Principais dicas de aromatização para salas de espera de clínicas e consultórios

Dicas de aromatização para salas de espera de clínicas e consultórios

Principais tópicos

A sala de espera é, por natureza, um ambiente desconfortável para os pacientes.

O fato de ser um ambiente que antecede uma consulta, situação que pode revelar algo desconhecido até então ou  fatos indesejados, pode causar tensão, ansiedade, mal estar, angústia.

Além disso, a correria em que os pacientes vivem em seu dia a dia, podem desencadear um sentimento desconfortável de pressa, deixando os pacientes estressados.

Entretanto, é possível amenizar o clima e tranquilizar o paciente enquanto aguarda, criando uma atmosfera calma agradável. Dando a sequência de posts sobre como melhorar o ambientes em sua clínica ou consultório, iniciada com o post “Dicas de som ambiente para salas de espera em consultórios”, preparamos desta vez algumas dicas de aromatização para salas de espera que podem ajudar a relaxar seus pacientes.

Técnicas para deixar o ambiente relaxante

A tecnologia vem ajudando a medicina para proporcionar mais bem estar para os seus pacientes, e por isso o marketing olfativo foi criado, assim como as técnicas de aromaterapia que podem ser usadas no caso.

aromatizacao_para_clinicas

O marketing olfativo é a técnica que consegue criar vínculo emocional entre o cliente e a empresa por meio dos cheiros e sensações.

Esse tipo de marketing é aplicado em produtos perfumados e já é bastante usada no Brasil, principalmente em pontos de venda, local em que o contato com o cliente é direto. Mas o conceito aplica-se perfeitamente ao ambiente da sala de espera, já que o marketing olfativo consegue até melhorar a ideia e percepção do cliente sobre a empresa e seus valores.

A técnica de criar sensações, memórias e emoções pelo cheiro acaba fazendo com que o cliente tenha uma boa lembrança daquele dia e amenize todos esses sentimentos de ansiedade e medo.

Aromaterapia

E os conceitos do marketing olfativo podem ser postos em prática com ajuda da aromaterapia.

A aromaterapia é o conceito que se baseia no aroma das plantas para criar sensações nos indivíduos do local. Esse tipo de tratamento é bem antigo e ajuda a amenizar o estresse, podendo ser utilizado até mesmo em casa.

Para isso, basta utilizar óleos essenciais extraídos de flores e plantas e promover o equilíbrio total (de corpo, mente e espírito) de todos os presentes no ambiente. Por ser um local de interação, os aromas mais recomendados para uma sala de espera são os cítricos, que dão a sensação de aconchego, ou de manjericão e hortelã-pimenta.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online