Marketing Médico

Criação de marca para clínica: você sabe como fazer?

Se você é da área da saúde e tem ou pretende iniciar o seu próprio negócio, já deve ter pensado em algum momento sobre a criação de marca para clínica. Afinal, apenas com uma marca forte e reconhecida em sua região, você conseguirá atrair novos pacientes para o seu estabelecimento e assim aumentar a sua lucratividade.

No entanto, é comum que nem sempre os médicos tenham noção sobre a importância de ter um branding bem alinhado e uma boa identidade visual. É sobre isso que falaremos nesse artigo. Acompanhe!

Importância da marca para a clínica

A gestão de marcas ou branding é muito importante para um consultório ou clínica médica. Esse trabalho tem por objetivo fazer com que as pessoas, ao visualizarem o logotipo ou qualquer material com a aplicação visual da clínica, a vejam como um local sério, agradável e que tem condições de bem atendê-las.

Além disso, é importante ter em mente que não são apenas elementos gráficos que constroem uma marca, mas sim toda e qualquer experiência que um pacientetem com a sua clínica. Por isso, ter um padrão de atendimento também é fundamental.

De nada adianta você ter um belo logotipo e um excelente atendimento via redes sociais se, quando um paciente for pessoalmente até a clínica, não ser bem recebido pela secretária ou recepcionista, por exemplo.

Ofereça um treinamento para sua recepcionista. Clique aqui e conheça o Mini Curso Gratuito para Recepcionistas.

Como desenvolver uma marca para clínica?

Agora que você já sabe a importância de ter uma marca bem definida para sua clínica, precisa entender como colocar esse trabalho em prática, não é mesmo? Vale lembrar que, no desenvolvimento desse processo, é sempre bom contar com o apoio de um profissional ou empresa especializada nesse segmento.

Apresentaremos, a seguir, algumas etapas que são fundamentais no desenvolvimento de marca de uma clínica. Confira!

Estudo de público e perfis

Para ter uma marca bem definida, é fundamental que você conheça bem o seu público. Para isso, recomenda-se uma pesquisa detalhada do perfil do seu público, para que você possa reconhecer algumas necessidades específicas dos seus pacientes e assim saber como supri-las.

Escolha do nome da clínica

Com base no estudo realizado e tendo conhecimento daquilo que agrada ou desagrada o seus pacientes, ficará mais fácil escolher o nome da sua clínica. Além disso, o nome precisa ser de fácil memorização e, se possível, resumir em uma única palavra tudo aquilo que você deseja que o sua clínica represente para as pessoas.

Desenvolvimento de identidade visual

blog-criacao-de-marca-para-clinica-voce-sabe-como-fazer-1

A identidade visual, além do logotipo, contém todo o estudo de cores, tipografia e elementos gráficos que compõem uma marca. Desse modo, é desenvolvido um manual de identidade visual, que deve conter todas as informações sobre a aplicação da sua marca.

Assim, sempre que você for produzir materiais gráficos como o seu cartão de visita ou folders de divulgação, materiais online como sites e páginas nas mídias sociais ou até mesmo o uniforme dos colaboradores e a fachada da clínica, poderá disponibilizar o manual a quem for desenvolver o trabalho e o padrão será seguido.

Padronização é muito importante para ter uma marca forte e reconhecida!

E aí, conseguiu entender sobre como a criação de marca para clínica é importante? Que tal então nos seguir nas mídias sociais e acompanhar nossas publicações para continuar aprendendo? Estamos no Facebook, no Twitter, no Google + e no LinkedIn!

Baixe grátis: eBook sobre decoração e arquitetura para clínicas e consultórios!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus