Já diziam os mais experientes: nada que uma boa conversa não resolva! Em uma consulta, médica manter uma boa conversa com seu paciente pode ajudar em muito na sua recuperação.
O maior beneficiado em uma boa conversa é o coração do paciente. Se o paciente fica alegre e sente-se bem, o processo de cura avança bastante, porque na verdade, muitas vezes o que uma pessoa quer é ser ouvida, compartilhar suas experiências e, principalmente, desabafar acerca de seus problemas.
Envolvimento em equipe
A boa conversa com o paciente deve começar já na entrada do consultório médico. O profissional de saúde deve preparar a sua secretária e até mesmo os enfermeiros da clínica mostrando o interesse pelo seu bem estar.
Oriente seus funcionários a se interessarem pelo paciente. Treine-os para que aprendam a ouvi-lo e assim saber de seu estado emocional. Peça também para que façam um relatório da situação, pois assim quando for a hora da consulta você estará inteirado sobre o estado emocional de seu paciente e assim ficará mais fácil criar um ambiente para uma conversa proveitosa.
Conversar com o paciente é fundamental
Antes de qualquer coisa, mesmo sabendo de antemão sobre o estado emocional do paciente, é essencial ouvi-lo para depois orienta-lo.
Ao falar sobre seus medos, problemas e desabafar, o paciente estará sendo colocado numa situação de conforto e com isso irá adquirir mais confiança no profissional. Ouça tudo que seu paciente tem para falar e depois comece a conversa.
Perguntas certas, respostas certas!
O objetivo de qualquer conversa é solucionar um problema, ou quem sabe vários. Quando envolve o coração, é preciso extrair o máximo de informações do paciente e entender seus anseios e bloqueios emocionais.
Para chegar a um bom resultado, o profissional precisa fazer as perguntas certas, porque assim será possível obter as respostas corretas. O fato de o paciente ter essa possibilidade de uma conversa amigável com seu médico já é um grande progresso em sua recuperação.
Despertando qualidades
O paciente poderá focar apenas em suas frustrações, suas fraquezas e seus defeitos. Prepare-se para encontrar pessoas com baixo astral e autoestima zero. Por isso a importância do papel do profissional em buscar o que o paciente tem de melhor e assim elevar a sua autoestima.
Depois que seu paciente falar dos pontos negativos, procure fazer com que ele busque por coisas boas. Faça perguntas que gerem respostas positivas, pois assim ele verá que tem muitas qualidades e que é acima de tudo, um ser humano especial.
Ferramentas de auxilio
Utilizar ferramentas de gestão e relacionamento adequadas podem facilitar o atendimento e proporcionar maior interação com o paciente. O iClinic é um bom exemplo disso, pois além de armazenar digitalmente todo o histórico dos pacientes em prontuário eletrônico, aumenta a produtividade dos profissionais da saúde, permitindo que tenham mais tempo livre para cuidar de seus pacientes.
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Ao trazer à tona suas forças emocionais e o lado positivo de sua vida, consequentemente sua saúde ganhará um novo ânimo e o coração, claro, agradece, pois esse é o primeiro passo para uma boa qualidade de vida e melhoria de seu estado de saúde.