Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Consultoria em arquitetura: uma opção para reformar clínicas e consultórios médicos

Consultoria em arquitetura: uma opção para reformar clínicas e consultórios médicos

Então, chegou a hora de reformar o consultório e modernizar a decoração do seu local de trabalho.

Você já pesquisou e até viu que é possível renovar o visual do consultório com soluções de arquitetura de execução rápida, limpa e quase sem interferências na rotina de atendimento.

Encomendar um projeto completo de um arquiteto pode extrapolar o budget que você definiu para ser investido na obra.

Mas, eu tenho uma boa notícia para você: muitas vezes há como contar com o expertise de um bom arquiteto para encontrar essas soluções com um preço mais acessível, apostando na consultoria em arquitetura.

Necessidade da reforma x projetos caros

Precisar de reformas é destino certo de toda edificação, mais cedo ou mais tarde.

Na área da saúde a frequência é ainda maior, pelas constantes mudanças na tecnologia e nas legislações regulamentadoras.

Ao decidir que o momento da reforma chegou, corretamente você procura um bom arquiteto para planejar as soluções a serem adotadas para sua clínica.

O processo natural é que seu arquiteto, após entender suas necessidades e conhecer sua clínica, apresente uma proposta para elaboração de um projeto arquitetônico.

O projeto é o principal “produto” dos arquitetos e, na maioria das vezes, é absolutamente necessário. Construções novas ou reformas estruturais, por exemplo, não podem ser executadas sem um projeto completo.

O problema é que, dependendo da complexidade e do porte da sua reforma, o projeto poderá ficar desproporcionalmente caro.

Especialmente se for uma reforma pequena e simples de ser executada. Então, o que fazer?

A tentação de contratar um quebra-galho

É nessa hora que vem aquela tentação de contratar um pedreiro que fez o puxadinho da vizinha, ou um quebra-galho do tipo “marido-de-aluguel”.

Afinal, é uma reforminha tão simples, não é mesmo? Até você mesmo resolve fazer uns rascunhos e administrar sua obra sozinho.

Isso também acontece com seus pacientes. Imagine só a situação, um paciente que, para evitar a consulta e os exames, resolve “consultar” o balconista da farmácia da esquina, afinal é só uma febre, uma dor e aquele balconista é super experiente. Ou pior, escolher o melhor remédio disponível na “farmacinha” de casa mesmo.

Embora algumas soluções arquitetônicas pareçam simples, para se chegar a elas é preciso um bom conhecimento técnico e muita experiência.

É justamente esse expertise que possibilita ao profissional encontrar soluções que unam:

Encontrar e “alinhavar” soluções de alto impacto final e baixíssima interferência exige expertise profissional.

Para obter bons resultados, dificilmente você escapará de contratar um arquiteto.

Consultoria em arquitetura: pode ser a solução para o consultório

Nesses casos mais simples, eu tenho oferecido a consultoria em arquitetura.

A consultoria é muito mais barata que o projeto por exigir menos tempo e recursos, como sistemas caros de informática.

Ela também gera produtos gráficos suficientes para o pleno entendimento das soluções propostas, mas com características de ilustração do Memorial Descritivo ou Relatório de Consultoria, que são os produtos finais da consultoria.

Eles são uma espécie de caderno, ou guia, que orientam o cliente para a execução das intervenções propostas. Soma-se o acompanhamento do processo de execução, dirimindo-se eventuais dúvidas que possam surgir ao longo da obra.

O caderno e a assessoria juntos atendem perfeitamente às necessidades de uma reforma mais simples e superficial.

O resultado final da obra é o mesmo que de um projeto completo, mas os custos são mais baixos.

O arquiteto ganha, pela oportunidade de prestar seus serviços com honorários correspondentes ao trabalho realizado, e você ganha, pois usufrui do expertise do arquiteto e obtém os resultados desejados em sua clínica, sem pagar tão caro.

Ou seja, uma perfeita relação ganha-ganha!

Sobre o autor:

Arquiteta Ellen Hardy, pós-graduada em Administração Hospitalar, se realiza profissionalmente ajudando hospitais e clínicas a incrementarem a funcionalidade, o humanismo e a sustentabilidade de seus edifícios.

Sair da versão mobile