Futuro da medicina: tendências e as principais inovações

futuro da medicina medico no laboratorio

Principais tópicos

O futuro da medicina promete muitos avanços para facilitar os cuidados com a saúde. Pois, os cuidados médicos serão cada vez mais personalizados, digitais e baseados em dados.

Essas mudanças já estão bem encaminhadas em grande parte graças às inovações em inteligência artificial (IA), bem como às rotas cada vez mais economicamente viáveis para abordagens terapêuticas personalizadas.

Embora seja impossível prever o futuro, é possível prever mudanças positivas para a medicina, que tende a se beneficiar cada vez mais das tecnologias.

Veja abaixo o que você vai aprender nesse artigo:

Qual será o futuro da medicina?

Nos últimos anos, a área da saúde tem se tornado cada vez mais focada no que a tecnologia de ponta pode oferecer aos pacientes e aos médicos.

No futuro da medicina, o aprimoramento das tecnologias tende a aperfeiçoar cada vez mais a qualidade dos serviços de saúde, otimizando os resultados e diminuindo os custos, por meio, por exemplo, da Telemedicina.

Essas inovações, aliadas à convergência da biotecnologia e tecnologias da informação, serão capazes até mesmo de aumentar a longevidade humana.

A medicina vai se desvalorizar?

Historicamente, a medicina sempre foi uma área respeitada e valorizada. No passado, praticamente não existia concorrência, pois existiam poucos especialistas em cada região e o paciente não tinha quase nenhuma escolha.

Hoje, o cenário mudou! Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, já são mais de 500 mil médicos no Brasil, encabeçando uma competição acirrada no mercado da medicina.

Mas, será que a medicina irá se desvalorizar no futuro? A resposta é não!

futuro da medicina medico se filmando

Os avanços tecnológicos promovem mais possibilidades de trabalho e atuação de médicos, enfermeiros e demais profissionais, e colabora na democratização do acesso à saúde.

A medicina do futuro será preventiva e terapêutica. Os cuidados não estarão mais focados na enfermidade e sim, em descobrir as doenças antes que elas aconteçam, focando na qualidade de vida do paciente.

Com exames e diagnósticos cada vez mais precisos, os médicos poderão antecipar: pelas predisposições genéticas pode-se saber, por exemplo, o risco de o paciente desenvolver determinada doença.

Como vimos, as mudanças trazidas pela medicina do futuro devem reinventar a profissão de médico. Por isso, mais do que nunca será necessário se especializar e se manter atualizado sobre as novas tecnologias e das novas possibilidades que virão.

Assista nosso vídeo sobre a importância da atualização na área da saúde:

Projeções e tendências sobre o futuro da medicina

Algumas projeções e tendências sobre o futuro da medicina já estão presentes em nosso dia a dia, como é o caso da inteligência artificial (IA), impressão 3D, robótica e nanotecnologia.

Nos próximos 20 anos, a atual abordagem da medicina poderá ser substituída, graças aos avanços da medicina personalizada ou da medicina de precisão.

Por exemplo, a análise do DNA pode possibilitar que os médicos possam começar a tratar os pacientes com medicamentos adaptados ao seu próprio DNA. O sequenciamento de DNA também terá um impacto no diagnóstico e na previsão de doenças.

Os tratamentos com células-tronco, que estão nos estágios iniciais atualmente, se tornará uma ferramenta importante na medicina convencional. Em vez de depender de doadores de órgãos humanos, será possível “cultivar” o órgão no laboratório de acordo com a demanda de células-tronco.

A medicina e a saúde 5.0

futuro da medicina braco mecanico

Há alguns anos, o setor da saúde vem incorporando a tecnologia de ponta em seus processos. Soluções cada vez mais avançadas passaram a fazer parte do dia a dia de médicos e demais profissionais de saúde.

Após a saúde 4.0 ter conectado a tecnologia com a área médica, a saúde 5.0 veio para englobar ainda mais inovações e para fazer com que o paciente se torne o centro do processo.

Um dos grandes objetivos da Saúde 5.0 é o de promover um atendimento no qual as decisões médicas sejam baseadas em dados. A principal vantagem dessa abordagem é que os profissionais de saúde podem ter uma visão global dos dados desse atendimento.

Assim, eles têm a oportunidade de pensar os tratamentos e possibilidades a partir dessas informações, bem como da interação com outros profissionais e com o próprio paciente, que pode participar toda a sua jornada.

Com um tratamento mais eficaz, um dos maiores benefícios da Saúde 5.0 é a assertividade em todas as etapas de promoção da saúde, proporcionando agilidade, qualidade e segurança de dados.

