tecnologia na saúde

Prontuário eletrônico ou de papel? Compare e entenda as diferenças!

A tecnologia revolucionou a Medicina.

Não somente nas pesquisas e nos equipamentos, mas na própria  rotina da profissão.

Hoje, com apenas um clique, o médico pode checar o prontuário eletrônico de seus pacientes, consultar medicamentos e seus efeitos colaterais e também gerenciar sua clínica.

Neste artigo vamos levantar os prós e contras entre prontuários eletrônicos e anotações em ficha de papel.

Prontuário de papel

A principal vantagem do prontuário de papel é que ele não exige treinamento da equipe, basta que saibam organizar de acordo com um padrão.

Porém, esse tipo de documento varia de profissional para profissional, de forma que, se algum profissional precisar consultar um prontuário de um paciente seu, possivelmente ele não entenderá parte das anotações.

Dificultando e tornando o trabalho menos eficiente.

Outra desvantagem na utilização do papel é que ele precisa de muito espaço no consultório para armazenar as pastas e, como o tempo que o médico deve guardar esse histórico é de 20 anos, o profissional precisa de cada vez mais gaveteiros e armários, conforme o número de pacientes aumenta.

Mais um ponto negativo é que o papel não resiste ao tempo, as páginas vão amarelando e ainda podem ser destruídas em caso de incêndio ou de vazamento de água, por exemplo.

A falta de mobilidade do papel é outro aspecto que o torna obsoleto. Afinal, se você precisa consultar a ficha de um paciente durante suas férias você precisa se deslocar até a clínica, ou então pedir para que alguém encontre esses dados para você.

prontuario eletronico ou de papel

Prontuário eletrônico

A principal vantagem do prontuário eletrônico é a rapidez em que as informações são consultadas.

Ele permite que os documentos sejam preenchidos de forma rápida, seja para solicitar um exame, consultar resultados ou checar um histórico do paciente.

Essa agilidade se torna mais importante em caso de emergência: se o seu paciente sofrer um acidente, por exemplo, e você precisar checar se ele é alérgico a algum medicamento, essa busca em segundos faz toda a diferença na vida do paciente.

O prontuário eletrônico é mais seguro, pois é armazenado em nuvem, protegido por senhas e permite o controle de usuários que terão acesso ao documento.

Além disso, ele permite que várias pessoas utilizem o prontuário ao mesmo tempo, em qualquer hora e em qualquer lugar, desde que se tenha um computador, um smartphone ou um tablet com conexão via internet.

Já as desvantagens em relação ao prontuário de papel é que o prontuário eletrônico precisa de investimento em hardware, software e, possivelmente, treinamento da equipe médica.

Conteúdo VIP: Guia DEFINITIVO para escolher um prontuário eletrônico

Qual dos dois é melhor?

Nesta era em que a medicina se vale da tecnologia para aumentar seu alcance e tornar os processos mais rápidos, é fácil perceber que o prontuário eletrônico traz mais vantagens que o de papel.

Isso sem contar com a preocupação ambiental e com o dinheiro economizado com papel, impressoras e espaço de armazenamento.

Se você ainda utiliza papéis para registar seus pacientes, mas ficou interessado em testar a ferramenta eletrônica, você pode fazer um teste gratuito do sistema iClinic.

Teste Grátis: Conheça e experimente o iClinic por 14 dias gratuitamente. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Sep 19, 2017

Caso de Sucesso Dr. Vinicius Alves: Como duplicar o número de atendimentos em um consultório odontológico

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Para Secretárias ... Sep 28, 2015

A importância da Secretária para um consultório médico

comments powered by Disqus