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Saiba como um sistema médico de gestão em saúde pode ajudar sua clínica!

Os avanços na área de tecnologia da informação transformaram o século XX no período histórico de maior desenvolvimento para a humanidade, contribuindo para avanços em todas as áreas do conhecimento e das atividades humanas.

Os progressos dessa área impulsionam transformações não só nos produtos e serviços, como também em toda forma de atuação da sociedade.

Qual o impacto da tecnologia da informação em áreas de serviço como o segmento de saúde?

Saiba como um sistema médico de gestão pode ajudar no dia a dia de sua clínica e quais as vantagens de sua adoção.

A necessidade de gestão na área médica

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A área da saúde necessita da manipulação e manutenção precisa e cuidados dos dados clínicos de seus pacientes.

A facilidade com que as informações possam acrescentadas, organizadas e rapidamente recuperadas vão influenciar no grau de eficácia não só do trabalho organizacional, como também na eficiência do atendimento prestado.

Paralelamente a exercício da prática médica,  profissionais de saúde encontram-se diante de outra necessidade: administrar suas clínica e consultórios.

Esta tarefa muitas vezes penosa, seja por falta de tempo ou conhecimento da área, mas que pode sem dúvida alguma ser facilitado por sistemas de informação voltados para gestão em saúde.

A otimização dos processos com um sistema médico de gestão

Com o exponencial crescimento na geração de novos dados, torna-se cada vez mais necessário o uso de ferramentas para manipulação do volume de informações com os quais os profissionais da área de saúde precisam lidar.

Ferramentas essas que auxiliem transformar dados em conhecimento, facilitando a tomada de decisões e ações mais eficazes.

Uma nova visão que leve a classe médica a encarar a tecnologia da informação como instrumento necessário em sua prática é fundamental e só pode ser alcançada com um* visão clara dos benefícios que podem ser gerados por ela*

Vamos conferir então alguns aspectos da prática médica que podem ser altamente beneficiados com o auxilio da tecnologia da informação através de um sistema médico de gestão:

**1. Proximidade e segurança ao paciente

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Todo profissional de saúde deve conhecer a fundo seus pacientes e seus hábitos. Este conhecimento é fundamental para uma melhora atenção a saúde, bem como para manutenção de uma boa relação entre médico e paciente e construção de confiançã mútua.

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Assim, os consultórios precisam rever e ajustar suas atividades de gerenciamento a fim de escolher e implementar estratégias para construir uma base consistente e confiável de seus pacientes.

Para isso é necessário construir seus perfis de maneira completa, o que só será possível utilizando ferramentas de prontuário eletrônico, que tornarão possível não só a organização e administração destes dados, mas também o cruzamento de um grande número de informações proporcionando maior inteligência no atendimento.

Além disso, o médico conseguira todas estas informações de forma rápida, de modo que antes do paciente entrar na consulta ele pode consultar seu histórico e anamnese rapidamente pelo sistema, oferecendo mais segurança ao paciente.

Adicionalmente, os dados registrados eletronicamente oferecem uma segurança e comodidade infinitamente maior do que aqueles feitos em papel.

2. Gerenciando o relacionamento

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Depois de ter um perfil detalhado de seus pacientes, o profissional de saúde deve orientar suas ações para desenvolver um bom relacionamento que demonstre seu comprometimento na sequência de cuidados necessários à saúde de cada um deles.

Este trabalho de “relações públicas” pode ser gerenciado com o auxílio de secretárias ou profissionais da área de comunicação.

Pode-se, de posse dos dados, desenvolver uma política de relacionamento que gere confiança e fidelização*com seus pacientes*.

Por exemplo: uma  das maiores facilidades e valores que o médico pode entregar aos seus pacientes é a facilidade da comunicação entre profissionais de saúde e seus paciente, enviando mensagens via e-mail e SMS para lembra-los de consultas, demonstrar atenção pós-atendimento, realizar pesquisas de satisfação ou até mesmo enviar felicitações de aniversário ou outras datas comemorativas – além de garantir uma redução de em média 30% das faltas em consultas.

3. A divulgação do trabalho

Todas as áreas, incluindo a da saúde, requerem divulgação para que as pessoas que necessitam do serviço possam encontrá-lo.

Neste sentido, o uso da tecnologia da informação é de fundamental importância para a área médica.

As clínicas e consultórios devem, não só ter uma presença online, como estudar meios para a divulgação dos serviços oferecidos e criar uma relação de confiança com seus pacientes.

Uma prática altamente salutar é produzir informativos sobre cuidados com a saúde e enviá-los periodicamente a seus pacientes via e-mail.

Porém, cuidado!

O marketing médico é uma prática com diversas regras dos conselhos de medicina. Você pode conferir algumas destas regras em nosso artigo: Os limites do marketing médico: Regras para divulgar sua clínica.

4. A otimização do gerenciamento administrativo

Os elementos essenciais para a prestação de serviços com alto valor agregado aos pacientes são:

  • Bom atendimento;

  • Confiabilidade;

  • Resultados.

Dentro deste prisma, em todas as dimensões da interação médico e paciente, o contínuo aprendizado das necessidades e preferências dos atendidos, deve estar sempre em foco.

medicos_ computador

É possível por exemplo,* praticar preços acessíveis e que ao mesmo tempo permitam o equilíbrio financeiro da clínica* ou consultório.

Tudo isso se consegue com um bom gerenciamento administrativo financeiro que, necessariamente passa pela automatização dos processos e redução de custos.

Através de um sistema centralizado de gestão e apoio da prática clínica, é possível manter um Fluxo de Caixa atualizado e acompanhar a saúde financeira da clínica, bem como gerar relatórios financeiros que o ajudarão a tomar decisões sobre preço das consultas, procedimentos que são mais lucrativos e aqueles que não o são, rendimento por plano de saúde e muitos outros que auxiliam a tomada de decisão.

5. Melhor estratégia organizacional

O conceito de inteligência administrativa nos serviços prestados na área de saúde vai mais além do viés técnico-operacional, da gestão de preferências e necessidades do paciente.

Numa sociedade em contínua e rápida transformação, a tecnologia tornou-se instrumento fundamental das organizações no planejamento, desenvolvimento e adoção de ajustes sistemáticos na estratégia institucional para obter vantagens competitivas não só em relação à concorrência, mas que também permitam oferta de serviços eficaz e em consonância com o* paciente moderno.*

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