Como a prescrição eletrônica ajuda no tratamento dos pacientes?

Como a prescrição eletrônica ajuda no tratamento dos pacientes?

Principais tópicos

A prescrição eletrônica é responsável por reduzir a incidência de erros médicos ao redor do mundo, além de garantir mais segurança no tratamento dos pacientes. 

Está sem tempo para ler o conteúdo? Clique no player para escutar nossa gravação:

Inovações como Teleconsulta, prontuário eletrônico, agenda médica e prescrição eletrônica passaram a ser fundamentais na rotina daqueles que desejam entregar a melhor experiência para seus pacientes.

Um estudo divulgado pela SciELO sobre erros de prescrição de medicamentos em um hospital brasileiro afirma que, nos EUA, cerca de 7 mil mortes por ano são provocadas devido a erros de medicação.

“Os medicamentos são componentes essenciais da assistência […]. Entretanto, também são a causa mais comum de reações adversas significativas, erros e eventos-sentinela.”

Em contrapartida, o uso de novas tecnologias como a prescrição eletrônica, estão promovendo melhorias na qualidade da assistência à saúde e aumentando a expectativa de vida dos pacientes.

Quer experimentar os benefícios da prescrição eletrônica na prática? Faça um teste grátis no iClinic:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Confira a seguir quais são as vantagens da prescrição eletrônica no tratamento dos pacientes.

5 benefícios da prescrição eletrônica que melhoram o tratamento dos pacientes

A receita digital tem diversos benefícios que auxiliam tanto os pacientes, quanto os médicos. 

Contar com novas tecnologias é um diferencial importantíssimo para a segurança do tratamento e fidelização de pacientes, principalmente para o paciente pós-digital, que busca um profissional modernizado.

A seguir, você irá descobrir como os benefícios da prescrição eletrônica funcionam. 😉

Quer ver algumas dessas vantagens em formato de vídeo? Clique no player abaixo:

1. Informações completas sobre os medicamentos

Quantas vezes um paciente já precisou entrar em contato apenas para obter informações que não estavam claras na prescrição? 

Apesar dos profissionais de saúde entregarem orientações médicas sobre os medicamentos, muitas vezes uma prescrição de papel não proporciona dados completos.

Diferente de um documento físico, a prescrição eletrônica conta com um banco de medicamentos atualizado, e possui informações como: 

  • Disponibilidade dos medicamentos nas farmácias mais próximas ao paciente;
  • Precificação das farmácias;
  • Nome atualizado dos medicamentos;
  • Quantidade e doses de cada medicamento receitado.

Além disso, os dados da prescrição eletrônica são salvos de forma mais segura do que no papel, que pode ser acessado por qualquer pessoa. 

As prescrições digitais costumam ser armazenadas na nuvem, em softwares médicos criptografados, que permitem o acesso de informações sigilosas somente para profissionais de saúde autorizados.

2. Impossibilidade de letra ilegível 

A baixa legibilidade das prescrições, principalmente manuscritas, tem sido apontada como importante causa de falha na comunicação entre profissionais […] e fator contribuinte para erros de medicação.”

Como o estudo da SciELO comentado mais acima afirma, a legibilidade é um fator fundamental para melhorar a segurança do tratamento dos pacientes. 

Além da legibilidade, a interação medicamentosa também foi outro erro predominante nas coletas do estudo.

Esses dois problemas podem ser totalmente solucionados com a prescrição eletrônica. 

Afinal, ela tem uma letra 100% legível para qualquer profissional ou paciente, e também possui um alerta de interação medicamentosa. Diferenciais importantíssimos para seus pacientes, não concorda?

[crp]

3. Redução dos erros médicos

Quantos casos de pacientes que não conseguiram compreender as orientações das prescrições já aconteceram na área da saúde? E quantas vezes as farmácias precisaram pedir outra receita para os pacientes?

Se nenhuma dessas situações aconteceram com você, provavelmente já ocorreram com seus colegas de trabalho. A verdade é que os erros com prescrições são comuns, mas podem ser evitados.

A prescrição eletrônica ajuda no tratamento dos pacientes reduzindo os erros médicos agindo em fatores como legibilidade da receita, orientações precisas e informações completas.

4. Mais tempo para focar no paciente durante a consulta

A prescrição eletrônica proporciona agilidade para sua consulta. Isso não significa que ela se tornará mais rápida, diminuindo o seu tempo com o paciente.

É justamente o contrário. Ela permite que você gaste menos tempo escrevendo, e proporciona foco total no paciente durante o atendimento, um objetivo que muitos médicos buscam alcançar.

Veja como o Dr. Valdir conquistou mais tempo para seus pacientes com a ajuda do software médico iClinic, e suas funcionalidades:

“Papel nunca mais. Software acumula informações, me permite dar várias orientações via e-mail, online, por impressão. Com um software médico consigo dar mais atenção para meus pacientes.”

5. Acessível de qualquer lugar

Quantos pacientes já perderam a primeira receita, e precisaram voltar ao consultório apenas para pegar uma nova?

Uma prescrição eletrônica pode ser enviada por SMS e e-mail de qualquer lugar, a qualquer momento que você precisar. Ela também não é perdida pelos seus pacientes, que podem acessá-la sempre que necessário.

Ao utilizar um sistema para clínicas, por exemplo, você consegue acessar não apenas as prescrições, mas também prontuários, cadastro de pacientes e muito mais.

Essa acessibilidade é fundamental em momentos como solução de dúvidas de pacientes e emergências, sem contar na praticidade que proporciona na rotina médica.

Quer testar todas as vantagens da prescrição eletrônica? Teste gratuitamente o iClinic para conhecê-las:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Como você costuma prescrever medicamentos para seus pacientes? Compartilhe sua experiência com a gente aqui embaixo nos comentários!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online