Como montar consulório

O melhor lugar para montar seu consultório médico

O setor de saúde no Brasil está crescendo e a cada ano novos médicos entram no mercado de trabalho.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), são registrados anualmente cerca de 16 mil novos médicos, totalizando, aproximadamente, 400 mil profissionais atuantes no país.

O cenário é reflexo do crescimento no oferecimento de serviços ligados a saúde para a população brasileira, que alcança hoje os seus quase 200 milhões de habitantes.

Os médicos podem atuar nos mais variados segmentos, realizando trabalhos em hospitais, postos de saúde, clínicas particulares, entre outros.

Muitos médicos, ao concluírem o curso de formação e, eventualmente, a especialização, se lançam no mercado em busca de novas possibilidades, principalmente para alcançar o sonho de montar seu consultório médico e começar a construir sua reputação como profissional da saúde.

Porém, vale destacar que o setor da Saúde Suplementar vem crescendo ano a ano:

Segundo levantamento divulgado pela FenaSaúde, em 2014, o país contava com 71,9 milhões de pessoas com acesso à saúde privada, alcançando entre os quase 50,6 milhões de beneficiários dos planos de assistência médica, um crescimento de 2,8% em relação a 2013.

Dessa forma, a escolha de um local ideal para montar um consultório médico é fundamental para o sucesso do médico no setor.

Entretanto, por uma série de detalhes burocráticos e administrativos no processo de implantação e da oferta dos serviços médicos, o profissional acaba encontrando dificuldades, seja para encontrar o primeiro endereço de atuação ou mesmo no processo de mudança.

Dessa forma, elaboramos alguns tópicos que podem auxiliar na procura do local ideal para montar seu consultório médico:

Exigências legais

Antes de mais nada, é preciso saber quais as exigências dos órgãos públicos relacionados à saúde quanto à estrutura física do seu local de trabalho.

Isso pode variar de acordo com usa especialidade e é preciso se informar detalhadamente sobre estas regras para evitar futuros problemas com fiscalização e multas.

Para saber mais sobre este tema e saber quais são as exigências para sua especialidade, você pode acessar, no site da ANVISA, a seção de normas e regulamentos quanto à estrutura física de edificações da saúde.

Qual o local ideal para montar seu consultório?

Para quem está entrando no mercado de prestação de serviços na área da saúde e deseja montar seu consultório médico, antes de qualquer ação, é preciso definir muito bem a especialidade de atuação e o perfil dos pacientes.

A escolha do local está estritamente relacionada ao público que será atendido e deverá ser levada em consideração em todas as etapas de implantação.

Qual melhor local para montar seu consultório?

Um bom exemplo para representar este caso é uma clínica de dermatologia estética.

Vamos supor que esta clínica é composta por pacientes do gênero feminino entre 20 e 50 anos e que buscam agilidade e praticidade no atendimento, uma vez que trabalham e buscam locais próximos para aliar os intervalos das funções de rotina.

Por conta disso, a localidade deve se concentrar o mais próximo possível dos centros comerciais e escritórios.

Já no caso do perfil de atendimento de pacientes mais idosos e com doenças crônicas ou que exijam cuidados especiais de tratamento, por exemplo, o ideal é que a procura seja focada em uma localidade mais afastada do centro urbano, mas que seja de fácil acesso.

Ou seja, que possua um bom estacionamento, que as estradas tenham boa estrutura de acesso, que o local seja tranquilo para evitar transtornos durante o deslocamento, caso uma parte do acesso a clínica tenha que ser realizado a pé e que, para pacientes que necessitam do transporte público, seja facilitado com a proximidade dos terminais.

Tudo deve ser analisado com um bom planejamento e de acordo com o perfil do paciente e da especialidade médica, tornando assim o atendimento humanizado.

Mudando meu consultório de endereço

No caso de um consultório que já tem um certo número de pacientes e que deseja mudar de local, a estratégia deve seguir uma linha diferente de raciocínio e ser cuidadosamente analisado.

Casal de médicos mudando de clínica

É preciso procurar um local que não gere transtornos nas rotas de acesso ao consultório médico, e por isso, não traga transtornos aos pacientes.

Muito comum entre os consultórios que já possuem pacientes é a possibilidade de expandir a clínica para locais mais bem estruturados e maiores.

Mas é preciso muito cuidado: na hora de realizar a escolha de um novo ambiente, e principalmente, se certificar se a mudança será benéfica para os seus pacientes.

Ou seja, é preciso analisar se o paciente irá acompanhar o consultório em um novo endereço e se irá facilitar o acesso a maioria, caso não, talvez a expansão não será uma boa ideia.

A escolha do local ideal está diretamente relacionada ao perfil do paciente e a especialidade médica.

Não esquecendo que as escolhas devem levar sempre em consideração o atendimento das necessidades e do conforto dos pacientes. Portanto, é preciso um prévio planejamento para definir estratégias efetivas.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus