Como seus pacientes utilizam a tecnologia mobile?

Como os pacientes utilizam a tecnologia mobile?

Principais tópicos

A tecnologia mobile, por meio de smartphones, wearables e aplicativos estão revolucionando a maneira com as pessoas se relacionam.

Claro que essas transformações também impactam a área da saúde!

Novas tendências e ferramentas surgem a todo momento sempre com o objetivo de otimizar o trabalho de médicos, facilitar a interação com os pacientes ou coletar dados mais precisos da saúde da população.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra como os pacientes utilizam a tecnologia mobile.

O conteúdo é muito relevante para que médicos e profissionais da saúde entendam a utilização dessas novas ferramentas e para que explorem a melhor forma de interagir com seus pacientes.

Como os pacientes utilizam a tecnologia mobile

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas que moram nos Estados Unidos e que possuem um smartphone.

Os dados coletados mostram que desse total, 58% das pessoas utilizam seus celulares para se comunicarem com profissionais da saúde.

25% desses pacientes enviaram uma foto de seu problema de saúde para seus médicos, seja por mensagem de texto ou por e-mail.

A pesquisa também explorou a relação dos pacientes com os aplicativos de saúde.

Para se ter uma ideia, nas principais lojas de apps já existem cerca 165 mil aplicativos relacionados à saúde, seja para controle de dieta, registro de atividades físicas, bulário online ou de comunicação entre médicos e pacientes.

Quase metade das pessoas (47%) disseram que utilizam esses aplicativos no seu dia a dia, principalmente os apps de atividade física e medicina.

Entre essas pessoas que já estão habituadas com o mHealth, 83% utilizam esses aplicativos pelo menos uma vez por semana, mostrando um grande engajamento quando o assunto é cuidar da própria saúde.

Isso pode ser explorado e incentivado por profissionais da saúde para acompanharem como está sendo o feito tratamento por parte do paciente.

Por exemplo, se o médico indicou para o paciente caminhadas de 20 minutos, três vezes por semana, na próxima consulta pode avaliar o desempenho do paciente por meio dos dados apresentados no aplicativo.

como os pacientes utilizam a tecnologia mobile

Relação médico e paciente

Apesar do aumento da influência da tecnologia na saúde das pessoas e do avanço das interfaces que simulam a interação interpessoal, a pesquisa mostrou que os pacientes não consideram utilizar um aplicativo de inteligência artificial para realizar consultas médicas.

91% dos entrevistados disseram que não se consultariam com um especialista que não fosse humano, como um médico ou profissional de saúde.

Outro dado de reforça a importância do relacionamento pessoal entre médicos e pacientes. A pesquisa mostra que, apesar de dos pacientes conversarem com seus médicos por meio de aplicativos e mensagens online, 63% deles ainda preferem a interação pessoal dentro do consultório.

A pesquisa também salienta que a tecnologia mHealth tem um grande potencial para melhorar a relação entre médicos e pacientes.

Outras pesquisas mostram que aliar a comunicação por plataformas mobile com o atendimento pessoalpode auxiliar o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e/ou terminais.

Também existem iniciativas que promovem a realização de consultas e tratamentos à distância, por meio de teleconferências ou ligações com vídeo.

Inclusive, isso pode ser explorado para pacientes que moram em regiões remotas e de difícil acesso tenham a oportunidade de serem atendidos por profissionais de saúde.

A tecnologia mobile ainda tem muito a oferecer para a área da saúde, mas com certeza esses avanços vão melhorar a relação entre pacientes e profissionais da saúde, além de melhorar o atendimento e a qualidade dos dados que baseiam um diagnóstico médico.

ebook como implantar inovações tecnológicas no setor da saúde

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online