Ícone do site Blog iClinic – Dicas para gestão de clínicas e consultórios!

15 aplicativos médicos para cuidar da saúde dos seus pacientes

15 Aplicativos médicos para ajudar a cuidar da saúde de seus pacientes

Aplicativos médicos como o Diário Cefaleia, Cardiograph, Medscape, Genéricos, Whitebook e iClinic são essenciais para cuidar da saúde dos pacientes.

Não adianta tentar evitar: seus pacientes vão pesquisar informações sobre saúde e sintomas que eles têm na internet.

Esse movimento é popularmente conhecido como “Dr. Google”, e cada vez mais os pacientes buscam um cuidado digital, segundo uma pesquisa da Accenture.

“Quase todos os consumidores entrevistados no Brasil (94%) utilizam ou estão dispostos a usar tecnologia para monitorar seu estilo de vida e sinais vitais.”

Mais de 85% dos pacientes concordam que ferramentas como aplicativos médicos e prontuários eletrônicos, fortalecem seus engajamentos com suas saúdes.

A verdade é que por mais que o médico informe e converse durante a consulta, é normal que o paciente procure algo a mais para ler ou para ajudar a acompanhar a sua situação.

A dica é utilizar o poder da tecnologia ao seu favor, orientando os pacientes sobre a melhor forma de usá-la. Os aplicativos devem ser úteis e gerar benefícios, ou acabam tornando-se uma distração.

Prefere escutar ao invés de ler? Clique no player:

Aplicativos médicos para cuidar da saúde dos pacientes

Com os aplicativos, seus pacientes podem acompanhar dados médicos diretamente nos smartphones e enviar para você em tempo real.

Eles também podem realizar anotações e tirar dúvidas, agregando ainda mais conteúdo que pode ser extremamente útil para o acompanhamento médico.

Separamos uma lista de aplicativos médicos interessantes para que você possa indicar aos seus pacientes.

Aplicativos médicos para registro dos pacientes e lembretes

1. Diário Cefaleia

O aplicativo Diário Cefaleia armazena por meio de um calendário, dias e horários em que os pacientes sentiram dor de cabeça. Eles podem registrar informações como:

O relatório pode ser enviado ao médico do paciente no exato momento em que as dores acontecem. O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

2. Pillboxie

Seus pacientes já relataram que esqueceram de tomar os medicamentos necessários?

O aplicativo Pillboxie é essencial para os pacientes que se esquecem frequentemente de suas medicações.

Além de configurar lembretes, eles também podem registrar o formato e visual dos remédios, para encontrá-los mais facilmente.

3. Cardiograph

O Cardiograph é excelente para os pacientes dos cardiologistas. O aplicativo mede a frequência cardíaca, e todos os resultados são salvos para análises futuras.

Também é possível registrar informações como datas, locais e observações. O Cardiograph está disponível para Android.

4. Evernote

Voltado para o profissional em si, o Evernote é um aplicativo bem completo para garantir que você se mantenha atualizado com a sua agenda.

Assim, você pode fazer anotações diretamente no aplicativo e depois acrescentá-las ao prontuário digital do paciente, por exemplo.

É um aplicativo disponível tanto para o Android quanto para o iOS, e ainda conta com versão web, para o navegador do seu notebook.

[crp]

5. Flo Calendário Menstrual

Criado para pessoas que menstruam, o Flo pode ser encontrado na App Store e Google Play, com diferenciais como:

Aplicativos médicos para informações de saúde

6. WHO Info

O aplicativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) está disponível na App Store e Google Play.

Com a WHO Info, seus pacientes ficam sabendo das últimas notícias da OMS, além de eventos, dicas sobre saúde, e o melhor de tudo: todas as informações são oficiais.

Dessa forma, você também pode evitar que seus pacientes vejam informações erradas na internet, também conhecidas como fake news.

7. CID-10

O CID-10, Classificação Internacional de Doenças, são códigos estabelecidos pela OMS e utilizados por médicos e profissionais de saúde. Geralmente, os pacientes não têm conhecimento sobre o CID-10.

