Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

4 principais erros que causam o fechamento de clínicas médicas

4 principais erros que causam o fechamento de clínicas médicas

Falta de planejamento, otimização de processos e indicação: conheça os principais erros cometidos que acabam por fechar clínicas médicas.

Alguns erros podem ser fatais para determinar o fechamento de clínicas. Por esse motivo, é fundamental ter organização e o conhecimento necessário para evitar que eles aconteçam e coloquem em risco o bom desenvolvimento do seu ambiente de trabalho.

Ter noções básicas de administração e finanças é essencial para manter a sua clínica de portas abertas. Sendo assim, é preciso estar atento para evitar ações que comprometam as metas e objetivos.

Neste post, você aprenderá a evitar os erros mais comuns que causam o fechamento de consultórios e enterram os sonhos de muitos profissionais. Confira!

1. Falta de um bom planejamento

Um bom planejamento é a base de qualquer negócio, por isso, precisa ser bem-feito e conter todas as suas metas, objetivos e estratégias que serão usadas. Por meio dele, você conseguirá traçar qual caminho a clínica precisa seguir para se destacar no mercado e ganhar a preferência de seus pacientes.

Ainda, no planejamento devem constar quais investimentos serão feitos para modernizar o ambiente, como o uso de equipamentos tecnológicos, softwares de gestão, entre outros. Tudo sem comprometer o fluxo de caixa da clínica.

2. Não otimizar processos

Existem alguns processos dentro de uma clínica que precisam ser feitos diariamente, como o agendamento de consultas, envio de lembretes para pacientes não esquecerem do horário marcado, análise de prontuários, cobranças etc. Tudo isso precisa ser otimizado constantemente, mas como fazer isso?

Uma das formas é por meio de um software de gestão que automatize todos esses procedimentos. Dessa forma, não só os processos, mas toda a rotina da clínica será otimizada, até mesmo a produtividade de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre Gestão na área da saúde? Assista o vídeo abaixo sobre os 5 pontos fundamentais:

3. Depender apenas de indicações para conquistar novos pacientes

As indicações, ou marketing boca a boca, são muito importantes e extremamente eficientes na hora de conquistar a confiança de novos pacientes. No entanto, você não pode ficar apenas na dependência dessas indicações para conquista novos pacientes. É preciso ir além para garantir o seu posicionamento no mercado.

Dessa maneira, é fundamental investir em ações de marketing digital que ajudarão a fortalecer a imagem da sua clínica. Se achar necessário, terceirize o serviço e contrate uma equipe especializada para cuidar desses assuntos mais específicos e garantir bons resultados.

4. Não fazer uma gestão financeira eficiente

Nenhum negócio sobrevive sem uma gestão financeira saudável, por isso, é essencial que sua clínica faça uma administração eficiente de todas as entradas e saídas. Tudo deve ser registrado: desde os gastos mínimos até os investimentos maiores.

Além disso, lembre-se de que é indispensável a elaboração de um pró-labore, para você não fazer retiradas esporádicas do caixa e nem misturar suas finanças pessoais com as da clínica.

Evitando esses erros que colaboram para o fechamento de clínicas médicas, você já consegue ter um melhor controle de todos os processos. Vale destacar que um software de gestão facilitará a sua rotina e ajudará a evitar essas falhas tão comuns nesse segmento. Portanto, não deixe de incluir esse investimento no seu planejamento, ok?

Ficou interessado em entender mais sobre gestão de clínicas? Então baixe o nosso eBook gratuito sobre o tema e faça uma gestão excelente da sua clínica:

Sair da versão mobile