Biblioteca de e-mails do iClinic Marketing: como funciona?

Biblioteca de e-mails do iClinic Marketing: como funciona?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

A biblioteca de e-mails do iClinic Marketing disponibiliza diversos conteúdos prontos para suas mensagens, e-mails exclusivos por especialidade médica e materiais educativos sobre a plataforma.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelos profissionais de saúde que desejam criar uma relação duradoura com os pacientes, e ela pode ser totalmente automática.

A Dra. Luciana Michel foi uma das médicas empreendedoras que conseguiu melhorar ainda mais seu marketing de relacionamento com o iClinic.

O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos. Isso facilita muito nossa vida de médico e nenhuma empresa faz. Com certeza é um diferencial.”

Continue a leitura e descubra como você também pode ter esse benefício!

O que é o iClinic Marketing?

O iClinic Marketing é a plataforma de e-mail marketing desenvolvida exclusivamente para médicos.

Além de ter as vantagens de uma ferramenta comum, ainda se preocupa em seguir as exigências de órgãos regularizadores como CFM (Conselho Federal de Medicina) e NGS (Nível de Garantia de Segurança).

Um de seus maiores benefícios é o fato de que ela está totalmente integrada ao software médico iClinic, que é um sistema completo para gestão de clínicas e consultórios.

Todos os seus dados ficam centralizados em um único lugar, o que facilita a gestão de relacionamento com os pacientes, principalmente ao enviar e-mails personalizados.

O iClinic Marketing é feito para profissionais de saúde que desejam:

  • Aumentar os retornos do consultório;
  • Investir na fidelização de pacientes;
  • Aumentar o número de procedimentos realizados;
  • Lembrar seus pacientes de orientações pré e pós-operatório, além de acompanhar a evolução do tratamento.

O Dr. Keny Chung, por exemplo, usa a plataforma para facilitar a comunicação com seus pacientes. 

Em sua clínica, cerca de 70 pacientes são atendidos todos os dias, e enviar mensagens manualmente não é uma tarefa viável. Com o iClinic, ele consegue enviar e-mails personalizados de forma automática.

“Se você envia um e-mail direcionado para o paciente, ele se sente mais próximo do médico, pensa que o profissional teve o cuidado de enviar orientações e se lembrou dele. É um meio muito válido. Aqueles que não gostam apenas bloqueiam o e-mail, e têm muitos que gostam desse acompanhamento e carinho, são instruções que podem melhorar o tratamento.”

No iClinic, o desenvolvimento de funcionalidades nunca para, e os médicos podem contar com a biblioteca de e-mails, o mais novo diferencial da plataforma.

Acompanhe o artigo! Para ver este conteúdo no formato de vídeo, clique no player abaixo:

Como a biblioteca de e-mails do iClinic Marketing funciona?

A plataforma já conta com e-mails padrão, como as mensagens automáticas de retorno, que podem ser configuradas para envio de 7 a 360 dias após a consulta, e lembram periodicamente o paciente que um retorno precisa ser marcado.

As mensagens param de ser enviadas automaticamente assim que um retorno é marcado na agenda. 🙂

Na biblioteca de e-mails, você pode contar com mais conteúdos desenvolvidos especialmente para a área médica. Veja a seguir quais são eles.

1. Campanhas de e-mail gerais

As campanhas são enviadas uma única vez para os pacientes, mas você pode enviar quantas vezes quiser, selecionar diferentes pacientes, e duplicar campanhas já existentes.

Elas costumam ser usadas para avisos pontuais, como férias ou reformas do consultório, e em datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia da Mulher, Novembro Azul, entre outras.

A Dra. Andréa Cerutti é uma das profissionais que utiliza as campanhas de e-mail para enviar conteúdos educativos e avisos importantes para os pacientes.

“O e-mail marketing do iClinic permite que eu faça um e-mail padrão para enviar para os pacientes […] e consigo enviar para todos como uma mala direta, o que é bem legal. Os pacientes gostam quando eu envio conteúdos, recebo feedbacks bem legais.”