Um aplicativo pode ser útil para entender mais sobre esses códigos e fazer pesquisas rápidas.

Você pode encontrar esse tipo de app tanto na Google Play quanto na App Store. Geralmente, ele não exige conexão com internet.

8. Medscape

Indispensável para qualquer médico que deseja se manter atualizado — e para qualquer paciente que queira eficiência -, o Medscape é um aplicativo aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão americano de controle de remédios e alimentos.

O app contém informações importantes sobre doenças e drogas a serem utilizadas.

Além de contar com informações sobre mais de 4 mil doenças e com mais de 120 calculadoras médicas, o aplicativo também traz notícias sobre os avanços médicos em todo o mundo.

É em inglês e possui versões tanto para Android quanto para iOS.

9. Dr. Drauzio Primeiros Socorros

Esse é um bom aplicativo para você indicar para seus pacientes, e também para os acompanhantes e familiares deles.

Com dicas simples, O Dr. Drauzio Primeiros Socorros explica o passo a passo de como agir em situações de emergência.

Os conteúdos foram elaborados com a coordenação do Dr. Drauzio Varella, e também inclui um botão de emergência. Está disponível para Android e iOS.

10. Genéricos

Outro aplicativo bastante útil para os médicos é o aplicativo Genéricos.

Com ele, é possível ter acesso a uma lista completa com todos os medicamentos genéricos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além de fornecer o nome, o aplicativo também indica os princípios ativos, a posologia e os laboratórios fabricantes, facilitando o trabalho de procura por uma alternativa a um remédio mais caro.

É em português e está disponível para iOS e Android.

11. Whitebook

O Whitebook é um aplicativo que dá suporte à tomada de decisão médica. Dê uma olhada em algumas de suas funcionalidades:

O Whitebook é gratuito, funciona offline e está disponível para Android e iOS.

Aplicativos médicos para agendamento e comunicação

12. Doctoralia

A Doctoralia é conhecida como o maior marketplace para médicos e pacientes do Brasil, e não é à toa.

Sua plataforma permite que os pacientes façam buscas rápidas para encontrarem diversos profissionais de saúde, além de proporcionar um ótimo marketing médico.

Ela é fundamental para os pacientes que buscam um agendamento online e não querem se esquecer das suas consultas.

13. Medicinia

O Medicinia é um aplicativo feito exclusivamente para a comunicação entre médicos e pacientes.

Apesar de muitos já utilizarem outras ferramentas, como o Whatsapp, o diferencial do Medicinia é garantir segurança absoluta das informações compartilhadas.

Além disso, é uma maneira de separar assuntos profissionais dos pessoais, o que é ótimo para o profissional da saúde.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Aplicativos médicos para gestão

14. Any.Do

Outro aplicativo importante para a gestão e para organização pessoal, o Any.Do é um dos apps mais utilizados por quem quer gerir seu tempo de maneira mais eficiente.

Nele, o médico pode inserir suas consultas futuras e também outros compromissos, como reunião com fornecedores.

Com uma interface intuitiva e inteligente, o médico pode ir adicionando seus compromissos conforme eles forem aparecendo, e o aplicativo fica responsável pela organização.

Depois, é só conferir os compromissos no calendário para não perder nenhuma tarefa importante.

É um aplicativo em inglês, disponível para iOS e Android, e permite completa sincronização, inclusive com a versão web.

15. iClinic

O aplicativo da iClinic é essencial para os médicos que desejam acessar os dados do seu software médico de qualquer lugar.

Os usuários do iClinic podem iniciar um atendimento diretamente pelos smartphones, além de acessar funcionalidades como:

O aplicativo também conta com uma funcionalidade exclusiva de ligar para pacientes. O app é gratuito e está disponível para Android e IOS.

  

Os aplicativos médicos não substituem a prática ou os conhecimentos médicos, mas certamente ajudam os pacientes a serem mais responsáveis pelos cuidados com a própria saúde.

Gostou da nossa coletânea de aplicativos médicos? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos:

Já utiliza algum aplicativo médico? Compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários. 🙂

Sair da versão mobile