Você sabia que, para a boa saúde de uma clínica ou consultório médico, é preciso ficar de olho nas finanças e que o fluxo de caixa é uma das ferramentas ideais para auxiliar nessa tarefa?
Neste post, você vai entender a importância do fluxo de caixa de um consultório, como elaborá-lo e os principais cuidados e vantagens de sua utilização.
O que é o fluxo de caixa
O fluxo de caixa de um consultório, a exemplo do que acontece em qualquer tipo de negócio, deverá levar em consideração não só os valores em caixa, ou seja, em dinheiro, mas também aqueles que estão nas contas-correntes e nas aplicações de curto prazo, também conhecidas como equivalentes de caixa.
Além desses valores, deverão ser relacionadas todas entradas e saídas, tanto de recebimentos, por exemplo, valores pagos por pacientes e planos de saúde, quanto de pagamentos feitos a fornecedores de materiais hospitalares, secretárias, contadores e outros gastos para a manutenção de suas atividades.
Como elaborar o fluxo de caixa
Para elaborar o fluxo de caixa de um consultório, é preciso definir uma data de corte, representada pelo início do registro de todas as atividades financeiras.
Feito isso, devem ser registrados os saldos iniciais de caixa e equivalentes, preferencialmente com o uso de um bom software de gestão.
A partir daí, toda a movimentação deverá ser contabilizada diariamente.
Ao realizar a comparação entre esses saldos iniciais de disponibilidades e o valor das receitas e despesas no final do período, será obtido o fluxo de caixa do período.
Aqui, entra a importância maior do fluxo de caixa, que é a de representar o valor que o consultório possui disponível para gastar conforme suas necessidades.
Cuidados com o fluxo de caixa
Para que o fluxo de caixa reflita a realidade do consultório ou clínica e seja uma ferramenta importante, é preciso tomar alguns cuidados em sua elaboração.
O primeiro deles é a atualização diária, ou seja, será necessário conferir a movimentação financeira diariamente, incluindo o fluxo de caixa, extratos, além de relatórios de recebimentos e pagamentos.
Para demonstrar o quanto a análise diária do fluxo de caixa é fundamental gravamos um vídeo rápido com o Caio, especialista em finanças, com um exemplo de análise do fluxo de caixa por dia:
É preciso detalhar o máximo possível o histórico das entradas e saídas, já que este poderá ajudar no caso de dúvidas sobre algum lançamento.
Outro cuidado essencial deve ser feito com relação aos cheques pré-datados, tanto emitidos quanto recebidos, e que só deverão fazer parte do fluxo de caixa quando forem efetivamente descontados.
A importância do fluxo de caixa em um consultório
Além de permitir a organização das finanças, otimizando, assim, a gestão financeira, o fluxo de caixa de um consultório ainda permite a criação e a análise de categorias de gastos, o que possibilitará saber para onde o dinheiro do consultório está indo.
Com base nesses dados, podem ser feitas substituições, cortes ou diminuições nos gastos do consultório e uma consequente melhoria nos resultados.
Outro grande benefício é a projeção de resultados, que permite conhecer, de forma antecipada, como estará o caixa da clínica no futuro.
Caso seja necessário, possibilita a compra de equipamentos, aumento de instalações ou outro tipo de investimento no consultório.
A projeção do fluxo de caixa também permite a obtenção dos melhores empréstimos e financiamentos, já que pode antecipar futuras necessidades de capital.
Neste post, você viu que o fluxo de caixa de um consultório é ferramenta essencial para uma boa gestão financeira.
Além disso, compreendeu que sua elaboração é simples, mas que requer, preferencialmente, o uso de um bom software de gestão. Este poderá ser utilizado não somente para organizar as finanças, mas para o gerenciamento de gastos e projeção de resultados.