Preço do software médico: esse é o único critério que você deve utilizar?

Preço do software médico: esse é o único critério que você deve utilizar?

Principais tópicos

Você já comprou um produto barato, pensando estar economizando e fazendo uma ótima escolha, e depois percebeu que ele não atendia suas necessidades? Entenda neste artigo que a escolha de um software médico não pode ser baseada apenas no preço.

Há alguns anos, o “software médico de caixinha” era a única opção disponível no mercado.

Por isso, junto com o preço do software médico vinham outras despesas, como hardware, conexões, força de trabalho especializada, manutenção dos softwares instalados na infraestrutura da própria clínica, entre outros.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, os softwares médicos se tornaram muito mais eficientes, principalmente os novos modelos de software que foram surgindo no mercado, que dificilmente exigem uma instalação.

Porém, apesar de atualmente muitos softwares baratos – e até mesmo gratuitos – estarem disponíveis, muitos não atendem as necessidades de uma rotina médica, nem se comprometem a melhorar ou corrigir erros.

Quer saber como fazer a melhor escolha de um software médico? Continue com a gente neste artigo e assista nosso vídeo para descobrir por que o preço não é o único fator nesta decisão.

Qual o melhor modelo de software médico atual?

Existem muitos modelos de software no mercado, os principais sendo: o software instalado e o SaaS.

O modelo de software instalado se tornou antiquado e nada seguro, pois caso você tenha algum problema com o computador é possível que você perca todos os dados dos seus pacientes.

Dessa forma, como muitas empresas, as clínicas começaram a migrar para um novo modelo de entrega de software, o chamado SaaS.

SaaS é a sigla em inglês para Software como Serviço, e seu modelo de precificação nada mais é do que pagar por mês, em um plano mensal ou anual, pela utilização de um serviço. Assim como a Netflix, o Spotify, e o iClinic.

Por essa razão, levar em conta apenas o preço do software médico não faz mais sentido diante da incomparável capacidade de entrega e eficiência que os serviços por assinatura oferecem.

Enquanto algumas cobram uma taxa fixa para acesso ilimitado a alguns ou todos os recursos do aplicativo, outras cobram taxas variáveis que são baseadas no uso do software médico.

Outra consideração importante é que, com o SaaS, não são mais necessários os contratos de manutenção. O usuário passa apenas a usar o sistema para clínicas, sem se preocupar com as atividades de instalação, manutenção e atualizações.

E como o sistema é acessado pela internet, a tecnologia permite utilizar o software médico em qualquer lugar e a qualquer momento, sem depender de um computador específico em que o software teria sido instalado, como no caso do modelo antigo.

Nessa hora é essencial se dedicar na pesquisa de uma melhor solução, ou seja, encontrar aquela que atenda às necessidades do seu consultório.

O ideal é sempre fazer um teste grátis para verificar a eficiência da plataforma.

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Descubra aqui sobre as diferenças entre os tipos de software no mercado.

O que considerar na hora de escolher um software médico?

O número elevado de sistemas médicos disponíveis no mercado pode gerar dúvidas quanto ao que precisa ser levado em consideração, no momento de escolher o melhor sistema para a sua clínica.

Pensando nisso, listamos tudo que um software médico na nuvem traz de inovador, e que você deve estar atento, para mostrar que preço é o menor dos detalhes:

  • Não exige que a clínica crie uma estrutura e capacite os profissionais para manter o sistema funcionando, proporcionando maior produtividade na sua clínica;
  • Permite uma implantação gradual, podendo começar com poucos usuários e funcionalidades e expandir conforme tiver um retorno positivo do seu investimento, reduzindo os riscos e o tempo para o retorno do valor investido;
  • Permite aumentar ou reduzir o número de usuários quando quiser ao longo do tempo, de acordo com as necessidades da clínica;
  • A implantação é feita sem nenhuma dependência das equipes de TI, sem disputar com outros sistemas instalados na infraestrutura da clínica;
  • Permite personalização do sistema, como configurar a agenda com diferentes procedimentos, prontuário personalizável do que jeito que você gosta de trabalhar, entre outros;
  • Acesso a inovações e funcionalidades novas de forma rápida, permitindo que sua clínica possa estar constantemente atualizada e se modernizando cada vez mais;
  • Possibilidade de acesso ao aplicativo em qualquer lugar. Não somente em qualquer lugar, mas a qualquer momento, desde que esteja disponível o acesso à internet;

software-medico-dispositivo

  • Possibilidade de pagamento apenas pelas funcionalidades essenciais para a clínica. Com essa possibilidade, o cliente pode escolher adicionar funcionalidades ou aumentar o desempenho através de upgrades práticos sem necessidade de assinar contratos de fidelidade;
  • Redução das necessidades de hardware. No modelo antigo, o usuário precisa ter uma cópia do software e sua respectiva licença de uso no seu computador ou notebook. Além disso, se ele levar trabalho para casa e tiver que usar outro computador, terá que comprar uma segunda licença. No modelo SaaS, o software pode ser acessado de qualquer computador sem custos adicionais, basta estar conectado a internet;
  • É possível cancelar o software quando quiser, sem enrolação ou taxa de fidelidade, tornando esse processo o mais simples possível.

E não poderíamos finalizar sem antes mencionar um critério realmente fundamental na escolha do seu software médico: garantir a segurança dos dados do paciente.

Para quem quer maior segurança das informações de seus pacientes, a tecnologia em nuvem é a melhor opção, pois esses sistemas utilizam criptografias permitindo que apenas quem tem o acesso correto consiga ver informações sigilosas dos pacientes.

Por fim, para te ajudar na tarefa de escolher um software médico, nós elaboramos uma planilha gratuita para comparar todas as opções de software médico no mercado.

Planilha de Comparação de Softwares Médicos

Uma última dica: escolha o software que possua um suporte dedicado em te ajudar e seja eficiente.

Lembre-se de buscar informações nas redes sociais da empresa e analisar o Reclame Aqui, já que são fontes relevantes de opiniões sobre o sistema.

Entendeu porque o preço não pode ser o único critério que você deve utilizar em uma decisão tão importante? Conte sua opinião aqui embaixo nos comentários, e não esqueça de reagir e compartilhar o conteúdo!

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online