bem estar médico

Síndrome da Invulnerabilidade Médica, Stress e Burnout: Médico, você cuida da sua saúde?

A extenuante rotina de trabalho dos médicos faz com que muitos profissionais deixem de lado os cuidados com a própria saúde.

Trabalhar muitas horas por dia e dedicar o pouco tempo disponível para pesquisas, congressos e cursos faz com que o médico descuide de sua saúde e desenvolva doenças típicas da profissão como a Síndrome da Invulnerabilidade Médica e o Burnout.

O problema é comum em profissionais que estão no início da profissão, os quais costumam negligenciar a própria saúde em favor da sua rotina.

Síndrome da Invulnerabilidade Médica

A chamada Síndrome da Invulnerabilidade Médica acomete profissionais da saúde das mais diversas áreas.

Essa síndrome se desenvolve naqueles médicos que acreditam ser imunes a doenças. Como estão acostumados a enfrentar “perigos” e superá-los, postergam exames preventivos e não se cuidam como deveriam.

As consequências desse comportamento podem ser devastadores para os profissionais.

Assim, é aconselhável que, especialmente os profissionais recém-formados, façam terapia.

A Síndrome da Invulnerabilidade Médica é séria e deve ser tratada com ajuda profissional.

Síndrome de Burnout

Ao lidar diariamente com vários tipos de enfermidades, os médicos ficam vulneráveis a certos transtornos da mente, principalmente aqueles relacionados à depressão e à ansiedade.

O conceito de burnout foi definido em 1974 pelo psicólogo Freudemberguer. Esse termo reúne características de esgotamento físico e mental e exaustão emocional.

Os principais sintomas desse estado de saúde são: atitude fria, despersonalização no trato dos pacientes e sentimento de fracasso em relação ao trabalho.

Segundo a Dra. Maria Antônia Frasquilho, na pesquisa Stress e burnout em médicos: prevenção e tratamento, o profissional pode chegar em um estado de desespero tão grande que a depressão em relação ao trabalho pode culminar em cardiopatias e AVCs.

Veja algumas dicas para evitar essas síndromes:

Gestão do tempo

Algumas técnicas de organização ajudam a conciliar o trabalho com atividades pessoais.

Possuir uma agenda atualizada dos seus compromissos, tanto profissionais quanto pessoais, é fundamental para uma boa Gestão do Tempo.

Uma boa opção são as agendas online, que possam ser acessadas do smartphone. Afinal, seu celular está sempre ao alcance das mãos, o que facilita a criação e consulta de atividades a qualquer momento de forma rápida e simples.

Com a agenda do iClinic você tem acesso privado aos compromissos da sua agenda pessoal e aos agendamentos que suas secretárias realizam no sistema de agenda médica em um mesmo lugar.

Alimentação

Um fator essencial para uma vida mais saudável é manter uma alimentação sempre regrada e balanceada. Por conta das rotinas imprevisíveis da profissão, os médicos podem ficar muitas horas sem comer.

Mas o ideal é ter sempre um plano B para driblar os períodos de fome. Frutas, sucos naturais, barras de cereais e outros snacks saudáveis são bons aliados para enfrentar as longas horas de trabalho.

alimentacao saudavel medico

Sono

Também é importante que o médico tenha um sono de qualidade para conseguir repor as energias depois de uma jornada cansativa de trabalho.

É preciso dormir ao menos 8 horas por dia, e todo médico sabe disso.

Exercícios físicos

Outra medida importante para quem deseja cuidar da própria saúde é a prática regular de exercícios físicos.

O médico pode não ter tempo para muitas horas de academia e ginástica, mas é preciso reservar ao menos dois dias na semana para opções que podem ir desde esportes como futebol, tênis, vôlei e basquete, yoga, dança de salão ou até mesmo pilates.

Qualquer esporte é válido para exercitar o corpo e relaxar a mente.

cta<em>getao</em>tempo

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus