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Sala de espera cheia? Veja como se organizar para não deixar pacientes esperando

Todo médico já passou pela difícil situação de deixar um paciente aguardando por muito tempo na sala de espera. Se a demora não agrada aos pacientes, essa certamente também não é uma situação da qual os médicos se orgulham.

Atrasos, no entanto, são naturais e fazem parte do dia a dia profissional de qualquer médico, seja um veterano na área ou um profissional recém formado.

Motivos de atraso

Para médicos e outros profissionais da saúde, como nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, é comum que o atendimento de um paciente atrase e a fila na sala de espera cresça. Muitas vezes, as pessoas necessitam de um exame extra, ou têm dúvidas que demandam mais tempo que o planejado.

Outros casos também contribuem para o atraso, como pacientes com necessidades físicas que naturalmente exigem mais tempo de atendimento.

A medicina é imprevisível, por isso é normal certo nível de atraso.

Por diversas razões, alguns pacientes necessitam de mais tempo que outros. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para evitar excessos.

Como evitar atrasos

A maioria dos atrasos não ocorre por negligência profissional ou por falta de consideração aos pacientes, mas sim por falta de organização e planejamento.

Uma forma de amenizar o problema é tomar medidas de gestão do tempo.

Os profissionais mais experientes já possuem uma estimativa aproximada de quanto tempo gastam em cada consulta.

Aos profissionais recém-formados ou que ainda estão montando sua clínica particular, o ideal é ficar de cronometrar cada consulta para saber quanto tempo o atendimento leva, e estabelecer uma média aproximada.

Assim, é possível realizar um planejamento completo e adequado às necessidades da clínica ou do consultório.

Geralmente, trabalha-se com uma janela de 15 a 30 minutos para cada paciente. Mas isso depende de vários fatores, como: área de especialização médica, tipo de consulta (primeira consulta, consulta normal ou retorno) e número diário de pacientes.

Se o fluxo de atendimento não é grande, o médico pode até dispor de mais tempo do que os habituais 30 minutos.

 medico tempo sala de espera

O segredo é se organizar

Essa organização pode ser possível através de planilhas do Microsoft Excel (para Windows) ou do Numbers (para Apple), ou até mesmo em documentos impressos não digitalizados.

Entretanto, uma forma de profissionalizar e agilizar ainda mais o atendimento e as janelas de marcação de consultas é a utilização de softwares e aplicativos para gestão de clínicas e consultórios.

Outras vezes, o profissional deverá contar com o jogo de cintura para não deixar a fila na sala de espera crescer ainda mais. Se o atendimento já está completo, é papel do médico dispensar o paciente de uma forma educada.

Também pode-se deixar claro para o paciente que há possibilidade de uma consulta extra para eventuais ocorrências futuras ou exames adicionais.

O importante aqui é dedicar o tempo necessário para um atendimento eficiente e humanizado.

Com delicadeza e sensibilidade, a maioria dos pacientes entenderá que a espera nem sempre é culpa do médico. Desta forma, todo mundo sai ganhando: pacientes e profissionais da saúde.

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