A proposta da Saúde 5.0 é, principalmente, oferecer às instituições médicas um sistema inteligente e seguro, proporcionando ao médico o acesso a todos os dados referentes ao paciente em atendimento.

Para acompanhar a proposta da Saúde 5.0 e ter um sistema de alta qualidade em sua instituição, baixe gratuitamente nossa checklist e facilite sua escolha:

Checklist grátis: escolha o sistema ideal para sua clínica médica

O futuro da medicina no Brasil

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde, em nove anos, as mulheres serão maioria entre os médicos e uma parcela significativa desses profissionais terão entre 22 e 45 anos.

Além disso, atualmente há mais de 500 mil profissionais médicos, a projeção de um estudo da USP em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) é de que, em 2030, esse número será de 800 mil.

Ou seja, a população médica será mais numerosa, feminina e jovem.

Quais especialidades que temos hoje, serão valorizadas na medicina do futuro?

As especialidades médicas que têm mais potencial de serem valorizadas na medicina do futuro são:

  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
  • Medicina Nuclear;
  • Medicina do Exercício e do Esporte;
  • Nutrologia, Endocrinologia e Gastroenterologia;
  • Dermatologia ;
  • Geriatria;
  • Psiquiatria;
  • Oncologia;
  • Genética Médica;
  • Cirurgia Robótica.

Quais as novas especialidades que vão surgir a partir da medicina do futuro?

As especialidades médicas do futuro não são nada mais do que as áreas que conseguem acompanhar as atualizações do mundo moderno.

Elas adaptam o trabalho para atender às necessidades dos pacientes e que seguem as principais tendências do ramo, como Telemedicina, atendimento humanizado, mapeamento genético, machine learning, Medicina Preventiva, entre outros.

Inovações tecnológicas da medicina do futuro

Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial na medicina já é uma realidade. Afinal, essas tecnologias conseguem otimizar tarefas e melhorar a precisão de diversos procedimentos.

Tudo acontece graças ao suporte de tecnologias como big data, machine learning e algoritmos sofisticados.

A inteligência artificial pode ser usada para trazer mais precisão aos resultados de exames. Isso porque a ferramenta processa diferentes exames radiológicos anteriores, em um imenso banco de dados, comparando com as imagens apresentadas no teste do paciente.

Assim, o médico pode examinar as informações obtidas para analisar o resultado de maneira mais precisa. A aplicação da inteligência artificial na medicina pode trazer inúmeras vantagens, entre elas:

  • Rápida pesquisa, recuperação e correlação de dados;
  • Organização automática de agendas e documentos;
  • Formação de bibliotecas e bancos de dados qualificados;
  • Cálculo da dosagem correta de medicamentos;
  • Monitoramento remoto de pacientes em tempo real;
  • Previsões quanto ao risco de doenças;
  • Composição de tratamentos personalizados, elaborados de acordo com o histórico do paciente;
  • Realização de cirurgias a distância;
  • Análise de perigos e envio de lembretes para evitar eventos graves, como infarto e AVC.

Internet das coisas (IoT)

Como a internet das coisas, em inglês, Internet of Things, conecta um número crescente de objetos, prevê-se que os “corpos inteligentes” se tornem uma parte comum do cuidado ao paciente.

Os sensores dentro ou sobre o corpo dos pacientes permitirão que os médicos monitorem os pacientes em tempo real para coisas como pressão arterial, níveis de glicose no sangue ou níveis de potássio, e fornecerão alertas antecipados se algo der errado.

Os dados gerados poderão então ser usados para personalizar ainda mais os tratamentos para pacientes individuais.

Telemedicina

futuro da medicina profissional estudando

Um dos principais obstáculos que os médicos enfrentam em fazer um acompanhamento correto e constante da saúde dos pacientes, é a disponibilidade e distância de ambos.

A maioria das pessoas não conseguem retornar o número de vezes que deveriam ao médico devido à correria do dia a dia.

O objetivo da Telemedicina é complementar o atendimento médico presencial, com ajuda de inovações tecnológicas para realizar um acompanhamento remoto, como no caso dos dispositivos wearables.

O atendimento a distância traz inúmeras vantagens para os profissionais da área da saúde, principalmente para os pacientes: com a implementação da tecnologia, os pacientes possuem maior facilidade de acesso aos médicos, além de economia de tempo e recursos.

Baixe nosso eBook gratuito para aprender tudo que precisa sobre a prática da Telemedicina no Brasil:

eBook Telemedicina: aprenda todas as práticas legais do atendimento online!

Monitoramento médico

Algumas soluções de monitoramento médico abordam a adesão do paciente ao tratamento prescrito e alertam quando um medicamento deve ser tomado ou quando foi esquecido.

