produtividade em consultorio

Relação médico e paciente: Por que pacientes indicam seus médicos?

Hoje em dia, os consumidores estão muito mais exigentes em geral.

Na área da saúde, isso não é diferente.

A internet facilita a obtenção de informações por parte dos pacientes, o que contribui para que os eles estejam mais interessados em seus problemas e questionem mais quem os atendem. Além disso, a facilidade em encontrar profissionais e informações sobre ele faz com que a exigência por um atendimento de qualidade também aumente.

Profissionais que suprem as expectativas do paciente e que oferecem um bom atendimento em seus consultórios são frequentemente recomendados.

Construir uma boa reputação é sem dúvida um grande aliado na busca por novos pacientes.

Este é um aspecto importante à ser observado da relação médico e paciente.

Por este motivo, oferecemos algumas dicas para que você possa cada vez mais superar os anseios e necessidades de seus pacientes, através do entendimento dos principais fatores que os pacientes esperam de um profissional de saúde, o que os faz voltar sempre ao seu consultório e, o mais importante, *recomendar o seu atendimento:
*

Conhecimento, boa comunicação e segurança

A principal exigência dos pacientes hoje em dia é obter um atendimento de qualidade por um profissional competente e qualificado.

Apesar disso, ter  apenas conhecimento não é o suficiente nesse caso, é preciso saber transmiti-lo ao paciente e mostrar que está seguro do que fala.

Lembre-se que em muitos casos ele pode não entender os termos médicos e é preciso “traduzir” algumas coisas, dando alguns exemplos práticos. Procure ter estilos de comunicação diferentes, baseando-se principalmente no nível sociocultural do paciente para escolher o mais apropriado.

Quando o paciente questionar, esteja disposto a explicar, de maneira simples, utilizando exemplos, analogias, desenhos e imagens.

Mesmo que ele seja da área da saúde ou um profundo conhecedor  do assunto, essa transparência e humildade é muito importante para manter o vínculo com a outra parte e fazê-la ter confiança no seu trabalho.

Atenção e relacionamento

Indicação médico

Muitas das pessoas que procuram um atendimento médico já pode estar fragilizadas, seja fisicamente ou psicologicamente, devido a sua condição de saúde. Sendo assim é muito importante demonstrar cortesia e atenção durante o atendimento.

Tente entender quais os sentimentos, motivações e expectativas da pessoa que está sentada em sua frente. Alguns pacientes são mais desconfiados, outros mais emotivos e outros já vão descrentes do atendimento por experiências passadas ruins. Seja sempre atencioso, dedicado e demonstre amor pela sua profissão.

“Perder” alguns minutos de conversa com o paciente é uma forma de ambos saírem ganhando.

Grande parte das pessoas indica um médico pela maneira com que foram recebidas pelo profissional de saúde, colocando o relacionamento pessoal até mesmo a frente do diagnóstico e do tratamento indicado.

Tecnologia e equipamentos de ponta

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, faz parte da vida moderna e facilita um bocado nossas tarefas.

É natural que ao chegar em um consultório, se espere equipamentos e tecnologias de última geração, que auxiliem no diagnóstico ou tratamento.

Em muitos casos, explicar como eles funcionam também é fundamental para que o paciente fique mais confortável. Isso tudo irá agregar ainda mais valor aos seus serviços, contribuindo para aumentar sua credibilidade profissional.

Atendimento otimizado

Agora que você já sabe que o paciente espera do seu atendimento, você pode utilizar alguns recursos adicionais para otimizar o tempo da consulta e torná-la mais dinâmica e produtiva, tanto para você quanto para o paciente.

Se você aliar todos os pontos abordados acima com um atendimento rápido e eficiente, isso com certeza será um ponto a mais para fazer com que o paciente saia satisfeito.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida, sugestão ou comentário, fique à vontade para escrevê-los abaixo!

## Receba as dicas de gestão em saúde e tecnologia do iClinic em seu e-mail:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus