marketing medico

Passo a passo para divulgar sua clínica na internet

É impossível negligenciar as revoluções que as ferramentas digitais trouxeram às empresas e seu público. Considerando todas essas mudanças e também os hábitos dos pacientes, elaboramos uma lista com seis dicas para divulgar sua clínica na internet.

As empresas e os profissionais liberais devem estar preparados para acompanhar e atender a essa demanda ‘digital’ se não quiserem ficar obsoletos, e com profissionais de saúde não é diferente.

Nota-se o crescimento do número de clínicas que investem nos espaços digitais, tendo como objetivo não apenas a divulgação, mas também o relacionamento com seus pacientes.

Inserir sua clínica em ambientes digitais significa estar mais visível ao seu público e ter um canal de comunicação direto com ele, gerando novas oportunidades.

Mas a dúvida que rodeia a cabeça de muitos empreendedores dessa área é: o que devo analisar antes de levar minha clínica médica para os espaços digitais?

Passo a passo para divulgar sua clínica na internet

1. Verifique as regras de sua profissão para publicidade

Antes de tudo, é necessário pesquisar junto ao código de ética e o conselho que regulamentam sua profissão, quais as regras para divulgação do seu trabalho. Para a classe médica, por exemplo, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2011 a resolução 1974/11, popularmente conhecida como Manual de Publicidade Médica.

O documento aborda vários pontos como, por exemplo, participação em entrevistas, publicação de artigos e produção de conteúdo.

2. Estude o público que deseja atingir

divulgar clinica na internet publico alvo

Como toda divulgação, antes de levar sua clínica para os espaços digitais, é importante estudar qual público você quer atingir.

Isso ajuda a estabelecer uma linguagem mais adequada, quais materiais podem ser mais interessantes e como será feita a divulgação para que esse público seja alcançado de forma eficaz.

3. Defina em quais canais deseja estar presente

divulgar clinica na internet canais

São muitos os canais e as ferramentas disponíveis para começar:

  • Para criação de blogs, você pode utilizar o WordPress;
  • Se pretende criar um site, existem inúmeras possibilidades para diferentes orçamentos, como o Wix e o Squarespace;
  • Já nas redes sociais, a criação de uma fanpage no Facebook pode ser uma excelente opção e a produção de vídeos informativos sobre determinado tema de saúde pode gerar resultados bastante significativos quando divulgados em um canal próprio no Youtube.

4. Aplique uma boa identidade visual

Uma boa identidade visual permite que você se destaque, mostrando profissionalismo e dando maior credibilidade para sua clínica.

como divulgar clinica logo

Além disso, também ajuda seu público a fixar sua marca.

Para isso, é recomendado contratar um profissional da área de design para que ele desenvolva não só a marca, mas todo o padrão de identidade visual dos seus canais (site, blog, fanpage).

Uma opção com fácil e com custo acessível é contratar um profissional freelancer através de plataformas como o 99designs, o We Do Logos ou o GetNinjas.

5. Invista em marketing de conteúdo

divulgar sua clinica na internet conteudo

Conteúdo é um dos aspectos mais importantes para se gerar bons resultados online.

O que o púbico da sua clínica quer ler? Quais são os interesses dos seus pacientes? Ao responder essas perguntas você já saberá por onde começar a produzir conteúdo original e relevante. O conteúdo certamente é um ponto chave para o sucesso digital.

Uma sugestão é escrever artigos contendo dicas de saúde, bons hábitos alimentares e atividades físicas, explicar sobre doenças e novos tratamentos em sua especialidade.

Além disso, você pode também alternar suas postagens atuando como curador de conteúdo de outros canais, e compartilhando com seus seguidores aquilo que julga mais relevante.

6. Atualize seus canais com frequência

divulgar clinica na internet calendario

 Atualizações constantes não só chamam a atenção do paciente, como reforçam positivamente sua imagem.

Não é preciso postar conteúdo todos dias e há quem diga que o excesso de posts pode ser até prejudicial. Mas, uma frequência de 2 a 3 publicações semanais é ideal e fará com que seu público mantenha-se conectado com seu trabalho.

Essas são algumas dicas simples e fáceis para divulgar sua clínica na internet. Para serem executadas só precisam de um pouco de dedicação para trazer excelentes resultados para sua clínica. Você não precisa fazer tudo de uma vez, selecione os tópicos mais importantes para você nessa lista e inicie sua execução gradativamente.

Curso Marketing Medico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Jun 08, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Fisioterapeuta Rafael Bugnotto

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus