporte seus dados a qualquer momento, por meio de um botão dentro do sistema.

3. Um software de gestão para consultórios com armazenamento na nuvem é seguro?

O armazenamento na nuvem é a forma mais segura de guardar suas informações em um sistema. Diferente de quando estão em papéis ou softwares instalados, elas nunca serão completamente perdidas.

Como a nuvem funciona como uma espécie de servidor seguro da internet, mesmo que seu computador quebre, nada vai acontecer com seus dados.

Se o software de gestão exige login e senha exclusivos para acessar sua conta, e dispõe de níveis de acesso para cada usuário, ninguém consegue coletar as informações sigilosas dos pacientes.

Imagine que uma recepcionista tenha anotado a senha do sistema para clínicas em um papel, e uma pessoa mal-intencionada tenha tirado uma foto para roubar dados de pacientes.

Como os profissionais da recepção não possuem acesso ao prontuário do paciente ou a qualquer dado sensível, a pessoa não conseguirá fazer nada. Ou seja, tudo que você precisa fazer é não compartilhar sua senha.

Baixe gratuitamente nosso material sobre segurança dos dados para entender como a proteção de um sistema na nuvem funciona:

4. Posso trocar o plano da minha assinatura quando quiser?

Para atender melhor às necessidades de cada perfil de cliente, muitas empresas oferecem diferentes planos em um mesmo software médico.

Isso significa que você não precisa pagar mais caro por ferramentas que não vai utilizar. Ou seja, é possível escolher o plano ideal.

Entretanto, em algum momento seu consultório pode ter um aumento no fluxo de pacientes, ou ter mais funcionários, entre outras possibilidades.

Pensando nisso, fique atento para saber se você pode migrar de plano quando quiser. Assim, você garante que seu software de gestão acompanha a evolução do seu consultório.

5. Vou pagar uma taxa de entrada na hora de contratar o software de gestão?

Uma surpresa desagrádavel é perceber que pagou a mais por um produto porque uma taxa de entrada não foi notificada na hora da compra.

Infelizmente esse cenário é comum em qualquer segmento de mercado, por isso, é essencial verificar no site da empresa se os planos têm taxa de entrada.

Caso essa informação não esteja clara, pergunte diretamente a um consultor.

Aprenda mais dicas como essa no nosso vídeo:

6. Como saber se a empresa do software é confiável?

Alguns médicos e administradores de consultórios já passaram pela situação de contratar um software de gestão, e meses ou anos depois, a empresa fechar.

Além de forçar sua migração para outro sistema, também há a constante dúvida se é possível confiar na instituição.

Para ter mais confiança na hora de escolher seu sistema médico, faça esta checklist:

Se você conseguir responder “sim” a todas essas perguntas, significa que a empresa é confiável. 🙂

7. O suporte do software de gestão para consultórios é bom?

A melhor forma de descobrir quais são os valores de uma empresa é olhar a forma como ela trata seus clientes. Como a equipe de vendas funciona? E o suporte?

Mesmo que o software de gestão seja fácil de usar, é normal que dúvidas surjam ao longo do caminho, logo, você precisa contar com uma equipe de suporte ágil e eficiente para solucionar seus questionamentos.

Para descobrir essa informação, procure conteúdos da empresa sobre o assunto, ou pergunte diretamente aos profissionais que já utilizaram o sistema.

8. O prontuário eletrônico é personalizável?

Uma das maiores vantagens de ter um software médico é ter um prontuário eletrônico acessível de qualquer lugar, completamente personalizável e seguro.

Se o software de gestão não permite que você personalize o prontuário da melhor forma para o seu atendimento, não vale a pena considerá-lo para seu consultório.

Afinal, ao customizar sua anamnese, você garante que não se esquecerá de nenhum detalhe durante a consulta, centraliza os dados em um único local e tem mais tempo para conversar com o paciente.

Baixe nosso guia gratuito para aprender mais dicas sobre como escolher um bom prontuário eletrônico:

9. Consigo realizar migração de dados do meu software de gestão antigo?

Talvez você já tenha um software de gestão para consultórios, mas ele não está atendendo suas necessidades. Por isso, você decidiu buscar por um mais eficiente e quer migrar seus dados.

Esse processo é diferente em cada empresa.

Na iClinic, por exemplo, nós temos uma equipe de migração de dados focada em garantir a melhor experiência durante essa transferência de informações.

Dependendo de qual é o sistema antigo, nós conseguimos realizar a migração em até duas semanas. Entretanto, nem sempre conseguimos fazer a migração, e em alguns casos o prazo pode ser diferente.

Essas diferenças são causadas porque alguns softwares de gestão não exportam os dados em formatos compatíveis com o nosso sistema, o que dificulta a transferência.

Verifique entre suas opções quais empresas se comprometem em realizar a migração, e qual o prazo estabelecido. Assim, você consegue ter mais segurança na hora de escolher.

Baixe este material para entender como a migração de dados no iClinic funciona na prática.

10. O software de gestão para consultórios passa por atualizações e melhorias?

Imagine contratar um software médico e, cinco anos depois, ele não ter melhorado em nada. Não existe nenhuma inovação, nova funcionalidade ou melhorias.

Uma situação revoltante, não concorda?

Um software de gestão para consultórios comprometido com seu negócio passará por atualizações constantes. Inclusive, nas funcionalidades que você já paga.

Busque conteúdos que explicam como o desenvolvimento de funcionalidades funciona no sistema que está considerando contratar.

Dessa maneira, você consegue entender quais empresas são movidas por tecnologia e inovação, e quais não estão comprometidas em entregar melhorias com o tempo.

Ao tirar todas as dúvidas que citei no artigo, tenho certeza que você vai escolher o melhor software de gestão para consultórios, de acordo com as suas necessidades.

Baixe gratuitamente nossa planilha de comparação de softwares médicos e facilite ainda mais sua tomada de decisão:

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