fidelização de pacientes

Pesquisa revela opinião dos brasileiros em relação aos médicos e à saúde

Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e realizada pelo Instituto Datafolha mostra que a saúde é o principal problema do país para 37% dos brasileiros.

Já em relação aos médicos, os dados indicam que eles são considerados os profissionais com maior grau de confiança e credibilidade por 26% da população.

Segundo o Datafolha, o estudo ouviu quase 5 mil pessoas de todas os Estados do Brasil. A margem de erro foi de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos). Entre os entrevistados, 82% utilizaram os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos dois anos.

Resultados da pesquisa

Os serviços de saúde públicos e privados foram considerados ruins ou péssimos por 65% dos participantes.

A reprovação foi maior no Sudeste (68%) e no Centro-Oeste (66%), e menor no Sul (58%). A qualidade foi considerada regular por 28% e ótimo ou bom por apenas 6%, mostrando a grande insatisfação da população.

Para melhorar a saúde no Brasil, 65% dos entrevistados responderam que o governo deve diminuir a corrupção, 58% acreditam em aumentar o número de profissionais e 50% em aumentar o número de leitos para internação.

Quando questionados sobre quais profissionais são mais confiáveis, os médicos ficaram em primeiro lugar, com 26%, seguido por professores (24%) e bombeiros (15%). Para o CFM, esse resultado mostra que, apesar dos graves problemas na saúde, a população brasileira ainda confia nos médicos.

Os dilemas do médico no sistema público de saúde

Dr. Ronaldo Gismondi, doutor em Medicina e professor de Clínica Médica na Universidade Federal Fluminense, fala sobre um dos dilemas diários na vida de médicos no SUS:

“Os conceitos de universalidade – todos têm direito à saúde, que é um dever do Estado, igualdade -, a assistência à saúde deve acontecer sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, e equidade – a política pública deve ser redistributiva, com o objetivo de corrigir desigualdades, é o 'tratamento desigual para situações desiguais'.”

Veja mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

Sobre o autor:

Esse texto foi produzido pela equipe PEBmed. Temos como principal objetivo, através do Whitebook, ser um facilitador na vida do profissional de saúde e estudante de medicina, hoje já são mais de 100 mil usuários, sendo a principal ponte entre a informação e o consumidor, tudo isso de forma gratuita.

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus