Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

A importância de manter o cadastro de pacientes atualizado

A importância de manter o cadastro de pacientes atualizado

Pode parecer um detalhe, mas manter o cadastro de pacientes atualizado faz toda a diferença na hora de garantir a satisfação no atendimento e também na agilidade dos processos da clínica. Por meio desse cadastro, você consegue construir uma base de dados importantes para oferecer um atendimento personalizado e de melhor qualidade.

Com uma concorrência tão acirrada no mercado, você precisa eliminar esses gargalos que fazem o seu paciente optar por outro serviço que não seja o seu. Sendo assim, é de suma importância dar uma atenção especial ao cadastro dos seus pacientes.

Quer saber como fazer isso de maneira eficaz? Então não deixe de ler este artigo até o final, pois mostramos o que a sua clínica tem a ganhar atualizando os cadastros. Acompanhe!

Controle sobre o retorno dos pacientes

Manter um paciente fiel ao seu serviço é muito mais barato do que conquistar novos. Nesse sentido, um eficiente cadastro de pacientes só tem a acrescentar na sua clínica.

Com o vasto número de pessoas que são atendidas diariamente na sua clínica, se torna difícil guardar apenas na memória o histórico de cada um e quais procedimentos foram realizados, certo? Com um cadastro de pacientes digital e organizado você conseguirá ter uma visão mais ampla de todo o histórico clínico do paciente e poderá prescrever o melhor tratamento para eliminar o problema.

Além disso, a secretária pode lembrar o paciente de retornar à clínica depois de um certo tempo.

Atendimento personalizado

O cadastro de pacientes permite que você consiga melhorar a sua comunicação com eles, reduzindo o tempo gasto para entender a situação atual da saúde dele, criando um bom relacionamento – pois ele perceberá o quanto você se preocupa com seu bem-estar.

Ter em mãos um cadastro com informações mais completas permite que você conheça melhor o paciente, de modo a entendê-lo de forma única.

Pós-atendimento eficaz

Saber exatamente do que o seu paciente precisa é a melhor forma de oferecer a ele um atendimento mais eficaz. O pós-atendimento garantirá que o seu trabalho seja reconhecido, pois os pacientes perceberão o quanto você se dedica ao tratamento deles.

Com o cadastro de pacientes atualizado, você conseguirá melhorar seu relacionamento com eles, pois será possível entrar em contato para verificar se o tratamento oferecido foi satisfatório ou se existe algo que ainda o incomoda.

cadastro-de-pacientes-atualizado

Processos otimizados

Ao contar com um cadastro completo de pacientes, será possível otimizar os processos da sua clínica, permitindo que o seu time consiga desempenhar suas funções com mais agilidade e efetividade – visto que não será mais preciso perder horas procurando um contato na internet, na lista telefônica ou demorar para localizar o histórico médico do paciente.

Eliminar esse tipo de gargalo faz com que a sua equipe consiga focar nas questões mais relevantes da sua clínica, como pensar em estratégias para melhorar o atendimento e o relacionamento com o paciente.

Com isso, os imprevistos também serão facilmente eliminados.

Estratégias de marketing eficientes

Toda estratégia de marketing só vai funcionar se você tiver um controle eficiente dos dados dos seus pacientes. Caso contrário, não será possível identificar quais ações poderão oferecer melhores resultados para as suas campanhas, resultando em perda de tempo e dinheiro com anúncios equivocados.

Além disso, estratégias como o envio de e-mails informativos ou de mensagens no dia do aniversário também não surtirão efeitos positivos se os dados não estiverem corretos.

Ter dados relevantes de seus pacientes é a chave para fazer campanhas direcionadas aos interesses deles.

Como você pôde perceber, ter um eficiente cadastro de pacientes é de suma importância para garantir a satisfação do paciente. Por meio dele você pode criar um melhor relacionamento, demonstrando o quanto você se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida de cada um.

Para fazer um controle eficiente do cadastro de pacientes, é preciso contar com a tecnologia para acelerar os processos. Faça um teste grátis no iClinic e saiba como podemos te ajudamos a otimizar essa tarefa.

Sair da versão mobile