Outras soluções abrangem o monitoramento contínuo dos sinais vitais, coletando dados de forma mais completa.

Se antes os dados eram coletados por ocasião das consultas médicas, hoje estão presentes em cada minuto, como é o caso dos relógios que medem e registram as atividades físicas.

Essas inovações de monitoramento são fundamentais na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças.

Softwares médicos na nuvem

Os softwares médicos estão contribuindo, cada vez mais, para transformar a rotina agitada dos profissionais da área da saúde em um dia a dia produtivo e organizado.

Diferente da antiga organização com agendas físicas e prontuários dos pacientes em papel, que não garantem nenhuma segurança ou proteção contra perda de dados, os softwares médicos em nuvens trazem soluções para os principais problemas das clínicas médicas – e ainda liberando espaço físico.

Para ter acesso a um software médico em nuvem, basta ter internet, um dispositivo, e possuir um login e uma senha cadastrados na plataforma.

Nada precisa ser instalado no seu computador, muito menos há necessidade de assistência técnica, caso ocorra algum erro no sistema.

Os softwares trazem constantes melhorias e inovações, além de atualizações diárias que garantem que seus dados médicos não sejam perdidos. Como suas informações estão na nuvem, é impossível que seus dados sejam perdidos em acidentes ou furtos.

Além disso, os softwares utilizam criptografias para assegurar que apenas quem possui a permissão de acesso certa veja informações sigilosas dos pacientes.

Dispositivos móveis

Além dos dispositivos médicos que a tecnologia trouxe para contribuir com um atendimento mais ágil e eficaz, como os equipamentos de raios-X, implantes, entre outros, os dispositivos móveis trazem diversos aplicativos relacionados à saúde que diminuem as barreiras entre o médico e o paciente.

Esses aplicativos trazem diversas inovações, como o acompanhamento em tempo real dos sinais vitais do paciente, coleta mais precisa de dados e prontuários eletrônicos.

Um exemplo prático dos dispositivos móveis são os dispositivos wearables, relógios que utilizam a internet para monitorar batimentos cardíacos, qualidade do sono, distância percorrida e número de passos de um paciente diariamente.

Alguns desses dispositivos já possuem funcionalidades mais avançadas como monitoramento do nível de açúcar no sangue, temperatura da pele, entre outros.

Essas informações não apenas melhoram a qualidade do atendimento, como podem prevenir doenças e ajudar a salvar vidas.

Segundo a pesquisa divulgada pela Universidade de Stanford, uma pesquisa feita com 419 mil usuários, resultou em um alerta para 0,5% relatando que seus batimentos cardíacos estavam irregulares.

Entre eles, 450 procuraram médicos especialistas e foi detectada fibrilação atrial em 153 pessoas.

Leia mais em: 25 aplicativos médicos que ajudam a cuidar da saúde do seu paciente.

Genética molecular

Junto com a determinação do padrão de descendentes, a genética molecular ajuda a compreender as mutações genéticas que podem causar certos tipos de doenças.

Por meio da utilização dos métodos de genética e biologia molecular, a genética molecular descobre as razões pelas quais as características são exercidas e como e porque algumas podem sofrer mutações.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é menos invasiva e com potencial para uma recuperação mais rápida, essa modalidade está em crescimento no Brasil e teve o Hospital Israelita Albert Einstein como um de seus pioneiros.

Entre as vantagens, temos:

  • Cirurgia minimamente invasiva;
  • Visão 3D e ampliada em 10 a 15 vezes;
  • Movimentos precisos e de maior amplitude das pinças robóticas;
  • Ausência de tremores e fadiga pelos braços robóticos;
  • Menores taxas de sangramento no intra-operatório;
  • Menos dor no pós-operatório;
  • Menor taxa de infecção no pós-operatório;
  • Menor tempo de hospitalização.

Machine Learning

Machine learning é um ramo da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão.

Uma das principais aplicações de Machine Learning na saúde está no suporte que o algoritmo representa ao médico no momento de interpretar um exame e dar um diagnóstico.

Wearables

futuro da medicina relogio no braco

Todo e qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório ou que podemos vestir é um wearable.

Essa nova tecnologia foi desenvolvida com um propósito principal: gerar praticidade e otimizar desempenhos, onde quer que ela seja aplicada!

Wearables são muito utilizados por atletas, por exemplo, pois monitoram seu desempenho físico e mostram dados importantes para que possam maximizar seus resultados.

Os wearables são um dos exemplos da aplicação física da Internet das Coisas, a revolução tecnológica que permite mesclar o mundo digital e o mundo físico, por meio de recursos como inteligência artificial e conectividade.

