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Como o Espaço M conseguiu abrir e gerir a clínica com o iClinic

Como o Espaço M conseguiu abrir e gerir a clínica com o iClinic

Abrir uma clínica é um grande passo.

Conversamos com um de nossos clientes que abriu recentemente uma clínica de saúde multidisciplinar e nos conta os desafios desse empreendimento e também como a simplicidade do iClinic foi fundamental para eles escolherem esse sistema logo no início do projeto.

Confira o bate papo com todas as dificuldades e oportunidades que o Espaço M enfrentou.

O Espaço M está localizado em São Paulo e foi inaugurado em setembro de 2015. Com o objetivo de ser uma clínica multidisciplinar, lá estão reunidos 12 profissionais de oito especialidades diferentes, como Reprodução Humana, Ortopedia, Dermatologia, Ginecologia, Endocrinologia, entre outros.

Felipe Reis Sanchez é um dos sócios da clínica. Formado em Comunicação Social pela ESPM-SP, ele ajuda na administração do negócio com um olhar focado em marketing e publicidade.

“Nós percebemos que o Profissional de Saúde têm uma formação incrível na faculdade, adquire muitos conhecimentos técnicos, mas não é ensinado a ser um empresário ou mesmo a se vender. É preciso ter um olhar de gestor para administrar um negócio, atrair os pacientes e divulgar sua expertise”, explica.

Quando questionado como surgiu a ideia de iniciar um novo empreendimento, Felipe diz que os sócios se uniram para o bem comum.

“Todos os Profissionais de Saúde podem trabalhar para alguém em um hospital ou consultório ou tentar começar seu próprio negócio sozinho, sendo estes caminhos mais árduos. Nós resolvemos criar algo em prol do bem comum, com profissionais que já conhecíamos e confiávamos, e criamos juntos um negócio nosso, para que todos tivessem uma clínica para chamar de sua, além de terem profissionais à sua altura ao seu lado, de diferentes especialidades, agregando valor à clínica”, conta.

Quando perguntamos sobre as principais dificuldades iniciais, sem pensar, Felipe responde a burocracia.

Abrir uma clínica é um processo moroso. Tudo precisa passar por um cartório, tudo precisa ser regularizado e aprovado por alguém, são necessárias muitas vias de tudo, assinaturas, carimbos e, principalmente, muitos impostos. Todos esses processos desanimam qualquer um a ser empresário”, desabafa.

Sobre o processo de gestão no dia a dia, Felipe conta que tudo é organizado e dividido entre os sócios. “Antes de abrir a clínica já traçamos um plano de negócio, ou seja, temos claro qual é nosso objetivo de médio e longo prazo. Temos reuniões semanais para discutir pontos e alinhar as tarefas. Nessas reuniões definimos coisas que precisamos comprar e adaptar na clínica para que os profissionais possam atender o paciente da melhor maneira possível“, comenta.

Ainda sobre o bem estar dos pacientes, Felipe atenta para a acessibilidade da clínica. “Tudo aqui está de acordo com o que é pedido pelos Conselhos de Medicina. Todo o espaço é adaptado para que qualquer pessoa, com qualquer tipo de deficiência, possa acessar a clínica”, conta.

Sobre o gerenciamento das finanças, Felipe explica que um dos sócios é formado em Administração e essa tarefa fica sob sua responsabilidade.

“Nós centralizamos o controle das finanças nele, até por uma questão de conhecimentos técnicos, mas todos nós validamos as ações e investimentos feitos”, ressalta.

Sobre a comunicação da clínica, Felipe diz que existem duas estratégias principais. “Nós contratamos uma agência de comunicação para planejar e executar ações online e offline. E também incentivamos que os profissionais daqui se indiquem. Ou seja, queremos que os pacientes sejam da clínica e não só de um profissional. Assim todos se ajudam e podemos cumprir o objetivo de ser multidisciplinar de fato”, explica.

Outra singularidade da comunicação externa da clínica que Felipe nos conta é o portal M de Mãe. O site é uma mistura de portal com rede social, que é atualizado periodicamente com informações, novidades e conteúdo produzido pelos próprios médicos da clínica. A ideia é melhorar e aumentar a conversa com os pacientes.

Sobre a escolha pelo sistema iClinic, Felipe afirma que ele próprio fez o teste com vários programas.

“Apesar de não ser médico, minha principal preocupação era a facilidade em utilizar o sistema. Escolhemos o iClinic porque a interface é muito fácil de utilizar, é intuitiva. Qualquer pessoa que sabe mexer na internet, sabe usar o iClinic. O sistema é fundamental para nós no cadastro dos pacientes, na agilidade do agendamento e na criação de prontuários personalizados para cada profissional”, comenta.

Contatos:

Espaço M Clínica CRM: 98231/SP Alameda Santos, 211, Cj. 411 São Paulo, São Paulo Telefones: (11) 2769-9690 / (11) 2769-9689 / (11) 94339-6001 E-mail: contato@espacom.net.br

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