Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

Quais são as principais redes profissionais na área da saúde?

Quais são as principais redes profissionais na área da saúde?

Não há como ficar fora da evolução digital. As redes sociais são alguns dos exemplos da evolução tecnológica e do fortalecimento das relações interpessoais, porque ao mesmo tempo em que diminuem distâncias, criam oportunidades de fazer novas amizades e contatos profissionais.

Diversas categorias profissionais estão antenadas a essas mudanças e, além de já participar de redes sociais profissionais como o Linkedin, também possuem suas próprias redes profissionais.

Na medicina e na odontologia, isso não é diferente. Muitos médicos hoje fazem parte de redes sociais voltadas exclusivamente para troca de informações e experiências na área. Conheça a seguir as principais redes profissionais da área da saúde e saiba como elas podem agregar ao seu trabalho.

Doctors Way

Um grupo de médicos apaixonados por tecnologia se reuniu e criou a maior rede profissional exclusiva para a categoria. Foi assim que no ano de 2011 nasceu a Doctors Way, que embora seja gratuita, é de uso privativo.

Considerada inovadora na comunicação entre médicos, a Doctors Way facilita a vida de muitos profissionais da área, já que disponibiliza ferramentas importantes que auxiliam no dia a dia de trabalho em consultórios e clínicas. Ao cadastrar-se na rede, os médicos trocam informações de forma privativa e ainda tiram dúvidas e pesquisar currículos de colegas para encaminhar pacientes.

Doximity

Disponível somente em inglês, a Doximity não deixa de ser uma rede importante, pois foi escolhida por mais de 40% dos médicos americanos, o que significa que 1 em cada 3 profissionais está conectado a ela. Essa rede também aceita cadastros de residentes e gestores de hospitais.

A Doximity foi fundada por Jeff Tangney (co-fundador e ex-diretor de operações da Epocrates – EPOC) em março de 2011 e está sediada no Vale do Silício, Califórnia. Conhecida pela forma divertida em suas operações e interação entre os usuários, ela é apoiada por entidades importantes como Emergence Capital Partners, Interwest Ventures e Morgan Stanley Investment Management.

Ology

Utilizar o poder do social ao favor da medicina. Esse é o lema da Ology, que é mais do que uma rede social, já que também oferece aos médicos uma série de ferramentas para ajudá-los no seu dia a dia de trabalho.

Entre essas ferramentas destaca-se a “Prescrição Eletrônica”. Graças a ela, os médicos conseguem fazer prescrições eletronicamente com mais agilidade e segurança. Também é possível realizar cálculos médicos e conversões.

A rede disponibiliza ainda um sistema de videoconferência para seus membros. Essa ferramenta é útil para se reunir com colegas, discutir casos, participar ou organizar webinars, além de cursos e aulas. O cadastro é gratuito.

iMeds

O grande diferencial do iMeds é que além de ser uma rede exclusiva para médicos, também aceita cadastros de professores e estudantes de medicina com o objetivo de trocar conhecimentos via internet. O iMeds vai mais longe em relação a outras redes deste segmento. Quando o usuário cria um perfil, também ganha um site para divulgar seu trabalho para pacientes e colegas.

A rede também se preocupa com o crescimento profissional de seus usuários e por isso disponibiliza um botão para que possam compartilhar casos clínicos de forma segura e ainda criar fóruns de debates na medicina. O usuário pode acessar o iMeds criando um perfil ou utilizando sua conta no Facebook.

iDent

A iDent é a rede profissional dos dentistas brasileiros. Além dos profissionais já formados, ela também aceita cadastros de professores e estudantes de odontologia que tenham interesse em trocar conhecimento pela internet. Assim como acontece com o iMed, na iDent ao criar um perfil o usuário também ganha um site para divulgar seu trabalho para pacientes e outros dentistas.

Ao fazer parte da rede, o dentista pode publicar seus casos clínicos e artigos, além de poder ler e comentar conteúdos publicados pelos colegas. A iDent ainda disponibiliza uma série de videoaulas para seus membros, porém mediante pagamento de uma taxa com valores variados de acordo com cada curso ou palestra oferecida. Também é possível acessar a iDent com um perfil criado a partir de seu site ou através de seu login e senha no Facebook.

Linkedin

Além de médicos, o LinkedIn é uma rede aberta a todas as pessoas, porém ao contrário do Twitter e do Facebook, tem como foco o intercâmbio de gestores de empresas e profissionais que buscam uma boa colocação no mercado de trabalho através da rede. Por isso, é fundamental colocar em seu perfil a formação universitária e o currículo profissional.

Embora existam várias redes voltadas para médicos, o Linkedin conta com milhares desses profissionais, que além de interagir com os colegas, também têm um contato maior com um público variado, inclusive com gestores e proprietários de hospitais, consultórios, clínicas médicas e seguradoras no setor de saúde.

O Linkedin oferece acesso gratuito através de cadastro, mas o usuário pode optar pelo pacote Premium, que é pago, mas oferece inúmeras vantagens aos membros, como por exemplo, visualizar a lista completa de quem viu seu perfil, contatar qualquer usuário por InMail, visualizar perfis completos e obter mais resultados de pesquisa e filtros.

Sair da versão mobile