Administração e Gestão

Os riscos de usar um sistema médico offline no consultório

Quando você procura por um software de gestão, pode parecer uma boa ideia investir em um sistema médico offline, instalado nos computadores do seu consultório.

Mas, esse tipo de tecnologia se mostra cada vez mais ultrapassada, principalmente com os avanços tecnológicos que a Medicina está passando.

Além disso, essa não é um opção segura para armazenar os dados dos seus pacientes, afinal, está sujeita aos mesmos riscos de manter prontuários em papel armazenados em arquivos e pastas.

Se você quer modernizar seu consultório e investir em tecnologia de ponta e em agilidade, um sistema em nuvem é a alternativa mais indicada.

Confira quais os maiores perigos de utilizar um sistema médico offline.

Instalação e atualizações

Para utilizar um sistema médico offline você precisa instalá-lo em todos os computadores da clínica.

Provavelmente vai pagar caro por uma licença e ainda terá o trabalho de chamar um representante da empresa para que ele faça instalação no seu computador e nos computadores das suas secretárias.

Além disso, também é necessário investir em um computador que funcionará como servidor. É preciso que ele tenha grande disponibilidade de espaço para armazenar e distribuir todas as informações inseridas no sistema através de uma rede interna.

Outra desvantagem de um sistema médico offline é a dificuldade de fazer atualizações no sistema.

Sempre que é lançada uma atualização, você precisa baixar essa nova versão e fazer a instalação em todas as máquinas. O que pode levar muito tempo e tem riscos de não funcionar completamente.

riscos de usar um sistema médico offline

Segurança

Um dos principais riscos de de usar um sistema médico offline é a segurança das informações dos seus pacientes.

Por mais que existam protocolos e senhas de acesso, esses sistemas podem ser facilmente invadidos.

Além disso, como todas as informações estão guardadas nas máquinas físicas, qualquer tipo de acidente, furto ou imprevisto, como um incêndio, pode fazer com que você perca todas as informações da clínica e dos pacientes.

Compatibilidade

Outro problema comum dos sistemas médicos locais é a compatibilidade com os sistemas operacionais dos computadores.

Normalmente eles possuem especificações muito rígidas para funcionarem corretamente.

Antes da instalação, é necessário se certificar de várias configurações de hardware, como processador, memória RAM e espaço livre em disco.

Além disso, esses softwares são compatíveis apenas com algumas versões de sistema operacional.

Por exemplo, se o seu Windows atualiza automaticamente, você pode perder o acesso ao programa de gestão. Ficando incapacitado de acessar seus dados ou dos seus pacientes.

Má notícia, se você utiliza um Mac, dificilmente encontrará um sistema offline que seja compatível com Apple.

Assistência técnica

Se você pretende instalar um sistema médico na sua clínica, é recomendável que você contrate também uma empresa especializada em TI.

Normalmente as empresas que oferecem o sistema também disponibilizam uma assistência técnica, mas cada visita é cobrada, independentemente do erro que necessita ser corrigido.

Isso sem contar o tempo necessário para realizar a correção, que pode ser feita na hora, ou então, se for um problema mais complicado, eles precisam levar os computadores para serem analisados por uma equipe especializada.

E, com isso, você pode passar todos esses dias sem poder utilizar seu sistema.

riscos de usar um sistema médico offline

Falta de mobilidade

Em um mundo cada vez mais conectado, você precisa ter acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento. Por isso os smartphones fazem tanto sucesso e são necessários no dia a dia.

Com um sistema médico offline você só pode acessar os dados dos seus pacientes enquanto está no consultório.

Imagine só, se um paciente está em uma emergência, você precisa ir até o consultório para checar os dados dele no computador. Isso é impraticável, especialmente quando você tem pressa.

A solução para um sistema médico offline: sistema em nuvem

Todos esses riscos e problemas apresentados por um sistema médico offline são inexistentes em um sistema na nuvem.

Um sistema na nuvem não precisa ser instalado e pode ser acessado de qualquer lugar, por qualquer tipo de dispositivo.

Basta acessar através de login e senha pelo seu navegador e pronto, o programa está à sua disposição com todos os recursos e todas as informações.

Como o acesso é feito pelo navegador, ele pode ser usado em qualquer computador, tablet ou celular, com qualquer sistema operacional, ou seja, não existe o problema de incompatibilidade.

Você também não precisa se preocupar com atualizações ou assistência técnica. Esse tipo de sistema é atualizado constantemente e melhorias são incluídas quase que diariamente, para que você sempre tenha a melhor versão do programa.

Qualquer dúvida ou erro é resolvido por um time especialistas que está sempre online.

Não é preciso agendar nenhuma visita, ou esperar que a assistência te ajude. Em poucos minutos o suporte soluciona o problema e você pode voltar a trabalhar.

Por fim, um sistema médico online é muito mais seguro.

Existem níveis de acesso, permitindo que só os profissionais de saúde tenham acesso aos dados dos pacientes.

Além disso, como as informações estão na nuvem, você não corre o risco de perdê-las. Mesmo que todos os computadores sejam danificados, você ainda tem todos os dados salvos e disponíveis.

Claro, como as informações médicas são extremamente sigilosas, existe uma norma (HIPPA) que garante a privacidade dos dados e segurança da informação médica. Por isso, os Data Center dos sistemas médicos na nuvem têm a mesma criptografia utilizada em bancos.

Escolher um sistema médico para seu consultório não é uma tarefa fácil.

Além de pensar em todos os aspectos práticos de utilização do prontuário, da agenda e do fluxo de trabalho do dia a dia, você também precisa saber exatamente as especificações de cada um dos programas.

Optar por um sistema médico offline instalado no seu consultório é uma opção muito arriscada, mas que ainda é muito comum no Brasil.

Cabe a você decidir se esses riscos valem a pena ou se você deve investir na nova tendência da tecnologia com os sistemas na nuvem.

Conheça e experimente o iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 28, 2017

Caso de Sucesso iClinic: Dr. Celso Bregalda Neves

materiais educativos ... Dec 20, 2016

Todos os materiais educativos iClinic

Para Secretárias ... May 19, 2016

5 coisas que toda recepcionista de consultório precisa saber

comments powered by Disqus