Como a tecnologia está contribuindo na fidelização de pacientes?

Os pacientes estão cada vez mais empoderados e exigentes em relação a sua saúde, o que faz muito sentido, afinal, é da qualidade de vida deles que estamos falando.

Cada vez mais as pessoas têm procurado se informar, seja na internet ou por dispositivos móveis, como cuidar da sua saúde.

Por isso, é importante se manter atualizado e utilizar a tecnologia a seu favor para fidelizar pacientes e entregar um serviço médico de excelência.

Confira como a tecnologia está facilitando a fidelização de pacientes por meio de suas inovações.

1. Atendimento eficaz e humanizado

futuro da medicina atendimento

Como já mencionamos no artigo, a Telemedicina, dispositivos móveis e softwares médicos estão trazendo cada vez mais agilidade e precisão durante o atendimento. Mas as inovações tecnológicas não param de surpreender.

No campo cirúrgico, por exemplo, hospitais dos Estados Unidos estão usando a Realidade Aumentada e a tecnologia de imagens 3D para realizar cirurgias. Com essa tecnologia, é possível ver de maneira precisa o corpo humano em três dimensões.

Além disso, com as informações integradas em um único lugar como os softwares médicos, os profissionais possuem mais tempo para focar no paciente, escutar atentamente e olhar nos olhos, entregando um atendimento humanizado.

Quer saber como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado? Confira este caso de sucesso com a Dra. Kelly Oliveira.

“Conforme a complexidade da operação vai aumentando, mais necessidade tecnológica eu vou ter para manter um nível de qualidade para os nossos pacientes e nossos profissionais.”

2. Diagnósticos mais precisos

Com as informações coletadas através dos dispositivos móveis, e em tempo real, os diagnósticos se tornam cada vez mais precisos.

Isso acontece por conta de todos os dados dos pacientes estarem constantemente atualizados e, caso o médico use um software médico com prontuário eletrônico, todas as informações estarão integradas em um único lugar, permitindo relatórios mais completos sobre a saúde do paciente.

3. Prevenção e tratamento acessível para todos

Antigamente, era praticamente impossível detectar sintomas de certas doenças com antecedência, impossibilitando o tratamento preventivo.

Porém, com a ajuda da tecnologia, procedimentos eficazes estão sendo usados para prevenir cada vez mais obstáculos na vida do paciente.

Tecnologias como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons) permitem que tumores sejam identificados com menos de dois milímetros em fase inicial, o que aumenta as chances de cura.

Com o desenvolvimento desses recursos, cada vez mais pessoas possuem acesso a um monitoramento eficaz da sua saúde. Esse avanço é extremamente importante para todos, e a tecnologia mostra que a tendência é ampliação desse acesso de forma mais efetiva.

Principais benefícios da tecnologia na medicina para profissionais da área da saúde

A tecnologia na saúde permite que os médicos tenham melhores condições de trabalho e mais tempo para focar nos pacientes, por meio da automação de processos, aumento na assertividade e diminuição da sobrecarga dos profissionais.

Uma agenda médica online, por exemplo, facilita a organização de todos os compromissos da semana, permitindo personalização de cores por procedimento, bloqueio de horários, intervalo de tempo obrigatório entre as consultas, lista de espera, entre outras soluções.

Outra solução que pode ser integrada à agenda é o agendamento online, que permite a marcação de consulta pelos pacientes: a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar entrar em contato direto com a clínica.

Como começar a trabalhar com tecnologias do futuro?

futuro da medicina medico em chamada de video

Não há como negar que a tecnologia ocupa muito espaço no dia a dia das pessoas. Cada vez mais empresas investem no desenvolvimento de softwares, máquinas e ferramentas que podem facilitar a nossa rotina. Na área médica não é diferente.

Para começar a trabalhar com essas tecnologias, o primeiro passo é estudar sobre elas, o que você já está fazendo ao ler este artigo. Depois de entender quais tecnologias fazem mais sentido para você, é hora de começar a buscar opções no mercado e escolher a que mais atende suas necessidades.

Se você tem interesse em ter um software médico, por exemplo, baixe gratuitamente nossa planilha de comparação de sistemas:

Planilha de Comparação de Softwares Médicos

Conclusão

A medicina do futuro pode ser definida como uma evolução do conhecimento médico juntamente com o desenvolvimento e domínio das tecnologias.

Tudo isso será útil para ajudar os médicos a se concentrarem mais no paciente e menos em processos burocráticos, manuais e ineficazes.

Saindo de situações burocráticas, os profissionais podem se dedicar mais ao atendimento com empatia, recebendo bem o paciente, ouvindo suas queixas e o avaliando de forma global.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online