Na biblioteca, você vai encontrar e-mails prontos com assuntos como:

  • Mudança de endereço;
  • Agende sua consulta online;
  • Horário de funcionamento;
  • Luta contra a AIDS;
  • Coronavírus;
  • Doação de sangue;
  • Dia nacional da vacinação;
  • Saúde mental.

Existem outros tipos de e-mail, e o melhor de tudo é que você pode personalizá-los antes de enviar para os pacientes, caso deseje alterar algum tópico.

Quer conhecer mais sobre o funcionamento do iClinic Marketing na prática? Baixe nosso eBook gratuito:

eBook gratuito: iClinic Marketing: saiba como utilizar da melhor forma a plataforma de e-mail marketing da iClinic. Clique e baixe gratuitamente!

2. Sequências de e-mail gerais

As sequências de e-mail gerais, ou mensagens automáticas, são enviadas periodicamente para os pacientes, em datas pré-programadas, como em um fluxo de e-mail.

Imagine que você tenha ativado os lembretes de retorno de 30 dias do iClinic Marketing. 

Seus pacientes receberão avisos no dia seguinte da consulta, 15 dias depois, 23 dias, e, por fim, 29 dias, caso ainda não tenha agendado um retorno.

Tudo isso acontece de forma automática. Você só precisa lembrar de adicionar o paciente na sequência de e-mail depois da consulta, pelo próprio prontuário eletrônico ou na seção de Marketing do sistema.

O Dr. Silvio Costa usa as mensagens automáticas para acompanhar o tratamento dos seus pacientes:

“Meu primeiro e-mail foi sobre a COVID-19. Obtive vários retornos, muitas pessoas abriram e responderam. Agora montei um e-mail de 7 dias após as consultas dos pacientes, porque não tenho conseguido ligar depois de uma semana de atendimento para ver se está tudo bem, então essa estratégia ajuda muito nesse cuidado.”

Na biblioteca, você irá encontrar sequências de e-mails prontas com diversos assuntos como:

  • Reagende a sua consulta, para pacientes que faltaram e não remarcaram o atendimento;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Orientações médicas importantes.

Uma ótima forma de estar mais próximo dos pacientes, não concorda? Assista nosso vídeo e veja um tutorial sobre como usar a ferramenta:

3. E-mails personalizados para especialidades médicas

Além dos assuntos gerais mencionados acima, você também irá encontrar campanhas e sequências de e-mail personalizadas para diferentes especialidades médicas.

Atualmente, essas especialidades são:

  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Ginecologia;
  • Oftalmologia.

Se a sua especialidade não está na lista, não se preocupe. Nós estamos constantemente melhorando a biblioteca, e você pode enviar uma sugestão na aba “Sugestões” da ferramenta para nos ajudar.

4. Banco de imagens

O banco de imagens foi criado para que seus e-mails tenham outros elementos visuais além de texto, como uma imagem ou ilustração. É um detalhe que faz toda a diferença no seu conteúdo.

Em um mundo cada vez mais digital e repleto de redes sociais como o nosso, imagens chamam muito mais atenção do que textos, e usá-las nas suas mensagens é um ótimo diferencial.

Por isso, na biblioteca você vai encontrar várias imagens à sua disposição, além de algumas personalizadas por especialidade.

5. Blog com conteúdos educativos sobre o iClinic Marketing

Na biblioteca de e-mails você também vai encontrar a seção “Blog”, que possui vários conteúdos educativos sobre o iClinic Marketing, como um guia de uso da plataforma, além de uma explicação sobre suas métricas.

Assim como a própria biblioteca, os conteúdos também são atualizados constantemente.

O iClinic Marketing é uma excelente funcionalidade para os médicos que, além de desejarem um software médico completo para o gerenciamento da empresa, procuram ter um bom marketing.

Para conhecer todos esses diferenciais na prática, faça um teste gratuito agora mesmo:

iClinic Marketing: a nova revolução do seu atendimento médico

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.