Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Por que os profissionais de saúde devem contratar a Teleconsulta no consultório?

Por que os profissionais de saúde devem contratar a Teleconsulta no consultório?

Os profissionais de saúde devem contratar a Teleconsulta no consultório para acompanhar as tendências globais do mercado médico e melhorar a experiência dos pacientes.

A Teleconsulta é definida como serviços médicos prestados a distância por meio de plataformas seguras como softwares médicos, que entregam funcionalidades de videoconferência, chat, e-mail, entre outros.

A Teleconsulta sempre foi uma inovação tecnológica com grande potencial de trazer benefícios para a área da saúde, principalmente para os médicos e seus pacientes.

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade enfatiza que as dificuldades de acesso à saúde têm custos financeiros altíssimos, impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a pesquisa da revista, 66% dos pacientes telefonam para seus médicos buscando esclarecimento de dúvidas e tranquilização.

“A regulamentação da Teleconsulta no Brasil também é uma necessidade para os médicos. Tirar esse procedimento da informalidade permitirá a justa valorização financeira pelo tempo despendido aos pacientes fora da consulta presencial, e possibilitará vários arranjos de otimização de tempo e de custos, com vantagens para médicos e pacientes.”

Como o estudo revela, a Teleconsulta pode proporcionar uma remuneração justa para os profissionais de saúde, além de garantir maior segurança.

Veja a seguir 7 principais motivos para contratar a Teleconsulta no consultório, e descubra como essa estratégia pode te beneficiar não apenas em época de distanciamento social, mas em qualquer momento.

Conheça também nosso kit tudo sobre a Teleconsulta feito para médicos.

Principais motivos para contratar uma Teleconsulta no consultório

Citando novamente a Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, na pesquisa também é revelado que a Teleconsulta permite uma saúde de mais qualidade para os pacientes.

“É fundamental que a sociedade e a categoria médica entendam que a Teleconsulta é só mais um formato de prestação de serviços, e provavelmente, para algumas das especialidades médicas, a principal forma de trabalho em um futuro próximo (como já acontece com a radiologia).”

A verdade é que esse futuro está mais próximo do que nunca, e esse não é o único motivo para os médicos buscarem uma plataforma eficiente de Teleconsulta.

Continue a leitura e descubra outras vantagens dessa prática!

[crp]

1. Aumente seus diferenciais

Você, melhor do que ninguém, sabe que muitas vezes oferecer um ótimo atendimento não é o suficiente para fidelizar pacientes e ser reconhecido no mercado médico.

Em muitos casos, os profissionais de saúde precisam ir além e buscar técnicas inovadoras, como um bom marketing médico, e-mail marketing, presença online em redes sociais, site próprio, entre outros.

Ter mais diferenciais nunca é uma desvantagem, concorda? A Teleconsulta, além de ser uma ótima forma de manter contato com seus pacientes, mesmo a distância, também é um excelente diferencial.

Há pouco tempo, apenas alguns médicos contavam com uma Teleconsulta para seu serviço médico, mas agora esse movimento só está aumentando, e você não pode ficar para trás.

Por isso, se o seu objetivo é inovar seu atendimento e conquistar mais segurança para você e seus pacientes, considere começar a usar a Teleconsulta em seu consultório.

2. Realize um atendimento ágil e eficiente para os pacientes

Um dos seus principais desafios é ter tempo para realizar todas as suas atividades?

Todos sabemos que tempo é um recurso essencial para qualquer profissional da área da saúde. Por isso, os médicos buscam ferramentas como softwares médicos para otimizar processos, e serem ainda mais produtivos.

A Teleconsulta é um exemplo prático de funcionalidade que garante agilidade para o seu atendimento.

Em situações de emergência, em que respostas rápidas são necessárias, a Teleconsulta consegue proporcionar um atendimento em tempo real, além do envio de dados de qualquer lugar.

Além disso, um software médico de qualidade oferece a Teleconsulta integrada ao prontuário eletrônico, garantindo que todas as anotações e informações do atendimento a distância apareçam automaticamente no prontuário.

3. Ganhe mais estabilidade financeira

Você estava preparado para uma pandemia como a de 2020? Como você pode garantir estabilidade financeira mesmo durante o distanciamento social?

Infelizmente, muitos empreendimentos não conseguem resistir à uma crise, principalmente os pequenos negócios, como clínicas e consultórios médicos.

Contar com a Teleconsulta pode garantir um retorno financeiro mesmo quando ninguém está saindo de casa.

Entenda mais sobre a Teleconsulta e outras práticas da Telemedicina neste vídeo:

Mesmo quando não estamos vivenciando um distanciamento social, ela é mais uma forma de atendimento, ou seja, outro ativo para o seu consultório.

Conseguir garantir um atendimento contínuo para seus pacientes, mesmo aqueles que nem moram na mesma cidade que você, com certeza é uma ótima vantagem.

4. Reduza seus custos

Existem alguns custos óbvios que a Teleconsulta ajuda a reduzir, como gastos com papel, telefonia, manutenção de espaços físicos como consultórios médicos, entre outros.

Porém, a redução de custos que a Teleconsulta proporciona pode ser muito mais ampla, afetando a área da saúde como um todo.

Segundo o CFM, as capitais do Brasil centralizam 23,8% da população, e 55,1% dos médicos. Não é novidade que a distribuição de profissionais de saúde pelo país não é proporcional.

Essa ausência de especialistas em outras regiões, principalmente, em locais de difícil acesso, produz diversos gastos para o setor médico, que não consegue lidar com a superlotação.

Ao adotar a Teleconsulta, além de reduzir seus gastos, você também movimenta uma tendência que pode beneficiar toda a população brasileira.

A Teleconsulta também é um fator contribuinte para reduzir custos de deslocamento de pacientes, que não precisam obrigatoriamente ir até o consultório, caso não seja necessário.

Dessa forma, você contribui ainda mais para a qualidade de vida dos seus pacientes.

5. Melhore a experiência do paciente

Um dos seus objetivos é investir na fidelização de pacientes?

Para melhorar a experiência do paciente, é necessário entender toda sua jornada, e compreender que ela começa na busca por um médico, até o pós-consulta.

Isso significa que o começo e o final da jornada do paciente acontecem a distância. Para se aprofundar mais neste assunto, confira nosso vídeo:

A consulta presencial é extremamente importante, mas é com funcionalidades como a Teleconsulta que você possui grandes chances de fidelização.

Isso porque, com ela, você consegue mostrar que seu serviço médico é excelente em qualquer ocasião, e seu atendimento continua humanizado mesmo a distância.

Para mostrar que você é um médico modernizado, que está preocupado com os pacientes, mesmo em momentos fora da consulta, investir em serviços como o e-mail marketing também é uma prática ideal.

Dê uma olhada em alguns recursos que podem melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes:

Todos esses recursos melhoram a experiência do seu paciente com o seu consultório, pois levam mais praticidade para o seu atendimento. Além disso, você também pode investir em algumas práticas, como:

6. Acompanhe as tendências do futuro da medicina

A medicina evolui constantemente, e você também.

Para não ficar para trás nas tendências do mercado médico, contar com a Teleconsulta é um passo fundamental.

7. Garanta maior segurança

Dê uma olhada em outra parte do estudo da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade:

“Dados eletrônicos, armazenados e distribuídos dentro das normas de segurança e interoperabilidade já definidas para o país, possuem um grau de privacidade muito maior do que prontuários físicos.”

É verdade. A Teleconsulta, diferente de canais como WhatsApp, Messenger, ligações e Skype, consegue garantir uma ótima proteção judicial para sua imagem, e mais segurança para seus pacientes.

Como essa segurança acontece na prática?

Você também pode conferir diretamente com a empresa de software médico como ela busca oferecer uma segurança de excelência.

O iClinic, por exemplo, além de oferecer todos os pontos citados acima, também conta com os servidores da AWS, a plataforma em nuvem utilizada pela Nasa, Netflix, Casa Branca, e outras instituições renomadas.

Quer conhecer uma Teleconsulta eficiente? Teste gratuitamente a Teleconsulta da iClinic agora mesmo:

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outros profissionais de saúde e deixe um comentário aqui embaixo!

Sair da versão mobile