Administração e Gestão

Veja como montar uma clínica de saúde

Montar uma clínica de saúde é uma boa opção para você que está concluindo um curso de Medicina ou quer ganhar mais autonomia e independência no trabalho sem depender tanto do comando de outras pessoas para dar rumo à sua carreira.

A abertura de uma clínica exige uma série de cuidados, que vão desde a escolha da localização e do imóvel adequados para o consultório até os aspectos legais que precisam ser seguidos. Tudo isso terá impacto no investimento a ser feito e no fluxo de pacientes que você terá.

No post de hoje, elencamos estes e outros pontos que você precisa ficar atento para montar uma clínica de saúde. Confira:

Escolha do ponto

A localização da clínica deve levar em conta fatores como segurança e facilidade de acesso, bem como o perfil da população da região.

É muito importante conhecer o perfil de seus pacientes. Características como idade, renda e classe social têm impacto direto sobre a demanda da população de uma região por serviços de saúde.

Clínicas particulares especializadas tendem a ser mais utilizadas por populações das classes A e B. Se o perfil etário for mais elevado, a demanda tende a ser ainda maior.

É preciso observar, também, se não há outras clínicas com o mesmo perfil já instaladas na região, o que pode indicar que a oferta dos serviços de saúde já é suficiente naquele local.

Escolha do imóvel

Na escolha do ponto, atente-se também ao perfil do imóvel escolhido – é interessante, por exemplo, que ele tenha área de estacionamento.

Lembre-se de considerar fatores arquitetônicos, como a acessibilidade para pessoas com deficiência, crianças e idosos e também questões que contribuem para a qualidade sanitária do local, como ventilação e incidência de luz solar.

Outro fator muito importante a ser considerado ao montar o seu consultório é a existência de banheiros que suportem a demanda de pacientes, espaço para recepção e salas suficientes para o atendimento.

Não se esqueça de pensar no depósito para suprimentos e, caso necessário, de espaços para alocação de resíduos químicos e biológicos, que devem ser devidamente acondicionados.

Montar uma clínica de saúde

Fatores legais ao montar uma clínica de saúde

Por falar na acomodação adequada de resíduos, lembre-se de que o funcionamento legal e seguro da sua clínica depende de uma série de autorizações, advindas, por exemplo, do corpo de bombeiros, da Vigilância Sanitária e de outros órgãos da prefeitura – o que varia de cidade para cidade –, bem como do registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ).

O mais recomendável é sempre ter um contador de confiança para cuidar das questões burocráticas e fiscais. Se possível, conte com os serviços de alguém que tenha familiaridade com a área de saúde ou disposição para aprender.

Contratação de colaboradores

Busque contar com profissionais com visão humanizada para o atendimento adequado dos pacientes.

Você sabe, melhor do que ninguém, que serviços de saúde podem ser demandados nos momentos mais frágeis das vidas das pessoas.

É fundamental que os seus funcionários saibam reagir bem a esses contextos.

Além de médicos, você deve precisar de enfermeiros ou assistentes de enfermagem, pessoal de limpeza e recepcionistas. Dependendo da demanda, em alguns casos, é possível contar com o trabalho de profissionais que fazem atendimento apenas em alguns dias da semana ou do mês.

Lembre-se de cuidar dos direitos trabalhistas dos seus profissionais, tanto para evitar problemas legais quanto para garantir a dignidade da sua equipe.

Investimento em publicidade

Com a clínica montada, busque fazê-la “existir” de fato para os seus pacientes em potencial!

Distribua folders e cartões em espaços de trabalho, academias e centros comerciais da região onde você atua.

Se possível, faça uma página no Facebook e contrate um profissional para construir um site para seu negócio.

Uma boa comunicação externa é fundamental para se destacar nos dias de hoje!

Seguindo essas dicas, você certamente conseguirá montar uma clínica de saúde de sucesso!

Se você gostou do post de hoje, aproveite para seguir a iClinic nas redes sociais!

eBook gratuito sobre Como Montar Seu Consultório Médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus