Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

5 dicas para escolher convênios médicos para clínicas

3 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

Para escolher convênios médicos para clínicas é preciso pesquisar as operadoras de saúde, conhecer os tipos de plano de saúde da operadora e analisar as vantagens e desvantagens.

Se você está pensando em escolher um plano de saúde para a sua unidade de saúde, mas ainda não sabe como, nós elaboramos 5 dicas para escolher convênios médicos para clínicas.

Afinal de contas, ter como parceiras as melhores operadoras de saúde é fundamental para a prestação de um serviço de qualidade.

Além disso, o credenciamento de convênios traz uma maior visibilidade para o seu negócio, refletindo na fidelização de novos pacientes, fator que agrega mais valor de mercado.

Ter um consultório ou uma clínica que atenda ao sistema suplementar de saúde amplia os negócios e firmar parcerias importantes é fundamental para a qualidade de uma boa assistência médica.

Nós, da iClinic e Zelas Saúde, consideramos esse assunto de extrema importância e estamos aqui para facilitar ainda mais o acesso à informação e comunicação para você escolher o convênio médico ideal para a sua clínica.

Como escolher convênios médicos para clínicas?

1. Pesquise as possíveis operadoras que vão trabalhar com você

Como todo bom negócio começa antes com uma boa pesquisa, o primeiro passo que você deverá dar para credenciar um convênio na sua clínica é conhecer o mercado e pesquisar quais os benefícios e serviços inclusos em cada operadora.

Depois de mapear as operadoras em potencial que poderão firmar uma boa parceria com a sua clínica, você poderá levantar uma série de informações.

Uma das mais importantes entre as melhores dicas para escolher convênios médicos é verificar como está a qualificação da operadora junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS elabora um programa de qualificação de operadora de saúde que avalia uma série de indicadores, através deles, você conseguirá saber se a empresa possui um bom relacionamento com os seus clientes, por exemplo.

2. Saiba qual plano é importante estar vinculado com a sua clínica ou consultório

Saber qual é o plano que atenderá melhor às necessidades da sua empresa é fundamental.

Para isso, é importante conhecer quais hospitais e laboratórios estão credenciados ao seu negócio. Acredite, quanto maior o prestígio de instituições parceiras, melhor será a visibilidade da sua clínica.

3. Verifique qual apoio será dado para sua empresa antes de firmar um contrato

A pós-venda é uma das mais importantes dicas para escolher convênios médicos para clínicas que podemos dar.

Além de ser uma questão fundamental para a qualidade dos serviços prestados, um bom suporte é fundamental para contornar eventuais problemas que venham a acontecer.

Para isso, você deverá levantar algumas questões:

4. Conheça de forma minuciosa com quais tipos de planos a empresa trabalha

As operadoras de saúde oferecem uma grande variedade de convênios, que atendem perfis diferentes de clientes e beneficiários.

Conhecer com detalhes os produtos oferecidos por essas empresas permite que você escolha os melhores convênios médicos para atender os pacientes que frequentam sua clínica.

Mas para isso, vale ressaltar que você precisa conhecer também qual é o perfil dos pacientes que recorrem aos serviços da sua clínica. Não deixe de buscar informações sobre os seguintes tipos de planos:

Essa é uma das dicas para escolher convênios médicos para clínicas que implica em saber também o que está englobado na cobertura de um plano, se é de abrangência regional ou nacional.

Quanto mais ampla for a cobertura, mais pacientes em potencial a sua clínica terá.

5. Quais perguntas ter em mente antes de tomar uma decisão?

Agora que você conseguiu reunir algumas informações relevantes para credenciar um convênio médico à sua clínica, saiba que é importante elaborar algumas questões antes de tomar alguma decisão.

Isso pode ser importante para que você tenha o máximo de tranquilidade e certeza na hora de contratar os serviços da operadora.

Tenha sempre em mente as seguintes perguntas:

A principal vantagem e desvantagem do credenciamento

A maior vantagem de ter diversos convênios credenciados é de poder proporcionar mais facilidade e praticidade para os pacientes. Isso pode aumentar o fluxo de caixa e amplia ainda mais a visibilidade da clínica.

E a principal desvantagem é que o valor repassado pelas operadoras é relativamente baixo, se comparado às consultas particulares.

Mas de qualquer modo, essa é uma parceria fundamental para aumentar a qualidade do atendimento e trazer mais reconhecimento para a sua clínica ou consultório.

Gostou das nossas dicas para escolher convênios médicos para clínicas? Saiba que você pode contar com a Zelas Saúde para conhecer ainda mais sobre planos de saúde e instituições.

Visite também o nosso blog para se atualizar sobre os principais assuntos da área da saúde.

Sair da versão mobile