Você sabe como a equipe da iClinic trabalha na busca de desenvolver o software mais prático para a sua clínica? Confira aqui nesse artigo!
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O iClinic é um software médico para clínicas e consultórios com diversas funcionalidades focadas em ajudar no dia a dia do profissional de saúde e de toda a equipe da clínica. Algumas dessas funcionalidades são: a agenda médica online, prontuário eletrônico personalizável, controle financeiro, lembrete de confirmação de consulta, entre outros.
Atualmente, as inovações tecnológicas como softwares médicos estão buscando constantemente melhorar a forma do seu funcionamento, para entregar cada vez mais um serviço de excelência. No iClinic, isso não é diferente.
Para acompanhar essas mudanças e seus novos desafios, o seu sistema tem que estar em constante evolução e aprimoramento. Nesse artigo iremos mostrar como nossa equipe de produto trabalha para manter o iClinic sempre atualizado com essas novidades. Continue lendo o artigo!
Como é feita a organização das sugestões que recebemos?
Sabe aquela sensação de pedir atualizações e melhorias e elas não acontecerem? Com a iClinic isso é totalmente diferente.
Os profissionais que já testaram, ou usam, o iClinic em suas clínicas costumam enviar sugestões e pontos de melhoria para nossa equipe de suporte. Para nós, o feedback é muito importante e estamos sempre abertos a recebê-los. Mas o que exatamente acontece com todas as sugestões que chegam para equipe de produto?
Aqui na iClinic, todos as sugestões ou insatisfações recebidas são agrupadas e organizadas em um sistema de feedbacks (todas mesmo! Hoje temos mais de 350 grupos de sugestões nessa ferramenta). Com esse agrupamento, conseguimos ver facilmente quais são as sugestões mais pedidas no software.
Seguido disso, no planejamento anual, nosso time define quais serão as funcionalidades planejadas a serem lançadas no ano com base nos critérios:
– Pedidos mais recorrentes que recebemos;
– Nível de complexidade para implementá-los;
– Estratégia e visão de futuro da iClinic.
E assim trazer melhorias no iClinic que realmente ajudarão no dia a dia das clínicas e consultórios médicos.
Depois do planejamento, qual é o próximo passo?
Feito o planejamento do ano, nosso time de pesquisa começa a implementação desse plano, explorando e buscando entender profundamente qual a necessidade dos usuários quanto a uma determinada sugestão. Nesse momento são feitos:
- entrevistas com profissionais de saúde, administradores de clínica e/ou recepcionistas;
- questionários online;
- conversas com os times de vendas, marketing e suporte;
- análise de outros softwares, entre outros.
Tenho certeza que você já recebeu um e-mail nosso te convidando para uma pesquisa… Caso não, logo menos irá receber!
Finalizado esse primeiro passo, é realizada a “Reunião de Ideação”. Esse é o momento em que todas as pessoas que trabalharão no desenvolvimento dessa nova funcionalidade se reúnem para compartilhar os conhecimentos e aprendizados sobre o assunto e desenharem os primeiros esboços de como serão as telas e o funcionamento.
O resultado final dessa reunião é similar a imagem abaixo. A imagem realmente parece interessante, mas é exatamente assim que nascem todas as novidades do iClinic.
Telas prontas, podemos começar a desenvolver?
Ainda não! Nesse momento nosso time de designers entra em ação transformando esse desenho simples em papel na primeira versão de telas funcionais, como um “iClinic fictício”, a fim de representar como essa funcionalidade ficaria dentro do software iClinic.
Com esse sistema fictício pronto, é realizado um segundo processo de pesquisa com usuários dessa funcionalidade, o que chamamos de Testes de Usabilidade.
Nesses testes, o time de produto se reúne novamente com os usuários, via internet, passando uma série de atividades a serem feitas nesse sistema fictício. Nosso objetivo com ele é validar se a funcionalidade que está sendo desenvolvida atende à necessidade do usuário e se ela está intuitiva o suficiente para que ele faça tudo sozinho sem precisar de nenhuma ajuda!
Esse é um processo fundamental para garantir que o iClinic seja o software para clínicas e consultórios mais fácil de usar.
Agora sim, o desenvolvimento é iniciado!
Com a validação da funcionalidade nos testes de usabilidade, avançamos para o início de desenvolvimento. Onde nosso time de desenvolvedores começa a escrever as linhas de código para transformar aquilo que estava desenhado em uma nova ferramenta interativa dentro do iClinic. Como cada projeto tem um tamanho e complexidade diferentes, a duração dessa etapa é muito variável.
Durante o processo de desenvolvimento são realizadas inúmeras atividades, como escrita do código por um desenvolvedor, revisão do código por outros desenvolvedores e testes de qualidade. Tudo para garantir mais qualidade e produtividade do software iClinic.
Desenvolvimento finalizado, agora podemos lançar!
Com o fim do desenvolvimento e seus testes de qualidade, essa nova ferramenta é lançada aos usuários a fim de simplificar ainda mais o dia a dia da sua clínica ou consultório.
Após seu lançamento, a equipe passa a medir um conjunto de métricas para saber se a funcionalidade está sendo usada, e se seu funcionamento está de acordo com o que foi pré definido, de modo a auxiliar toda a equipe da clínica.
Além disso, com as métricas e os resultados obtidos, é avaliado quais serão os próximos passos de melhorias a serem implementadas na funcionalidade desenvolvida.
Agora que você já sabe como o iClinic desenvolve as funcionalidades do sistema, quer fazer parte desse processo? Clique aqui e seja convidado à participar das pesquisas! Assim, você pode ver desde o começo como estão ficando as novidades do software médico iClinic.