Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Desafios na Medicina: o que esperar de 2018?

Desafios na medicina: O que esperar de 2018 na área da saúde?

O sistema de saúde brasileiro já sofreu inúmeras transformações desde a sua criação e em 2018 não será diferente.

Confira no post de hoje os principais desafios na medicina em 2018: o que os profissionais vão enfrentar e quais as perspectivas de mudança nesse próximo ano.

Já adianto uma coisa: quem superar esses desafios vai ter muito sucesso na carreira!

Está pronto para encarar?

Os 5 desafios na medicina em 2018

1. A piora na saúde pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta há muitos anos um grave problema de subfinanciamento e as previsões apontam para uma piora significativa nesse quadro.

Em 2018, os gastos federais passarão a ser corrigidos apenas pela inflação e os gastos em saúde, que hoje correspondem a 3,9% do PIB serão progressivamente menores, a ponto de chegarem a apenas 3% do PIB em cerca de 20 anos.

Veja as projeções do Governo para o Orçamento 2018.

Sabe-se que de 2012 a 2014 a porcentagem da população que aprovava as medidas de saúde pública caiu de 59% para 14%. Com o envelhecimento populacional gerando demandas cada vez maiores dos gastos em saúde e a queda nos recursos, essa porcentagem cairá ainda mais.

2. O aumento do número de pacientes particulares

Com a piora do tempo de espera no SUS e atraso no agendamento de exames e consultas, um maior número de pacientes acaba buscando o sistema particular de saúde, seja por meio de planos de saúde mais baratos ou de consultas particulares.

Entenda a falta de equilíbrio entre saúde pública e saúde privada.

Isso pode gerar um aumento na demanda por consultas em clínicas particulares, e vai exigir dos médicos um jogo de cintura para lidar com as agendas lotadas. Buscar incluir horários extras de atendimento, chegando mais cedo ou ficando no consultório até um pouco mais tarde do horário habitual podem ser alternativas para suprir a demanda.

Este é o momento de ser empreendedor e enxergar oportunidades. Já pensou em montar um consultório? Em abrir uma clínica e alugar salas? Em atender como clínica popular? Essa pode ser sua oportunidade em meio a tantos desafios.

3. A alta concorrência do mercado

O surgimento de novas faculdades de medicina pelo país, lançando a cada dia novos profissionais no mercado tem contribuído para uma maior concorrência entre os médicos, principalmente nos grandes centros e capitais metropolitanas.

Para garantir a fidelização de seus pacientes, é essencial focar no atendimento de qualidade, atentando-se para a comunicação e o respeito ao paciente, às suas crenças e preferências.

desafios-na-medicina-o-que-esperar-de-2018-na-area-da-saude

Num mercado mais concorrido, garantir um atendimento humanizado e de qualidade ao paciente é essencial.

4. O grande potencial de crescimento da área

O sistema de saúde brasileiro tem muito a crescer e a melhorar. Por isso mesmo, investir em excelência é a chave para ser um médico diferenciado e é um dos desafios na medicina em 2018.

Profissionalização, controle financeiro adequado, com um bom fluxo de caixa, revertendo lucros em investimentos na sua clínica, se forem bem realizados podem permitir um crescimento bastante significativo no mercado atual.

5. A integração entre os sistemas público e privado

Com as várias defasagens do sistema público, uma das previsões é que o sistema privado venha a suprir as demandas necessárias e torne-se a cada dia mais integrado ao SUS. Seja por meio de contratos com prefeituras, seja realizando exames de alto custo ou atendendo os pacientes que o SUS não conseguir atender.

O sistema privado tem suplementado a cada dia mais o sistema público e criado laços de parceria cada vez mais próximos com ele.

Gostou do artigo sobre os desafios da medicina em 2018? Quer saber mais sobre dicas da prática médica? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre esse e outros assuntos!

Sair da versão mobile