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Como otimizar o processo de registro de pacientes no consultório?

Como otimizar o processo de registro de pacientes?

Se você está pensando em como iniciar um processo de renovação de sua clínica médica, que tal começar pela modernização no registro dos pacientes? Afinal, manter uma boa comunicação e uma boa base de informações dentro da clínica  é fundamental para seu funcionamento eficiente.

Provavelmente, você já se preocupa bastante em atender bem os pacientes, desde a chegada à clínica até às consultas. Essa preocupação tem muita relação com o trabalho das recepcionistas e com a  forma como elas gerenciam os registros de pacientes.

Pensando nisso, temos algumas dicas de como otimizar o processo de registro de pacientes e deixar o atendimento cada vez mais eficiente:

A importância  da recepcionista

Antes de abordarmos especificamente as formas de otimizar o registro de pacientes, vamos falar um pouquinho sobre o papel da recepcionista. Já que ela é tão necessária para a boa experiência do paciente em sua clínica médica.

A recepcionista é como se fosse “a cara” da clínica. É ela a primeira pessoa a se comunicar com os pacientes ao telefone e também no momento em que eles chegam para serem atendidos, bem como ser a  responsável pelo cadastro inicial dos pacientes.

Por isso, as recepcionistas devem ser bem treinadas, organizadas e seguir corretamente o protocolo de atendimento para não acontecer erros. As informações que são levantadas nesse primeiro momento como nome, contato telefônico e plano de saúde contribuem para um processo mais completo de registro posteriormente.

Sabemos que muitas vezes não sobra tempo para promover treinamentos e a devida orientação sobre os princípios de atendimento que você quer tanto aplicar em seu consultório. Então comece oferecendo este mini curso gratuito para sua recepcionista e deixe ela por dentro de todas as habilidades necessárias para uma excelente recepção!

A comunicação dentro da equipe

A boa comunicação entre a equipe que faz parte de sua clínica contribui bastante para proporcionar  atendimento de qualidade. Informações sobre a condição do paciente, o histórico de consultas, a medicação e os exames e, claro, os dados pessoais, como nome completo e data de nascimento, precisam ser bem registradas. Essas informações quando armazenadas em papel exige o máximo de organização da recepcionista e requer uma comunicação ágil e eficiente entre médico e recepção para tornar o atendimento dinâmico na busca e entrega do prontuário ao médico na hora da consulta.

Você já deve saber como é ruim um prontuário pouco informativo e o quanto a falta de histórico do paciente pode dificultar a consulta, não é mesmo?

Solução para o registro: Prontuário eletrônico de pacientes

Para evitar dificuldades de comunicação e otimizar o trabalho das recepcionistas de sua clínica, a solução é adotar o prontuário eletrônico. Ele é uma opção moderna e prática para não perder informações e dinamizar os processos, além de ser possível acessá-lo a partir de qualquer lugar através de umsistema de gestão para clínicas e consultórios.

Claro que uma mudança do prontuário de papel para o eletrônico requer planejamento e critérios de utilização. As recepcionistas ao serem capacitadas para utilizá-lo poderão inserir informações de contato e agilizar o atendimento, já que esses dados poderão ser acessados online pelo médico na hora da consulta, momento em que ele vai poder inserir as informações de que precisa, customizar o prontuário do jeito que for mais útil para ele e deixar salvas essas informações para o retorno.

Uma clínica que já possui alguns anos de atendimento com certeza tem uma arquivo físico volumoso e pode assustar quando o assunto é adotar um sistema de gestão online seja da agenda, do financeiro da clínica, e o mais desafiador, de todo o prontuário guardado sobre seus pacientes. Mas já podemos contar com alguns relatos de Caso de Sucesso a respeito dessa mudança e como ela foi realizada. Confira a entrevista completa que fizemos e se inspire com esse desafio!

As vantagens de um prontuário eletrônico são muitas. Veja algumas:

  • Possibilita o preenchimento rápido de documentos;
  • Oferece mais segurança de acesso aos dados dos pacientes;
  • Permite o acesso às informações por diferentes dispositivos e lugares;
  • Possibilita uma atualização mais rápida das informações sobre os pacientes;
  • Evita que o acúmulo de papéis, que podem se perder ou ficar danificados.
  • te possibilita customizar os dados que precisa na hora da consulta.

E, então, está pronto para ocupar menos espaço na clínica com arquivos de papel e ter mais segurança sobre os registros de pacientes? Escolha um bom prontuário eletrônico e melhore os processos na sua clínica!

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