confiança do paciente

Relação médico e paciente: Estabelecendo confiança mútua

Um tratamento médico só será bem sucedido quando o paciente acreditar e confiar no seu médico.

Só assim a pessoa vai sair do consultório realmente decidida a fazer todo o tratamento prescrito, alterar a sua rotina de vida em busca da sua saúde e levar o tratamento até o final para que a doença seja verdadeiramente sanada ou pelo menos controlada.

Embora a confiança seja essencial,* conquistá-la nem sempre é fácil.*

Quantas pessoas já foram em vários médicos, ouviram o mesmo diagnóstico, o mesmo tratamento e só começaram a seguir quando foram a um profissional que realmente as deixou seguras?

É esse profissional que todo médico precisa ser: o que passa segurança ao paciente e consegue que ele seja fiel às orientações, obtendo sucesso no protocolo terapêutico.

Por que conseguir a confiança do paciente?

A primeira coisa para pensar é que, para ter sucesso em sua profissão e nos protocolos terapêuticos estabelecidos, é preciso que o paciente não apenas tome os medicamentos corretos, mas também conte tudo o que sabe e sente.

Afinal, a anamnese bem feita é essencial na rotina clínica e ela só é possível com a cooperação do paciente.

Isso só acontece quando há confiança na relação médico e paciente.

Além disso, o próprio paciente, quando ouvido, acaba dando dicas e pistas sobre a sua vida que podem colaborar não apenas para o diagnóstico do problema atual, mas também para evitar o desenvolvimento de novas doenças ou até que ela transmita algo a sua família.

Outro fator que implica fortemente nesta relação é de que é comum que os pacientes apresentem mecanismos psicológicos de defesa na hora da consulta. Isso acontece por várias razões e é um tema que não deve passar desapercebido, pois está diretamente relacionado ao sucesso do tratamento.

Lembre-se de que, como todo profissional de saúde, o médico precisa enxergar o indivíduo como um todo e levar em conta a sua atuação na sociedade. Por isso, além do tratamento, é necessário agir para impedir a disseminação da doença.

Como já falamos, o protocolo correto só será realizado se o paciente sair da consulta feliz, satisfeito e confiando no médico.

Como se tornar esse profissional?

Como em qualquer outra relação humana, a confiança plena é algo conquistado aos poucos.

Se depois da primeira consulta o seu paciente voltar a você e quando chegar tiver realmente cumprido o protocolo estabelecido, pode ser um sinal de que as coisas estão começando a dar certo.

Para isso, é essencial saber ouvir.

Uma das maiores reclamações dos pacientes é o atendimento impessoal de alguns médicos, que fazem consultas de menos de cinco minutos e nem ao menos estabelecem contato visual com o paciente.

Por isso, para se tornar um médico que possui a confiança dos pacientes, é preciso saber ouvir e explicar tudo com calma ao paciente.

Além do sucesso no tratamento e de uma boa relação, este é um fator que influencia diretamente na indicação do médico por parte de seus pacientes e na reputação do profissional de saúde.

Prolongue o tempo de consulta, ouça o que ele tem a dizer.

Lembre-se de que o paciente estará cheio de dúvidas e muitas vezes, até mesmo medo. Esteja preparado para esclarecer tudo e seja sempre sincero.

Seja agradável, sincero, trate bem as pessoas, olhe nos olhos, não dê palpite do que foge da sua alçada e certamente a relação entre você e seu paciente será melhor e de confiança.

## Receba as dicas de gestão em saúde e tecnologia do iClinic em seu e-mail:  

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus