Controle Financeiro

Ter uma dívida pode ajudar sua clínica. Veja como:

Você deve ter ficado intrigado com o título deste artigo, certo? Mas vou te mostrar como ter um dívida pode ajudar sua clínica.

Claro, não é qualquer tipo de dívida, e você deve levar vários fatores em consideração, mas essa pode ser uma ótima estratégia para alavancar seu negócio e ter resultados positivos logo quando você monta sua clínica.

Acompanhe as dicas!

Panorama atual das dívidas no Brasil

No ano de 2016 o Brasil registrou um índice de 41% de sua população inadimplente e, dentro dessa fatia substancial, encontram-se 60% de maiores de 18 anos com seus nomes negativados. É o maior índice da história do país.

A inadimplência, por definição, é a falta de cumprimento de uma obrigação financeira para com um terceiro.

Essa proporção cresceu durante 4 anos, paulatinamente, de acordo com uma reportagem de economia do IG.

Esse comportamento do gráfico reflete alguns paradigmas que enfrentamos culturalmente e também algumas dificuldades que temos para nos policiar financeiramente.

Para te ajudar nesse ponto, leia também
este artigo sobre controle financeiro. :)

dívidas na clínica

Afinal, é ruim ter uma dívida?

Culturalmente nós relacionamos a palavra “dívida” como algo ruim financeiramente falando, mas não necessariamente pode se tornar algo assim. Tudo depende do motivo pelo qual você está fazendo essa dívida.

Ser pródigo ao gastar com objetos pessoais pode ser um mau caminho, mas usar esse dinheiro para expandir as operações de sua clínica, por exemplo, pode ser um bom negócio!

Quando você pega alguma quantia de dinheiro de um banco há um custo, que chamamos de JUROS.

Normalmente essa taxa de juros é extremamente alta e, se você não cumprir com as exigências, ele fará com que seu empréstimo fique muito caro!

Aí sim, a dívida pode se tornar algo muito perigoso!

Qual empréstimo fazer?

Hoje, no mercado, há alguns tipos de empréstimos e todos eles possuem uma finalidade específica, mas não se apegue a apenas estes fins.

Aqui nós vamos abordar apenas o empréstimo bancário, aquele em que você se dirige ao seu gerente e retira uma quantia em dinheiro, em contrato, pagando uma certa porcentagem de juros.

Juros nada mais é que o custo do dinheiro que você está pegando emprestado. Assim como uma casa tem aluguel, os juros são o “aluguel” do dinheiro.

Não há muita diferenciação, como dito anteriormente, entre os empréstimos.

No final das contas, você vai ter uma quantia em dinheiro e terá de tomar a decisão do que fazer com ele, se já não a tem previamente. Escolha corretamente o tipo de empréstimo para fazer!

Como uma dívida pode ajudar sua clínica?

Imagine-se em duas situações distintas, mas bem comuns: Você quer abrir uma clínica ou então quer expandir as operações de seu consultório.

Para ambas as situações você precisa de dinheiro, correto?

Você pode fazer essas duas ações usando seus próprios recursos financeiro. Mas essa não é a única opção disponível. ;)

Existem duas fontes de dinheiro: a sua e a de terceiros. Qual você acha que é maior? Use dinheiro de terceiros”

A criação de uma dívida pode ser bastante benéfica se você pensar sob a ótica das finanças.

Você utiliza dinheiro de outra pessoa para realizar atividades que antes, talvez, com seu dinheiro, não seriam possíveis.

Claro, há sempre os juros a serem pagos e também toda a questão burocrática, mas, pensando no que dissemos anteriormente - usar esse financiamento para expandir suas operações - você poderá usar os benefícios dessa expansão para pagá-los posteriormente.

Em resumo, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, uma dívida pode ser algo extremamente benéfico para colocar seu negócio em linhas de sucesso.

Junto dela precisa vir alinhada uma cultura de disciplina com suas obrigações porque, caso você deixe de pagar esse empréstimo com rigor, os juros podem aumentar e a conta fica inviável.

modulo financeiro iclinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus