Fidelização de Pacientes

7 passos para fidelizar os pacientes da sua clínica

Fidelizar pacientes é fundamental para garantir a sobrevivência da clínica em um mercado tão competitivo. Sendo assim, é importante seguir alguns passos essenciais para melhorar o seu relacionamento com seus pacientes e conquistá-los.

Com tantas opções de profissionais, especialmente os que estão conveniados aos planos de saúde, torna-se cada mais vez necessário criar estratégias para fidelizar pacientes na sua clínica.

Existe uma série de ações que você pode tomar e que trarão o resultado desejado. No entanto, é preciso estar atento para não deixar passar nenhum detalhe, pois qualquer deslize pode fazer com que você dê espaço para a concorrência.

Se a sua necessidade é fidelizá-los, mas não sabe como fazer isso, leia neste post o que é preciso fazer para conquistar pacientes fiéis para a sua clínica. Acompanhe!

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Quais são as vantagens de fidelizar pacientes?

As vantagens que você terá em fidelizar seus pacientes são desde a melhoria no relacionamento entre médico e paciente até o aumento no faturamento da clínica. A seguir, listamos os principais benefícios que você terá ao investir nessa estratégia. Confira!

Garantir uma agenda cheia

Mostrar ao seu paciente o quanto você se preocupa com o bem-estar dele é fundamental para garantir a sua fidelização. Nesse sentido, ao se sentir mais acolhido e bem cuidado, o paciente terá a sua clínica como referência e sempre optará por ela para realizar as suas consultas, além de indicar para amigos quando precisarem.

Sendo assim, uma das principais vantagens de fidelizar pacientes é a garantia de uma agenda cheia. Hoje em dia, as pessoas buscam atendimento de qualidade, principalmente quando o assunto é saúde. Se sua clínica já oferece isso, saiba que você está no caminho certo para fidelizar seus pacientes.

Melhorar o reconhecimento do seu trabalho

Ao fidelizar os pacientes, eles reconhecerão melhor o seu trabalho, pois durante as consultas será possível perceber a sua dedicação e zelo pela profissão. Com isso, os pacientes se sentirão mais seguros em realizar os procedimentos que forem necessários, tendo você como referência no seu segmento e, o melhor, eles sempre passarão esse reconhecimento adiante, falando bem dos seus serviços e da sua clínica.

Facilitar o tratamento dos pacientes

Os pacientes fidelizados tendem a se dedicar mais aos tratamentos realizados, sempre comparecendo às consultas agendadas e seguindo à risca as orientações. Isso se deve à confiança que foi conquistada, pois é por meio dela que o paciente terá certeza de que os procedimentos realizados poderão alcançar um resultado positivo no futuro.

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Por que fidelizar os pacientes da sua clínica?

Você sabia que fidelizar seus pacientes atuais é muito mais barato do que conquistar novos?

Uma das estratégias de marketing mais eficiente que pode ser feita é de graça: o testemunho positivo de seus pacientes. Principalmente em um momento em que a sociedade está mais vulnerável às manifestações em mídias sociais, que podem ser viralizadas em segundos.

Além disso, os pacientes fiéis tendem a consumir mais e a fazer tratamentos com investimentos maiores, pois se sentem seguros e confiantes. Vamos então falar de estratégias simples e que podem ajudá-lo com essa questão. Acompanhe.

1. Atendimento

O primeiro passo para que um paciente deseje voltar à sua clínica é o atendimento que ele recebe enquanto está lá, não só do profissional com quem ele marcou horário, mas também de recepcionistas e, se houver, de enfermagem ou de auxiliares de sala.

O paciente precisa se sentir acolhido e especial desde o primeiro contato. Na hora de agendar a consulta, é importante disponibilizar o máximo possível de horários. Outra coisa que pode ajudar é contratar profissionais de sua total confiança e que possam compartilhar agenda, atender os casos mais urgentes e liberar alguns encaixes se você não puder atender.

Assim, os pacientes sentirão que vocês, da clínica, se importam com ele e se preocupam com seu bem-estar.

Torne-se disponível para responder dúvidas por e-mail e WhatsApp, pois, muitas vezes, os pacientes se sentem frustrados por terem dúvidas sobre um tratamento e precisarem esperar até a próxima consulta para resolvê-las. Nesse meio tempo, eles podem desistir de realizar os procedimentos sugeridos.

Se possível, utilize um sistema de cadastro com fotos dos pacientes, assim pode olhar quem é a pessoa antes de chamá-la para atendimento e, nesse momento, buscá-la na sala de espera, aproximando-se e o convidando ao consultório.

Dessa forma, é possível fazer um atendimento muito mais próximo e, com certeza, o paciente se sentirá especial.

2. Ambiente

A sala de espera de seu consultório é um cartão de visitas. É ali onde começam a primeiras impressões do que está por vir.

Consultórios médicos e odontológicos, muitas vezes, podem ser lugares em que as pessoas ficam tensas e, nessa hora, é preciso trabalhar para que a pessoa se acalme, sinta-se bem e não perceba o tempo de espera.

O design e como você trabalha a ambientação da sua sala de espera são pontos importantíssimos para colaborar com essas sensações.

Uma opção bastante interessante para dar à sua recepção uma atmosfera agradável é utilizar uma rádio personalizada com músicas que acalmem seus pacientes e anúncios que comuniquem, de maneira sutil, seus diferenciais - falaremos mais disso a seguir.

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3. Comunicação

Quantas vezes seus pacientes já buscaram outro lugar para realizar um procedimento que você oferece em sua clínica? Acontece que, muitas vezes, as pessoas não sabem de todas as especialidades e tratamentos que você oferece.

Nesse caso, é de extrema importância comunicar seu público sobre seus diferenciais. Para isso, pode-se usar não só o site e as redes sociais, mas também é muito importante aproveitar o tempo em que o paciente está na sua sala de espera.

É possível criar anúncios sutis para uma rádio personalizada da clínica, por exemplo. Dessa forma, você não depende que os pacientes leiam impressos deixados na recepção e nem que eles vão procurar seus diferenciais na internet.

Eles simplesmente ouvem enquanto estão ali, assim você aproveita um momento em que o paciente já está conectado com o serviço e especialidade que você oferece. Isso pode, inclusive, despertar a curiosidade antes da consulta e já deixá-lo de mente aberta para quando algum procedimento, tratamento ou especialidade for oferecido a ele.

4. Música

A sala de espera de um consultório é um lugar mítico, é nela que se tem a primeira impressão sobre o profissional que vai lhe atender.

Se os pacientes vão passar algum tempo nesse ambiente, é preciso ter certeza de que ele foi preparado para acolhê-los da maneira mais confortável possível. No caso de dentistas, essa espera pode ser tensa e a atmosfera deve ser composta para propiciar ao paciente o máximo de calma e descontração. Por isso a música entra como um fator determinante nesse quesito.

Sabemos que a música tem o poder de relaxar e transportar. Como uma importante ferramenta sensorial, a seleção musical do consultório tem de ser direcionada para um momento de tranquilidade, de pausa e, por que não, de entretenimento.

É por essas razões que a seleção musical que toca nesse ambiente pode fazer uma grande diferença no atendimento, levando os pacientes a se descontraírem antes da consulta e também dizendo algo sobre o profissional que teve mais essa atenção dispensada a seus pacientes.

As músicas de sala de espera (e seu conceito) evoluíram da simples "música de elevador", onde os pacientes eram jogados em um mar sonoro maçante e impessoal, a conceitos mais polidos, realmente preocupados com o ser humano e seu melhor aproveitamento no espaço.

Música com significado e programação musical com um propósito distinto: o de comunicar algo e causar uma determinada sensação.

Siga a nossa playlist para Sala de Recepção no Spotify e aprimore o ambiente da clínica:

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar a confiança dos seus pacientes, principalmente quando nos referimos às questões de saúde e bem-estar.

Por meio dele, você conseguirá criar conteúdos relevantes que ajudarão o paciente em algum momento de sua vida, seja para tirar uma simples dúvida ou optar por um profissional para realizar os procedimentos. Assim, será possível melhorar a sua autoridade no mercado e tornar-se referência no seu segmento.

6. Pagamento facilitado

Devido ao grau de dificuldade na hora da realização dos procedimentos e, também, aos altos valores pagos nos equipamentos, por exemplo, os serviços de uma clínica costumam ter um preço mais elevado, certo?

Nesse momento, é preciso levar em consideração que não são todos os pacientes que se organizam financeiramente para cuidar da sua saúde. Por esse motivo, é importante facilitar ao máximo os pagamentos, seja por meio de cartão de crédito, boleto etc. Assim, o paciente se sentirá mais confortável ao optar pela sua clínica, pois sabe que conseguirá pagar pelos serviços sem prejudicar seu orçamento pessoal.

7. Tecnologia

A tecnologia é algo em que você não pode deixar de investir, principalmente se o seu objetivo é oferecer um atendimento de qualidade para conquistar seus pacientes. Nesse sentido, é importante levar em consideração a necessidade de adquirir um software que facilite toda a sua rotina e agilize o atendimento, disponibilizando prontuários eletrônicos, agendas online e muitos outros benefícios que vão melhorar o seu dia a dia.

Se você quer fidelizar pacientes e trazer cada vez mais resultados e indicações para sua clínica, é preciso tratá-los bem e fazer com que eles confiem no seu trabalho. Ao seguir todas essas nossas dicas, você perceberá que seus pacientes não se preocuparão mais com o preço ao procurar sua clínica, pois eles estão em busca de algo maior: o valor que você gerou para o seu negócio ao colocar todas essas estratégias em prática.

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